Terça-feira, 30 de agosto de 2011 - 22h17
Pijama
O Comando da Polícia Militar tem resistido em mandar para a reserva alguns dos seus oficiais que alcançaram o tempo da aposentadoria. Já colaboradores próximos do governador pressionam para que o comandante abra vagas para promover novos oficiais e oxigenar o oficialato.
Críticas
Um assessor graduado que marca ponto no Palácio Vargas, confidencialmente, relatou à coluna o poder ainda exercido na instituição pelos ex-comandantes do governo passado e a forma pela qual interferem nos destinos administrativos da tropa. O que tem, de acordo com a fonte, provocado insatisfações ao principal inquilino do palácio.
Inquietação
Quatro aspirantes ao oficialato procuraram este escriba e revelaram que há uma inquietação na tropa pela demora nas promoções. Informaram ainda que as promoções estão sendo seguradas por ingerência de ex-comandantes. A coluna não conseguiu confirmar com outras fontes tais ingerências, mas percebeu a inquietação.
Anomalia
Dispõe o Estatuto da Polícia Militar que o oficial com trinta anos de serviço e seis no mesmo posto ininterrupto vai obrigatoriamente para a reserva remunerada. Ocorre que, apesar da obrigatoriedade, segundo a mesma fonte, o comando não estaria cumprindo a lei, visto que existem oficiais com situação funcional que se amolda à regra estatutária. Ouvimos dois ex-coronéis que confirmaram a anomalia. Cabe ao governador determinar que a lei seja cumprida.
Cochilo
O governador Confúcio Moura revelou que dormia profundamente no mesmo momento em que barnabés entravam em polvorosa com o terremoto ocorrido no Peru com reflexos em Porto Velho. Será que nem um abalo sísmico é capaz de acordar nosso oráculo?
Revoada
O ex-deputado federal Miguel de Souza, presidente do PR, está de malas prontas para deixar a capital federal e fixar residência em Porto Velho. O ex-parlamentar retorna a capital rondoniense com o projeto de se lançar candidato a candidato a prefeito. Ele garante que conta com o apoio do DEM(o) e do PSDB numa empreitada nada fácil.
Inauguração
Nesta quinta-feira, em Porto Velho, o senador Valdir Raupp inaugura a luxuosa sede do PMDB com as presenças ilustres do vice-presidente da República (Michel Temer) e duas dezenas de personalidades nacionais, entre senadores, deputados federais e governadores do PMDB. O evento vai servir também para que a legenda receba novos filiados. Convidado para o evento, este cabeça-chata vai tentar chegar a tempo do repasto.
Ministro
O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, e o ministro de Assuntos Estratégicos, Moreira Franco, também confirmaram que vão estar presentes à inauguração da sede do PMDB rondoniense. Além deles, José Sarney, presidente do Congresso Nacional.
Repercussão
Os peemedebistas gostaram da repercussão feita por esta resenha política de uma eventual postulação do advogado Orestes Muniz à sucessão do petista Roberto Sobrinho, no paço municipal. Ele tem negado qualquer interesse na disputa e evitado falar sobre o assunto. Com a repercussão é possível mensurar o apelo positivo que o nome do advogado provocou nos meios políticos.
Surdina
Já o presidente estadual do PSDB, ex-senador Expedito Junior, aguarda uma decisão final sobre a constitucionalidade da Lei Ficha limpa para decidir os seus futuros projetos políticos. Enquanto a pendenga aguarda ser posta em votação no STF, Junior organiza o ninho tucano para as eleições municipais. Em contato telefônico com este escriba descartou as especulações sobre uma eventual candidatura a prefeito de Porto Velho. Aliás, o domicílio eleitoral do Grão tucano é o município de Rolim de Moura. E lá vai continuar.
Prazos
Quem pretende se habilitar para entrar na disputa das eleições municipais de 2012 tem que procurar um partido para se filiar neste mês de setembro. É que a legislação eleitoral exige um ano de filiação (domicílio eleitoral) para que o candidato esteja apto a disputar um cargo eletivo. Além, é claro, de outros prerrequisitos impostos pela lei.
Definhando
O PPS (in memorianPartidão), legenda que tem servido de apêndice político para tucanos de demos, em Rondônia, está definhando desde que o deputado federal Moreira Mendes anunciou seu desligamento e filiação ao PSD. O ex-governador K-Ula é quem assumiu a direção do partido, após a renúncia do deputado. As principais lideranças do interior ligadas ao PPS estão seguindo o mesmo destino político de Moreira Mendes.
Aviso
Moreira Mendes tem alertado aos seus seguidores que não garante que o PSD esteja em condições jurídicas para disputar as eleições municipais de 2012. O registro do partido tem sofrido revés em quase todos os estados por denúncias de malfeitos dos seus artífices.
Vetado
Depois de muita luta dos policiais para que a Câmara Federal aprove definitivamente a PEC 300 – Proposta de Emenda Constitucional que estabelece um piso nacional para as polícias – eis que vem a orientação do Palácio do Planalto para que os parlamentares da base de sustentação do governo votem contrário ao projeto. Antes das eleições todos defendiam a proposta.
Retrato
O deputado federal Lindomar Garçom (PV) anunciou que conseguiu liberar seis milhões de reais oriundos de emendas para serem investidos no estado. O parlamentar, tentando dar veracidade à 'informação', divulgou o feito acompanhado de uma foto que retrata seu rosto colado ao da presidenta Dilma Rousseff. Um dia depois do anúncio, a presidenta determinou o bloqueio dos recursos para enfrentar a crise internacional. Garçom ficou sem discurso pra servir ao eleitor e o estado sem a grana para investir. Restou a foto como lembrança.
Fardo
A mídia nacional fez um relato sobre a inoperância dos suplentes que assumiram a titularidade no Senado Federal. Dos que ocupam cargos provisórios e não produziram nada até agora aparece o nome do rondoniense Reditário Cassol (PP) que, empossado na vaga do filho (Ivo) que se afastou para cuidar de problemas particulares, não produziu coisíssima nenhuma. Nem um mísero discurso. Um fardo para o Senado. E outro para Rondônia.
Musa
A deputada Glaucione Rodrigues (PSDC) já anunciou sua pré-candidatura à prefeita do município de Cacoal. Várias figuras carimbadas do mundo político cacoalense participaram do lançamento. Na Assembleia a deputada é tida pelos marmanjos de parlamento como musa. Toda vez que fala arranca suspiros dos pares. E de parte da plateia. Já venceu por antecipação eleição de mais bela. Mas para se eleger a prefeita precisa escolher melhor as companhias.
Lei seca
Confesso que fico irritado quando sou abordado por blitz feita pela Polícia Militar nas madrugadas da capital. Confesso também que reconheço que o trabalho desses profissionais tem humanizado nosso caótico trânsito, especialmente coibindo os bêbados de transitarem na madrugada motorizados. Entre minha irritação e a humanização, sóbrio, fico com a segunda opção. Parabéns pelas blitz da madrugada.
Pazes
Após duas colunas sendo implecável com o Chefe da Casa Civil, num encontro casual no hotel Aquarius, sexta-feira passada, Ricardo de Sá desfez o clima de animosidade que aparetemente se instalou com este escriba. Sá explicou que não foi sua intenção censurar a coluna nem provocar o articulista. Esclarecimentos prontamente aceitos e assunto encerrado. Isso não implica a coluna deixar de noticiar fatos que desagradem ao secretário.
Fonte: Robson Oliveira - robsonoliveirapvh@hotmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
O ex-senador Valdir Raupp pode retornar à ribalta política em 2026
PLO encontro promovido em Ji-Paraná pelo PL revelou mais no que não foi dito do que o que falaram em seus discursos os líderes da direita rondoniens
Deputado federal Lúcio Mosquini (MDB) adiantou que projeta sair candidato a governador
PROJETOEm conversa com este cabeça chata, o deputado federal Lúcio Mosquini (MDB) adiantou que projeta sair candidato a governador dependendo do cen
As eleições municipais rondonienses traçaram um novo cenário
TRANSIÇÃOAs equipes de transição foram indicadas pelo prefeito eleito Leo Moraes e pelo atual prefeito Hildon Chaves para que todos os dados sejam pr
Somente alguém muito ingênuo não previa pressão dos vereadores eleitos sobre o novo prefeito
TRANSIÇÃONão tem motivo para o prefeito Hildon Chaves não acolher o pedido do prefeito eleito Leo Moraes para adiantar a transição. Leo precisa de t