Quarta-feira, 21 de setembro de 2011 - 13h07
Fora
Esta coluna já havia informado ainda em março que o deputado federal Lindomar Garçon (PV) poderia perder o mandato caso o Tribunal Eleitoral de Rondônia denegasse os recursos para contabilizar na legenda da coligação PV e PTB os votos obtidos ano passado pela candidata a deputada federal Daniela Amorim.
Substituto
A saída do Garçon da Câmara Federal é questão de tempo, com isso a coligação PMDB, PCdoB, DEM e PDT ganha mais uma vaga no novo cálculo e o suplente Marcos Rogério (PDT) é convocado para substituí-lo. Cedo ou tarde vai acontecer.
Ribalta
Outro que deverá ser convocado a assumir uma vaga na Câmara Federal é o ex-ministro Amir Lando (PMDB), atual segundo suplente. É que o titular da vaga, Natan Donadon, aguarda também apenas o trânsito em julgado de uma condenação prolatada pelo Supremo Tribunal Federal. Os embargos que ainda mantêm o parlamentar no cargo são popularmente conhecidos no mundo jurídico como 'procrastinatórios', visto que é quase impossível a reforma da condenação dada a Donadon no próprio STF.
Sortudo
Outro dia este 'cabeça-chata' conversou longamente com o ex-ministro Amir Lando quando ele demonstrou muita confiança em retornar ao Congresso Nacional após o julgamento dos recursos do deputado federal Natan Donadon e da defenestração do deputado Lindomar Garçon. Será a segunda vez que Lando assume um cargo eletivo sem uma votação expressiva. Nasceu com as partes anatômicas traseiras para lua.
Pesquisa
Uma pesquisa feita pelo Instituto Previsão apurou alguns dados interessantes, apesar dos furos nos questionários utilizados, sobre a popularidade do prefeito Roberto Sobrinho (PT) e do governador Confucio Moura (PMDB).
Capilaridade
A pesquisa ficou circunscrita a cidade de Porto Velho e revelou algumas variáveis que devem ser consideradas como elementos para uma projeção analítica da capilaridade dos dois principais dirigentes rondonienses em relação à interferência nas eleições municipais de 2012.
Revelação
Pelos dados tabulados, na capital, o prefeito Roberto Sobrinho está em recuperação da popularidade depois de dois anos de críticas acerbas de parte da imprensa (inclusive desta coluna), de aliados e opositores. Entre ótimo e bom, a administração do petista é aprovada por 44% dos entrevistados e nos que acham regular a administração municipal é razoavelmente avaliada por 39%.
Revelação II
Já o governador Confúcio Moura que, nas eleições do ano passado recebeu uma votação expressiva na capital, obteve agora entre ótimo e bom apenas 24% dos pesquisados. O percentual baixo revela o tamanho da decepção do eleitor da capital com a administração estadual, especialmente junto aos barnabés que apostaram na 'revolução' prometida pelo então candidato peemedebista.
Rejeição
Quando é perguntada ao eleitor de Porto Velho a rejeição do Governador eis que surgem os seguintes números: Ruim 18% e Péssimo 12%. Ao prefeito da capital foram dados: Ruim 6% e Péssimo 10%. É bom lembrar que a cidade de Porto Velho tem um trânsito caótico, ruas esburacadas, poeira e muita obra inacabada. Ainda assim a administração municipal é mais bem avaliada que a estadual. Quem apostava que o PT era carta fora da disputa tem tudo a perder as fichas antes do jogo começar.
Gargalo
Saúde e educação continuam sendo os principais gargalos da administração de Confúcio Moura. Em relação à primeira prometeu humanizar, melhorar o atendimento, construir novas unidades hospitalares, melhorar os salários e uma gestão competente dos parcos recursos disponíveis. Sequer consegue retirar do chão sujo pacientes que procuram o João Paulo em busca de um atendimento digno. Nem os dirigentes da área do governo passado foram trocados e que tanto criticou na campanha.
Índices
Os números do Enem (que avalia a qualidade do ensino) comprovam que a educação pública rondoniense está em descompasso com o que o governador tem registrado no seu polêmico Blog (veículo que utiliza para divagar e passar pito aos subordinados) para a área.
Divagando
O governador sonha com uma escola em tempo integral e com o comprometimento dos trabalhadores da área com a educação. Mas não fala nadica sobre os aviltantes salários percebidos pelos abnegados educadores. Muitos são obrigados a cumprir jornadas longas de trabalho no setor privado para recompor suas rendas familiares.
Investimento
Os governantes sabem que não têm como elevar a qualidade da educação com os professores sem condições sequer de comprar um jornal para acompanhar o que acontece ao seu redor. Imagine usufruir de cultura e laser? Aumentar salários e promover a qualificação continuada têm que ser vistos como investimento.
Gentileza
O empresário e deputado estadual Jesualdo Pires (PSB) revelou que é leitor assíduo desta coluna e teceu alguns elogios ao escriba. Candidato a prefeito de Ji-Paraná (segundo maior colégio eleitoral do Estado), a coluna devolve temporariamente os elogios por se tratar de um parlamentar que nunca teve o nome envolvido em malfeitos e por ser um excelente legislador. Merecendo alguma crítica, apesar da seda aqui rasgada, não escapará de um modesto e inexorável comentário. Mas hoje tem crédito e merece os elogios.
DIAP
O senador Valdir Raupp (presidente nacional do PMDB) voltou pela quarta vez consecutiva a constar na lista anual dos principais nomes mais influentes do país. Há uma ala de senadores que estimula Raupp a se habilitar para ocupar a presidência do Senado Federal após o término do mandato de José Sarney. O senador rondoniense desconversa quando instado a falar sobre o assunto. Ontem, num jantar com este cabeça-chata, além de negar, mudou o rumo da prosa quando o assunto foi servido como opção de prato principal.
Revoada
Na próxima semana termina o prazo para que os pretensos candidatos a prefeito e vereador mudem de partidos e fiquem aptos a colocar os nomes nas convenções partidárias. Nos bastidores as conversações estão em pleno vapor. O PSD, legenda criada pelo prefeito de São Paulo para servir de janela a quem deseja abandonar os partidos pelos quais foram eleitos e não perderem seus mandatos, não conseguiu filiar o número expressivo de 'caciques' que anunciou.
Reunião
O ministro das Minas e Energia, Edson Lobão, recebe hoje o governador de Rondônia para rediscutir a dívida da Ceron que foi debitada ao estado. As perspectivas são alvissareiras para que seja revista e que diminua seu impacto ao tesouro estadual.
Esquerda
A Câmara Federal escolhe logo mais à tarde o novo ministro do Tribunal de Contas da União. Os principais concorrentes são os deputados federais Aldo Rebelo e Ana Arras. O primeiro um comunista com longa participação nas lutas operárias e a segunda, uma socialista, filha do inesquecível Miguel Arraes e genitora do atual governador de Pernambuco. Esta é a primeira vez que dois progressistas disputam uma vaga no conservador TCU. Um bálsamo à democracia.
Fonte: Robson Oliveira - robsonoliveirapvh@hotmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
O ex-senador Valdir Raupp pode retornar à ribalta política em 2026
PLO encontro promovido em Ji-Paraná pelo PL revelou mais no que não foi dito do que o que falaram em seus discursos os líderes da direita rondoniens
Deputado federal Lúcio Mosquini (MDB) adiantou que projeta sair candidato a governador
PROJETOEm conversa com este cabeça chata, o deputado federal Lúcio Mosquini (MDB) adiantou que projeta sair candidato a governador dependendo do cen
As eleições municipais rondonienses traçaram um novo cenário
TRANSIÇÃOAs equipes de transição foram indicadas pelo prefeito eleito Leo Moraes e pelo atual prefeito Hildon Chaves para que todos os dados sejam pr
Somente alguém muito ingênuo não previa pressão dos vereadores eleitos sobre o novo prefeito
TRANSIÇÃONão tem motivo para o prefeito Hildon Chaves não acolher o pedido do prefeito eleito Leo Moraes para adiantar a transição. Leo precisa de t