Sábado, 5 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Robson Oliveira

Novas ações estão em andamento e provocar muito barulho em Rondônia


Novas ações estão em andamento e provocar muito barulho em Rondônia - Gente de Opinião
Perdulário

Em que pese o anúncio feito pelo governador de encaminhar um Projeto de Lei para que a Assembleia Legislativa aprove o enxugamento da máquina estadual com a extinção de mais de mil e quinhentas funções comissionadas, além da mudança da estrutura organizacional, a medida de contenção de gastos revela que o Governo de Rondônia é pesado e perdulário. Ao diminuir a estrutura Confúcio Moura faz agora o que deveria ter feito dois anos atrás. Antes tarde do que nunca.

Novas ações estão em andamento e provocar muito barulho em Rondônia - Gente de Opinião

Operações

Durante uma entrevista concedida ao Programa 'Viva Porto Velho', que foi ao ar ontem (domingo), ao meio dia, pela Rede TV, o Secretário Estadual de Segurança Pública, Marcelo Bessa, falou sobre as operações da Polícia Civil de combate ao crime organizado e revelou que novas ações estão em andamento e que vão provocar muito barulho em Rondônia. A entrevista foi concedida com exclusividade ao Dr. Viriato Moura, âncora do programa (Vídeo AQUI).

Profissionalização

Bessa explicou que a Polícia Civil de Rondônia adquiriu novos equipamentos eletrônicos para ser utilizados contra o crime organizado e para dar celeridade às perícias técnicas. Disse ainda que, ao contrário do que propagam, a Polícia Civil está se profissionalizando para o combate aos crimes denominados de 'colarinho branco'. Defendeu a legalidade da operação 'Apocalipse' e reconheceu que o MP – responsável pelo oferecimento da denúncia – pode requerer novas diligências e até mandar arquivar o inquérito policial. Negou ainda que haja algum desentendimento institucional com o Ministério Público.

Exageros

Até onde a coluna conseguiu acesso ao Inquérito Policial verificou exageros na forma com que os delegados imputaram condutas únicas e repetitivas de alguns indiciados. Indícios de supostos cometimentos de vários peculatos, são na verdade, em tese, crime continuado. Inobservado em alguns indiciamentos. É um exemplo de exagero que caberá ao MP (caso ofereça denúncia) ou à defesa (na contestação) corrigirem. Mas verificou também um trabalho de inteligência muito bem coletado.
 

Novas ações estão em andamento e provocar muito barulho em Rondônia - Gente de OpiniãoIlegalidade

A Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) decidiu romper o contrato com a empresa de vigilância e substituir o serviço de segurança aos colégios da rede estadual por câmeras sob o argumento de economia de gastos. Uma medida que pode criar problemas jurídicos sérios para os ordenadores de despesas porque a forma como querem adquirir os serviços é irregular e fere a lei das licitações.

Fracionamento

Por um relato dado à coluna por um diretor de escola, caso verdadeiro, a SEDUC quer que cada escola da rede estadual compre as próprias câmeras para formar uma grande rede de vigilância. O problema é que ao repassar para as escolas a discricionariedade da aquisição a secretária corre o risco de ser responsabilizada por fracionar um mesmo serviço que deveria ser licitado de forma global. O que é vedado por lei.

Precedente

Recentemente o STF condenou a prisão o senador Ivo K-Sol (PP) e ex-auxiliares exatamente por fracionamento de serviços que deveriam ter sidos licitados de forma global. Ao fracionar, tomaram tintas da Suprema Corte. O atual mandatário estadual, através de sua Secretaria de Educação, quer seguir o mesmo exemplo. Um precedente que pode lhe custar no futuro a elegibilidade, além da liberdade.


 


Novas ações estão em andamento e provocar muito barulho em Rondônia - Gente de OpiniãoAcerto

Uma aquisição de livros por intermédio de um convênio com uma “Fundação Global” também poderá render aos agentes públicos estaduais muita dor de cabeça. Nos bastidores comenta-se que as empresas responsáveis pelo fornecimento do material didático teriam entrado em acordo prévio para dividir a atuação de cada uma nas regiões do país.

Concorrência

Este suposto acordo antecipado quebra princípios basilares que norteiam a administração pública e fere frontalmente a livre concorrência. A coluna tentou ouvir a assessoria da SEDUC para apurar a veracidade, mas ninguém atendeu ao telefone do órgão disponível no site do Governo de Rondônia.


 

Novas ações estão em andamento e provocar muito barulho em Rondônia - Gente de Opinião

Duvidando

Enquanto os opositores vão se tornando inelegíveis o governador Confúcio Moura (PMDB) vai cumprindo uma agenda de final de semana própria de quem é candidato a reeleição. Mesmo negando que pretenda disputar a reeleição, Confúcio Moura já admite com muita reserva a candidatura. Ele avalia que poderá reverter o desgaste com as obras que pretende implementar. Há quem duvide que haja tempo suficiente para obrar um milagre político de tamanha proporção. Uma dúvida que a coluna compartilha. Mesmo reconhecendo que em política nada é impossível: dizem que até boi voa...

Agonia

Embora nas redes sociais pipocam impropérios contra os parlamentares estaduais e municipais encalacrados na operação 'Apocalipse', todos eles desdenham das acusações e estão reagindo com palavras acerbas as investigações. A aparente tranquilidade é uma recomendação dos defensores que garantem que vão anular todo o procedimento policial. Há uma expectativa para que o próprio MP requeira o arquivamento. Uma possibilidade real caso seja comprovada alguma ilegalidade. Do contrário, a tranquilidade vira apavoramento.


 


Novas ações estão em andamento e provocar muito barulho em Rondônia - Gente de OpiniãoLeviandade

Em conversa informal com Marcelo Bessa este cabeça-chata indagou sobre o envolvimento de um(a) suposto(a) figura proeminente da política no assassinato da jovem Naiara karine, conforme boatos que proliferam nas redes sociais. Em resposta o Secretário disse que, mesmo as investigações em andamento, não há nenhuma prova cabal que coloque na cena do crime outras pessoas senão o acusado que se encontra recolhido. Informou ainda que é leviandade imputar o crime a qualquer outra pessoa sem um mínimo de indício.


 

Crueldade

Ontem, depois de provocar furor na mídia local a falsa informação da prisão de Jaqueline Cassol, a empresária divulgou uma nota desmentindo a notícia e classificando de crueldade o envolvimento do seu nome no ardil criminoso que ceifou a vida da jovem Naiara. Confirmou, no entanto, que depôs como testemunha no inquérito policial apenas porque era empregadora da jovem assassinada. A falsa notícia provocou um estrago de proporções imensuráveis na reputação da empresária.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 5 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Um grupo expressivo de prefeitos está disposto a derrubar da presidência da AROM o ex-prefeito capital Hildon Chaves

Um grupo expressivo de prefeitos está disposto a derrubar da presidência da AROM o ex-prefeito capital Hildon Chaves

PODCASTEm menos de dois meses o nosso podcast Resenha Política tem alçando índices de acessos acima do inicialmente projetado. É uma satisfação enor

Marcus Rima garante que permanecerá na SEJUS mesmo depois das ameaças

Marcus Rima garante que permanecerá na SEJUS mesmo depois das ameaças

ALVOUma busca e apreensão ocorrida ontem, na casa de um ex-secretário municipal de meio ambiente do município de Porto Velho, ainda vai dar muita do

A entrevista do vereador de Porto Velho, Geovane Ibiza, repercutiu em todos os meios políticos

A entrevista do vereador de Porto Velho, Geovane Ibiza, repercutiu em todos os meios políticos

364Ontem (terça-feira), no Podcast ‘Resenha Política’, o senador emedebista Confúcio Moura explicou os motivos pelos quais foi o único membro da ban

A candidatura de Lúcio Mosquini ao governo é tão sólida quanto a de Bolsonaro a presidente

A candidatura de Lúcio Mosquini ao governo é tão sólida quanto a de Bolsonaro a presidente

PODCASTOntem, veiculada pelas plataformas do Resenha Política e pelo site Rondônia Dinâmica, a entrevista do deputado federal Fernando Máximo reperc

Gente de Opinião Sábado, 5 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)