Terça-feira, 3 de julho de 2012 - 10h13
Manobras
A primeira etapa dos candidatos que é a homologação da candidatura pela convenção partidária foi concluída sem maiores novidades. A segunda etapa, que são os registros, é mais complicada porque nos bastidores muitas manobras são feitas pelos dirigentes para abrigarem interesses publicamente inconfessáveis. Portanto, senhores candidatos, especialmente a edilidade, olho vivo nas atas.
Vices
Quem mais tem chamado a atenção das candidaturas majoritárias são os candidatos a vice. Verificando um a um, muitos deles são um fardo a ser carregado pelo titular da chapa. O destaque maior fica por conta do vice da chapa tucana: o ninho virou um serpentário, visto que nas redes sociais estão detonando o 'xaropinho'.
Vice II
Esta coluna havia avisado (março passado) aos leitores não engajados que o lançamento da candidatura a prefeito do presidente do PR, Miguel de Souza, era um blefe. A informação chegou a ser contestada quando disse que o lançamento era uma estratégia para conseguir a vaga de vice na chapa petista (cf. coluna da época).
Coadjuvante
Prego batido, ponta virada: Miguel de Souza é mais uma vez candidato a vice. Nas eleições estaduais passadas foi vice do PSDB e agora do PT. Um doce para quem adivinhar de quem Miguel vai coadjuvar nas eleições estaduais de 2014.
Indicativo
Quem ainda duvidada que o atual prefeito da capital Roberto Sobrinho (PT) não apoiaria a sua 'companheira' de partido (Fátima Cleide) acertou. A certeza veio com a revelação da convenção do PMN onde familiares do alcaide gritavam efusivamente o nome de Mário Sérgio, candidato da coligação PMN, PTB e PCdoB. Mário foi Secretário Municipal de Sobrinho nos dois mandatos.
Baderna
Ninguém conseguia se entender na convenção do PMDB que indicou o médico José Augusto candidato a prefeito. Apesar da bagunça na convenção, os peemedebistas acertaram em lançar candidatura própria e tentar aumentar a representação na edilidade em Porto Velho. Como é uma eleição sem favoritos, José Augusto aposta em operar um milagre para ir ao segundo turno. Tarefa hercúlea para um partido muito criticado na esfera estadual.
Titanic
Enquanto não aparecer nenhuma pesquisa confiável para avaliar os nomes confirmados nas convenções é difícil um prognóstico mais acurado. A candidatura do milionário Mário Português (PP), por exemplo, pode vir a ser um titanic caso não consiga pontuar em dois dígitos nos próximos quinze dias.
Bicudos
O jornalista Arimar de Sá, em seu programa radiofônico de ontem, revelou que durante a convenção do PP o candidato a prefeito Mário Português e o senador Ivo K-Sol divergiram publicamente devido à escolha do Airton da Social (DEMO), para compor como vice-prefeito. O senador preferia outro nome. Airton é neófito em política e o padrinho, José Bianco, ficou marcado como algoz dos servidores públicos.
Quiproquó
Os dois (K-Sol e o Português) são conhecidos pelos temperamentos hostis quando contrariados, o que exigirá dos coordenadores da campanha muita paciência e tolerância com o quiproquó que os dois tendem a patrocinar. Não será surpresa um eventual choque mais cedo do que se imagina.
Kamikaze
Lindomar Garçon (PV), antes o mais cortejado pelos demais candidatos para compor como vice-prefeito, confirmou a candidatura com apelo popular, mas ficou isolado, o que exigirá uma campanha altamente competente para sobreviver ao pouco tempo de TV que terá para explicar suas propostas. Na hipótese da candidatura naufragar, coloca em risco o principal projeto que é retornar à Câmara Federal em 2014. Uma aposta arriscada.
Milagre
Em Cacoal a deputada estadual Glaucione Neri (PSDC) conseguiu reunir a maioria absoluta dos partidos em torno de sua candidatura para enfrentar o candidato petista à reeleição, Padre Franco. Observadores apostam que nem com reza forte o padre impede a ascensão da deputada. Mas padre que se preza sempre acredita na ressurreição e no milagre. Pode ser que salve a alma, mas salvar o cargo está difícil.
Rede Sociais
As eleições de rua nem começaram pra valer, mas nas redes sociais estão bombando. O curioso é a quantidade de críticas e insultos que são alvos os candidatos aprovados nas convenções. Em especial os vices da capital. Isso significa mudanças urgentes nas estratégias eleitorais para que candidaturas não afudem antes mesmo de começarem a surfarem nos programas de TV e rádio, ferramentas de Comunicação que vão definir a disputa. Os "malas" decidiram sair da toca. E as redes sociais estão vigilantes.
Demissões
O Diário Oficial do Estado saiu nesta segunda-feira com uma lista grande de servidores exonerados de cargos comissionados da Secretaria Estadual de Administração. O MP havia alertado ao governador sobre o número excessivo de comissionados naquela pasta. O problema é que foram nomeados para suprir a defasagem de outras secretarias até que uma reforma administrativa prometida fosse efetivamente feita. O que não ocorreu.
Constrangimento
As promessas feitas pelo ex-deputado estadual Haroldo Santos aos moradores de área de reserva ambiental, em Machadinho, estão na contramão da política fundiária e ambiental proposta pelo Governo do Estado. Essas promessas ainda vão criar constrangimentos ao governador, haja vista que o ex-parlamentar se apresenta como porta-voz do chefe do executivo.
Suspiro
No que pese os esforços feitos pelos sindicalistas, Governo do Estado, parlamentares federais e Assembleia Legislativa para que a transposição dos servidores públicos alcançasse os contratados até o ano de 1991, o clima em Brasília é de desilusão pela forma irracível da AGU em não acolher as justificativas apresentadas. A AGU alega carência de fundamentação jurídica para impedir que os contratados até 1991 sejam contemplados com a transposição.
Política
A querela da transposição saiu do campo jurídico para enveredar ao político, ou seja, a decisão agora é essencialmente de cunho político. Com a palavra a senhora presidente da República Dilma Rousseff, a mesma que ano passado anunciou em Porto Velho agilidade nesse processo de transposição, sem os óbices que agora a AGU argui para impedir que sejam alcançados seus efeitos aos servidores estaduais contratados até 1991.
Peixe
Nos bastidores da CPI que investiga as estripulias patrocinadas por Carlinhos Cachoeira e agentes públicos, o que mais tem causado furor é um vídeo com cenas eróticas de uma moiçola da CCJ com um assessor de um Senador, além da volúpia e voracidade pela qual se desmanchou nos braços de um parlamentar acostumado a marcar gol de placa. Já a CPI do Cachoeira, de fato, virou cascata. É isso aí "peixe".
Agitador
Carlinhos Maracanã, agitador cultural porto-velhense, conseguiu reunir num mesmo espaço o que tem de melhor da boa música popular todas as tardes de sábado, no bar do Ceará, final da Calama, bairro Aponiã. Caté, Russo, Bobi, Léo, entre outros, cantam o que tem de melhor do repertório da música popular brasileira. Carlinhos é um show a parte. Coferi o ambiente, decidi alivar as tensões contidianas e o sufocante calor do sábado me deliciando com a boa música e saboreando uma 'loira gelada'. Vale a pena uma visita.
O ex-senador Valdir Raupp pode retornar à ribalta política em 2026
PLO encontro promovido em Ji-Paraná pelo PL revelou mais no que não foi dito do que o que falaram em seus discursos os líderes da direita rondoniens
Deputado federal Lúcio Mosquini (MDB) adiantou que projeta sair candidato a governador
PROJETOEm conversa com este cabeça chata, o deputado federal Lúcio Mosquini (MDB) adiantou que projeta sair candidato a governador dependendo do cen
As eleições municipais rondonienses traçaram um novo cenário
TRANSIÇÃOAs equipes de transição foram indicadas pelo prefeito eleito Leo Moraes e pelo atual prefeito Hildon Chaves para que todos os dados sejam pr
Somente alguém muito ingênuo não previa pressão dos vereadores eleitos sobre o novo prefeito
TRANSIÇÃONão tem motivo para o prefeito Hildon Chaves não acolher o pedido do prefeito eleito Leo Moraes para adiantar a transição. Leo precisa de t