Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Robson Oliveira

Pesquisa revela decepção do eleitor da capital com a administração estadual



Fora

Esta coluna já havia informado ainda em março que o deputado federal Lindomar Garçon (PV) poderia perder o mandato caso o Tribunal Eleitoral de Rondônia denegasse os recursos para contabilizar na legenda da coligação PV e PTB os votos obtidos ano passado pela candidata a deputada federal Daniela Amorim.

Substituto

A saída do Garçon da Câmara Federal é questão de tempo, com isso a coligação PMDB, PCdoB, DEM e PDT ganha mais uma vaga no novo cálculo e o suplente Marcos Rogério (PDT) é convocado para substituí-lo. Cedo ou tarde vai acontecer.

Ribalta

Outro que deverá ser convocado a assumir uma vaga na Câmara Federal é o ex-ministro Amir Lando (PMDB), atual segundo suplente. É que o titular da vaga, Natan Donadon, aguarda também apenas o trânsito em julgado de uma condenação prolatada pelo Supremo Tribunal Federal. Os embargos que ainda mantêm o parlamentar no cargo são popularmente conhecidos no mundo jurídico como 'procrastinatórios', visto que é quase impossível a reforma da condenação dada a Donadon no próprio STF.

Sortudo

Outro dia este 'cabeça-chata' conversou longamente com o ex-ministro Amir Lando quando ele demonstrou muita confiança em retornar ao Congresso Nacional após o julgamento dos recursos do deputado federal Natan Donadon e da defenestração do deputado Lindomar Garçon. Será a segunda vez que Lando assume um cargo eletivo sem uma votação expressiva. Nasceu com as partes anatômicas traseiras para lua.

Pesquisa revela decepção do eleitor da capital com a administração estadual - Gente de Opinião

Pesquisa

Uma pesquisa feita pelo Instituto Previsão apurou alguns dados interessantes, apesar dos furos nos questionários utilizados, sobre a popularidade do prefeito Roberto Sobrinho (PT) e do governador Confucio Moura (PMDB).

Capilaridade

A pesquisa ficou circunscrita a cidade de Porto Velho e revelou algumas variáveis que devem ser consideradas como elementos para uma projeção analítica da capilaridade dos dois principais dirigentes rondonienses em relação à interferência nas eleições municipais de 2012.

Revelação

Pelos dados tabulados, na capital, o prefeito Roberto Sobrinho está em recuperação da popularidade depois de dois anos de críticas acerbas de parte da imprensa (inclusive desta coluna), de aliados e opositores. Entre ótimo e bom, a administração do petista é aprovada por 44% dos entrevistados e nos que acham regular a administração municipal é razoavelmente avaliada por 39%.

 
 

Pesquisa revela decepção do eleitor da capital com a administração estadual - Gente de Opinião

Revelação II

Já o governador Confúcio Moura que, nas eleições do ano passado recebeu uma votação expressiva na capital, obteve agora entre ótimo e bom apenas 24% dos pesquisados. O percentual baixo revela o tamanho da decepção do eleitor da capital com a administração estadual, especialmente junto aos barnabés que apostaram na 'revolução' prometida pelo então candidato peemedebista.

Rejeição

Quando é perguntada ao eleitor de Porto Velho a rejeição do Governador eis que surgem os seguintes números: Ruim 18% e Péssimo 12%. Ao prefeito da capital foram dados: Ruim 6% e Péssimo 10%. É bom lembrar que a cidade de Porto Velho tem um trânsito caótico, ruas esburacadas, poeira e muita obra inacabada. Ainda assim a administração municipal é mais bem avaliada que a estadual. Quem apostava que o PT era carta fora da disputa tem tudo a perder as fichas antes do jogo começar.

Gargalo

Saúde e educação continuam sendo os principais gargalos da administração de Confúcio Moura. Em relação à primeira prometeu humanizar, melhorar o atendimento, construir novas unidades hospitalares, melhorar os salários e uma gestão competente dos parcos recursos disponíveis. Sequer consegue retirar do chão sujo pacientes que procuram o João Paulo em busca de um atendimento digno. Nem os dirigentes da área do governo passado foram trocados e que tanto criticou na campanha.

Índices

Os números do Enem (que avalia a qualidade do ensino) comprovam que a educação pública rondoniense está em descompasso com o que o governador tem registrado no seu polêmico Blog (veículo que utiliza para divagar e passar pito aos subordinados) para a área.

Divagando

O governador sonha com uma escola em tempo integral e com o comprometimento dos trabalhadores da área com a educação. Mas não fala nadica sobre os aviltantes salários percebidos pelos abnegados educadores. Muitos são obrigados a cumprir jornadas longas de trabalho no setor privado para recompor suas rendas familiares.

Investimento

Os governantes sabem que não têm como elevar a qualidade da educação com os professores sem condições sequer de comprar um jornal para acompanhar o que acontece ao seu redor. Imagine usufruir de cultura e laser? Aumentar salários e promover a qualificação continuada têm que ser vistos como investimento.



Gentileza

O empresário e deputado estadual Jesualdo Pires (PSB) revelou que é leitor assíduo desta coluna e teceu alguns elogios ao escriba. Candidato a prefeito de Ji-Paraná (segundo maior colégio eleitoral do Estado), a coluna devolve temporariamente os elogios por se tratar de um parlamentar que nunca teve o nome envolvido em malfeitos e por ser um excelente legislador. Merecendo alguma crítica, apesar da seda aqui rasgada, não escapará de um modesto e inexorável comentário. Mas hoje tem crédito e merece os elogios.

 

Pesquisa revela decepção do eleitor da capital com a administração estadual - Gente de Opinião


DIAP

O senador Valdir Raupp (presidente nacional do PMDB) voltou pela quarta vez consecutiva a constar na lista anual dos principais nomes mais influentes do país. Há uma ala de senadores que estimula Raupp a se habilitar para ocupar a presidência do Senado Federal após o término do mandato de José Sarney. O senador rondoniense desconversa quando instado a falar sobre o assunto. Ontem, num jantar com este cabeça-chata, além de negar, mudou o rumo da prosa quando o assunto foi servido como opção de prato principal.

Revoada

Na próxima semana termina o prazo para que os pretensos candidatos a prefeito e vereador mudem de partidos e fiquem aptos a colocar os nomes nas convenções partidárias. Nos bastidores as conversações estão em pleno vapor. O PSD, legenda criada pelo prefeito de São Paulo para servir de janela a quem deseja abandonar os partidos pelos quais foram eleitos e não perderem seus mandatos, não conseguiu filiar o número expressivo de 'caciques' que anunciou.

Reunião

O ministro das Minas e Energia, Edson Lobão, recebe hoje o governador de Rondônia para rediscutir a dívida da Ceron que foi debitada ao estado. As perspectivas são alvissareiras para que seja revista e que diminua seu impacto ao tesouro estadual.

Esquerda

A Câmara Federal escolhe logo mais à tarde o novo ministro do Tribunal de Contas da União. Os principais concorrentes são os deputados federais Aldo Rebelo e Ana Arras. O primeiro um comunista com longa participação nas lutas operárias e a segunda, uma socialista, filha do inesquecível Miguel Arraes e genitora do atual governador de Pernambuco. Esta é a primeira vez que dois progressistas disputam uma vaga no conservador TCU. Um bálsamo à democracia.

Gente de Opinião Gente de Opinião

Fonte: Robson Oliveira - robsonoliveirapvh@hotmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

 
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O  governo federal mexeu num vespeiro ao decidir monitorar as movimentações do PIX

O governo federal mexeu num vespeiro ao decidir monitorar as movimentações do PIX

EMENDASO ano começa com as atenções voltadas ao Supremo Tribunal Federal que deverá pautar temas polêmicos neste semestre e que vão refletir no Cong

Não há nenhuma incompatibilidade em reunir na mesma estrutura a pasta ambiental e a agrícola

Não há nenhuma incompatibilidade em reunir na mesma estrutura a pasta ambiental e a agrícola

REFORMAA reforma administrativa feita pelo prefeito eleito, Léo Moraes, reflete a forma pela qual pretende administrar a capital pelos próximos quat

Léo Moraes vai enxugar a máquina administrativa de Porto Velho

Léo Moraes vai enxugar a máquina administrativa de Porto Velho

REFORMAO prefeito eleitor, Léo Moraes, vai enxugar a máquina administrativa da capital fundindo secretarias afins para economizar recursos públicos

O Conselheiro do TCE, Valdevino Crispim, suspendeu a inauguração da nova Rodoviária

O Conselheiro do TCE, Valdevino Crispim, suspendeu a inauguração da nova Rodoviária

DEMISSÃOA exoneração do Secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Júnior Lopes, não alterou a situação de custodiado. Desde a prisão ele foi levado

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)