Quinta-feira, 6 de março de 2014 - 05h01
Assista a coluna eletrônica
"MOMENTO POLÍTICO"
do jornalista Robson Oliveira
Calamidade
Embora seja ainda preocupante o nível do aumento da água do Rio Madeira, desabrigando milhares de famílias, é grande o medo quando as águas começarem a baixar, com o lençol freático contaminado e pela quantidade de lixo e entulho carregados pela correnteza. Após a inundação são enormes as chances de epidemias. Ocorre que poucos percebem nas autoridades a mesma preocupação dos desabrigados com o dia seguinte ao estado de calamidade.
Assista entrevista do Tempo Real do SIC:
"Ribeirinhos cobram vereadores de Porto Velho"
Casquinha
Os políticos que aproveitaram o estado de calamidade que se encontram as famílias desalojadas para faturar politicamente podem tirar o cavalinho da chuva que não vão conseguir engabelar o eleitor desavisado. É fácil verificar quem de fato ajudou a minimizar o sofrimento daqueles que se aproveitaram da desgraça alheia para tirar dividendos políticos.
Nulo
É impressionante como se anulou o prefeito da capital Dr. Mauro Nazif (PSB) num momento tão crítico para parte dos munícipes atingidos pelas inundações. Exceto uma fala previamente gravada em estúdio e com texto escolhido pela assessoria que foi veiculada pelas rádios em tom eleitoral, Nazif não comandou pessoalmente as operações de ajuda às famílias (o fez de forma burocrática). Diferente do colega médico, governador Confúcio Moura, que, entre uma sesta e outra, mostrou a cara na TV e relatou as providências adotadas para assistir as famílias necessitadas, tranquilizando os mais abalados.
ASSISTA IMAGENS DE ONTEM QUARTA FEIRA (5), DO DISTRITO DE SÃO CARLOS,
EXIBIDAS DURANTE O PROGRAMA TEMPO REAL DA TV CANDELÁRIA
Relutância
Mesmo pressionado por aliados para que anuncie no final do mês a pré-candidatura à reeleição, o governador Confúcio Moura (PMDB) continua relutando e empurrando com a barriga os correligionários. Para piorar o humor dos partidários vai procrastinar a decisão até onde o calendário eleitoral permitir. Relutância e teimosia são qualidades ou defeitos inerentes ao atual mandatário.
Metástase
Nas entranhas peemedebistas já há quem advogue a pré-candidatura de Confúcio Moura ao Senado Federal como saída honrosa para graduado filiado. É uma possibilidade pequena, mas existe. Se a situação é difícil para a cabeça é também ruim para o resto do corpo, ou seja, não basta reciclar o que está contaminado se o produto é o mesmo.
Renúncia
Provocou curiosidade nos bastidores políticos a confirmação sobre o afastamento de Juan Alex Testoni (PSD) por cento e oitenta dias do cargo de prefeito de Ouro Preto do Oeste. Como tem sempre o nome especulado para disputar o Governo de Rondônia a notícia surpreendeu aliados e desafetos. Testoni nunca desmentiu peremptoriamente as especulações e chegou a considerar encarar a disputa caso Confúcio Moura desista da reeleição.
Especulador
Para disputar as eleições de outubro Alex Testoni é obrigado a apresentar a formalização da renúncia do cargo de prefeito até o início de abril. O afastamento imediato sem um fato concreto que justifique o ato pode ser uma tática do prefeito para avaliar os cenários, analisar as perspectivas e decidir se encara uma pré-candidatura. A decisão de Testoni reacende as especulações sobre a pré-candidatura ao Governo de Rondônia. Recentemente o MP andou realizando busca e apreensão em empresa no município em procedimento investigatório sobre suposta fraude em licitação.
Face
A Justiça Eleitoral não vai deixar correr solto nas redes sociais as campanhas antecipadas nem utilização dessas ferramentas por particulares, políticos e partidos para ofensas. O facebook estará sendo monitorado tanto pelos interessados quanto pelos órgãos de fiscalização. Calúnias, injúrias e difamação se multiplicam nas redes sem o menor pudor. Daqui pra frente, com as eleições, cada reação gerará uma ação. Quem viver verá.
Caolho
Acompanhei atento a polêmica causada pela suspensão do carnaval de capital pelos órgãos governamentais e a judicialização que a maior e mais genuína festa popular virou. Há razão para todos os gostos. O problema maior que minha vista detectou é a forma hipócrita, autoritária e inculta como algumas autoridades de plantão, de cima dos seus pedestais, veem a cultura. Porto Velho está em estado de calamidade desde a posse do atual alcaide, isso eles não enxergam.
Mestre
Para quem gosta de ler um bom texto, excelentes teses jurídicas e sábias conclusões práticas, indicamos a leitura do trabalho de mestrado da lavra do juiz federal, Dr. Dimis da Costa Braga, sobre 'O Modelo de Regulação do Programa Nuclear Brasileiro e suas implicações com os princípios da precaução e prevenção'. Enquanto muitos foliões se concentravam para a jornada momesca na sexta-feira passada, o magistrado era avaliado pela banca examinadora que o concedeu o título de 'Mestre', sendo aprovado com louvor. O mérito do examinado e o conteúdo do trabalho merecem registro.
Deputada federal Sílvia Cristina tomou de Ivo Cassol o Diretório Regional do PP
DESCARTADOComo esta coluna previu ano passado, a deputada federal Sílvia Cristina tomou de Ivo Cassol o Diretório Regional do PP sem maiores esforços
O governo federal mexeu num vespeiro ao decidir monitorar as movimentações do PIX
EMENDASO ano começa com as atenções voltadas ao Supremo Tribunal Federal que deverá pautar temas polêmicos neste semestre e que vão refletir no Cong
Não há nenhuma incompatibilidade em reunir na mesma estrutura a pasta ambiental e a agrícola
REFORMAA reforma administrativa feita pelo prefeito eleito, Léo Moraes, reflete a forma pela qual pretende administrar a capital pelos próximos quat
Léo Moraes vai enxugar a máquina administrativa de Porto Velho
REFORMAO prefeito eleitor, Léo Moraes, vai enxugar a máquina administrativa da capital fundindo secretarias afins para economizar recursos públicos