Terça-feira, 24 de maio de 2011 - 14h47
Inferno
Depois que retomou algumas obras inacabadas na capital e começou a asfaltar as principais avenidas da capital o prefeito Roberto Sobrinho (PT) começava a abafar as críticas a sua administração. Eis que surge uma matéria bombástica no Fantástico jogando sua administra à sarjeta. O inferno astral do prefeito parece urucubaca dos desafetos.
Justificativa
A assessoria de imprensa da prefeitura de Porto Velho emitiu uma nota afirmando que a matéria não corresponde a verdade. Diz, por exemplo, que a senhora jogada numa maca suja que aparece na reportagem é uma moradora de Machadinho e que estava no João Paulo II, hospital de responsabilidade do Governo Estadual. (Assista entrevista do prefeito Roberto Sobrinho AQUI).
Manipulada
Ao assistir a matéria do fantástico este escriba havia percebido o erro que ilustrava a matéria, mas as justificativas do paço municipal não vão convencer porque as imagens são fortes e falam por si. Quanto ao preço do remédio supostamente superfaturado, deveria ter sido contraditado na reportagem pelo secretário de saúde. Ao ser entrevistado pela grande mídia é preciso que a autoridade de plantão tome cuidado redobrado no que fala e no que deixa de falar, após a edição o estrago é irremediável. Inês, agora, é morta!
Desafio
O governador Confúcio Moura anunciou as suas intenções para melhorar a assistência hospitalar no estado. Prometeu construir novas unidades em Porto Velho e no interior e reformar as existentes. Pelo traçado da proposta podemos esperar uma melhora considerável. Isso na hipótese das intenções serem colocadas em prática e não se perderem nos escaninhos da burocracia.
Desconfiança
O que nos deixa intrigado no conjunto das intenções governamental é que nada foi dito sobre contratação pessoal e qualificação da mão de obra existente. Construir até que é fácil, colocar em funcionamento com o mínimo de dignidade é outro desafio. Hoje ainda há pacientes sendo atendidos no chão. E faltam especialistas em quase todas as áreas. A proposta governamental é grandiosa, mas a desconfiança: idem!
Provocação
O senador Ivo K-Sol (PP) não perde a oportunidade para alfinetar os sindicatos alinhados tradicionalmente ao petismo. K-Sol tem apontado a leniência dos sindicatos quando surgem denúncias contra as administrações aliadas. Independentemente da forma truculenta com que gosta de provocar o desafeto, as críticas do senador não são incoerentes. Há sindicatos lenientes e pelegos. Aqui e alhures.
Crítica
Ontem, no voo entre Porto Velho e Brasília, K-Sol ironizava a administração estadual “Nova Rondônia”. Segundo ele, o mandatário estadual está mais perdido do que cego em tiroteio.
Frustração
A verdade é que existe uma certa frustração entre as pessoas que ajudaram eleger Moura, especialmente junto aos barnabés. Pessoas que conhecem melhor o governador juram que ele tem uma capacidade enorme de recuperação. Pode ser. Tem condições intelectuais o objetivas para dar a volta por cima. É possível também que consiga a reeleição daqui a três anos. Isso não significa que repetirá a votação passada nem os apoios que conseguiu reunir espontaneamente. Enquanto não diz pra que veio, vira chacota.
Pontuando
Nem tudo é desalento no governo. Ontem, no seu inseparável BLOG, o governador começou a pontuar as ações que vai implementar para melhorar os serviços públicos de Rondônia. Elencou uma a uma ação na saúde e revelou quais os projetos em andamento no setor carcerário, duas áreas complexas. Da forma como detalhou essas áreas, as próximas podem ser educação, segurança e meio ambiente. Finalmente, tomou gosto pelo cargo e começa a sinalizar que vai governar. Antes tarde do que nunca.
Divagando
As principais críticas colhidas pelo governador foi culpa dele próprio. Nos primeiros meses optou em divagar por seu BLOG e deixou correr frouxo a administração. Em menos de seis meses enfrentou crises brabas com a proliferação de movimentos paredistas das diversas categorias do serviço público. Viajou pelo país e enviou assessores para copiar projetos inovadores e modernizar a administração estadual. Mas na prática nada. Só discurso. Ao que parece agora decidiu colocar em prática os exemplos copiados. Torcemos para que surtam efeitos. Já que o time que reuniu é de qualidade duvidosa.
Ressuscitando
O ex-deputado federal Miguel de Souza PR) anda dizendo por aí que pretende encarar a disputa pela sucessão do prefeito Roberto Sobrinho. É uma pessoa experimentada e preparada. Ocorrer que desde que fixou residência em Brasília (seis anos) o ex-parlamentar perdeu espaço político. Recuperar não é uma tarefa fácil, especialmente para quem insiste em permanecer no conforto de Brasília sem ocupar cargo algum. A fila anda. E como anda...
Jogador
Um petista ligou para o escriba e desafiou para apostar que o deputado estadual Hermínio Coelho vai ganhar a convenção do próximo ano do PT e sair vencedor na disputa pela vaga de prefeito de Porto Velho. Apenas dei uma boa gargalhada com a jogada. Por precaução não apostei, visto que nesta mata cada coelho que sai é de uma jogatina com cartas marcadas. Ademais, gosto de apostar em animais imberbes. E a prefeitura da capital não é cassino. O apostador ficou uma arara com meu comentário ao telefone. E eu com a aposta dele!
Revelação
Uma cantora rondoniense chamada Maria Clara vem causando uma boa impressão na mídia especializada em fonografia. Ela gravou um DVD que vai ser lançado no próximo mês com promessa de poder estourar. A linda cantora vem a ser a filha do meu amigo Renato Lima, empresário da Construção Civil e proprietário do Boutique Gelada. A pai anda faceiro com a filha artista. Pensa inclusive mudar de ramo. As música já podem ser baixadas pelo You Tube.
Casório
A coluna abre espaço para registrar o casamento do dileto amigo advogado Andrey Cavalcante que acontece no próximo dia 3, no Clube dos Magistrados. O enlace tende a ser o evento social mais badalado do ano. Intimado a comparecer, este cabeça-chata tenta mudar a agenda de trabalho anteriormente marcada para garantir a presença.
Evento
Começou hoje, em Porto Velho, o curso básico de psicultura em água doce. Promovido pela Cooperativa Mista e Agrícola do Estado de Rondônia. A assessoria do evento está por conta da competente empresa Pakaa Novas Engenharia. Uma boa oportunidade de novos conhecimentos num nicho que tem dados bons resultados econômicos para Rondônia.
Fonte: Robson Oliveira - robsonoliveirapvh@hotmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
O governo federal mexeu num vespeiro ao decidir monitorar as movimentações do PIX
EMENDASO ano começa com as atenções voltadas ao Supremo Tribunal Federal que deverá pautar temas polêmicos neste semestre e que vão refletir no Cong
Não há nenhuma incompatibilidade em reunir na mesma estrutura a pasta ambiental e a agrícola
REFORMAA reforma administrativa feita pelo prefeito eleito, Léo Moraes, reflete a forma pela qual pretende administrar a capital pelos próximos quat
Léo Moraes vai enxugar a máquina administrativa de Porto Velho
REFORMAO prefeito eleitor, Léo Moraes, vai enxugar a máquina administrativa da capital fundindo secretarias afins para economizar recursos públicos
O Conselheiro do TCE, Valdevino Crispim, suspendeu a inauguração da nova Rodoviária
DEMISSÃOA exoneração do Secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Júnior Lopes, não alterou a situação de custodiado. Desde a prisão ele foi levado