Terça-feira, 19 de novembro de 2013 - 10h43
Assista a coluna eletrônica
"MOMENTO POLÍTICO"
do jornalita Robson Oliveira AQUI.
Suspensão
Preventivamente o Diretório do Partido dos Trabalhadores de Porto Velho suspendeu a filiação do vereador insurreto, Jurandir Bengala, por ter descumprido a determinação partidária para votar pela cassação dos vereadores encalacrados com a ‘Operação Apocalipse’. Bengala votou contra e salvou os colegas da cassação. Se optar pela expulsão, o PT pode reivindicar a vaga e o vereador corre o risco de perder o mandato.
Guerrilha
Há um exagero em afirmar que existe um movimento guerrilheiro em Rondônia infiltrado na denominada Liga dos Camponeses Pobres que insufla a luta pela Reforma Agrária de forma violenta.
Despreparo
O problema fundiário nacional decorre da inércia estatal em assentar as famílias sem terra com mais rapidez e a leniência com que trata alguns dos autoproclamados líderes. A instrumentalização política do movimento é que descamba para a violência. Guerrilha, da forma clássica, não há. É uma invenção de um aparelho policial despreparado para lidar com os movimentos populares que todos os dias eclodem no campo e na cidade. Reduzir o problema a uma questão meramente ideológica não é o melhor caminho para nenhum dos lados, visto que só acirra os ânimos.
Desmoralização
A execução de um policial no conflito de Rio Pardo é lamentável e revela o acirramento da questão agrária. O problema fundiário não serve de desculpa para se tirar a vida de ninguém. Os líderes do movimento não vão apontar o executor, mas deveriam. Ao proteger o assassino desmoralizam a luta pela terra, colocam o movimento na marginalidade e alimentam os boatos mais inverossímeis.
Escândalo
Com um gasto exorbitante de mais de 215 mil reais com diárias, a Câmara dos Vereadores de Ji-Paraná está protagonizando um escândalo de desperdício. A justificativa é que estes dispêndios são liberados para que a edilidade possa desempenhar funções fora da sede do município, mas na prática não passa de gastos perdulários sem interesse público. A população está revoltada e quer verificar o resultado prático das viagens dos nobres vereadores custeadas pelos tributos dos eleitores.
Desaparecido
Em visita ao município de Ariquemes a coluna percebeu que o atual prefeito, a exemplo do colega de Porto Velho, não está bem com os munícipes. A cidade está suja, com ruas esburacadas e sem perspectiva de melhora. Lourival Amorim, prefeito, anda sumido e muito criticado.
‘Cooperação’
Próximo do final do ano, os servidores do DETRAN decidiram entrar em greve por melhoria de condições de trabalho. Alegam que até materiais de expediente são adquiridos através de cotas feitas pelos próprios funcionários. Poderia ser interpretada como férias natalinas antecipadas não fosse o caráter das justas reivindicações que motivaram o movimento paredista. É a primeira greve decretada por condições dignas de trabalho. Para uma administração que se auto intitula da “cooperação” é uma boa oportunidade para entrar na cota e rachar o material de expediente com os barnabés.
Calote
Caso se confirme a especulação de que o Governo do Estado pretende dar um calote por três meses nos fornecedores visando priorizar as verbas alimentares dos servidores públicos, vai provocar uma confusão grande e pode refletir em prejuízos para os terceirizados: inclusive com demissões. Entre o calote e o atraso salarial o governo não hesitará em aplicar o primeiro para evitar desgastes políticos com o segundo.
Arte Márcio Bortolete |
Pesquisa
A coluna teve acesso a mais uma rodada de pesquisa que avaliou o humor dos munícipes com seus prefeitos, feitas em seis municípios. Dr. Mauro Nazif, prefeito da capital, ganha de goleada em todos os quesitos de administração ruim. Seguido pelos alcaides de Jaru, Guajará |
Encontro
Os radialistas de Rondônia realizaram um encontro, no final de semana, em Porto Velho, onde debateram vários temas de interesse da profissão. Organizado pelo radialista Fábio Camilo, o evento contou coma presença de profissionais de vários municípios e surpreendeu pela qualidade dos debates.
O ex-senador Valdir Raupp pode retornar à ribalta política em 2026
PLO encontro promovido em Ji-Paraná pelo PL revelou mais no que não foi dito do que o que falaram em seus discursos os líderes da direita rondoniens
Deputado federal Lúcio Mosquini (MDB) adiantou que projeta sair candidato a governador
PROJETOEm conversa com este cabeça chata, o deputado federal Lúcio Mosquini (MDB) adiantou que projeta sair candidato a governador dependendo do cen
As eleições municipais rondonienses traçaram um novo cenário
TRANSIÇÃOAs equipes de transição foram indicadas pelo prefeito eleito Leo Moraes e pelo atual prefeito Hildon Chaves para que todos os dados sejam pr
Somente alguém muito ingênuo não previa pressão dos vereadores eleitos sobre o novo prefeito
TRANSIÇÃONão tem motivo para o prefeito Hildon Chaves não acolher o pedido do prefeito eleito Leo Moraes para adiantar a transição. Leo precisa de t