Terça-feira, 7 de setembro de 2010 - 11h37
Revoada
O candidato a governador pelo PSDB, além de lutar contra os adversários, se esmera para evitar que haja uma revoada dos seus comandados em direção à postulação governista de K-Ula. Expedito Júnior já detectou o movimento e tenta minimizar os estragos desde que o Ibope anunciou os últimos números para governador.
Abatimento
Mesmo sabendo que esta semana o noticiário vai ser negativo, visto que o TSE vai votar seu recurso contra a impugnação e a tendência é que perca, Junior tem conseguido reagir a esses impactos com uma frieza admirável, o que lhe permite manter a campanha em pé. Ainda assim o abatimento é visível.
Reação
Ainda que bem distante dos concorrentes, o candidato do PT, Eduardo Valverde, dá sinais na Capital de que está vivo na campanha. Os comitês dos adversários já computaram o crescimento. Uma reação que pode ser creditada ao bom programa de TV e rádio apresentado pelo candidato e a boa avaliação da administração da capital.
Estabilizado
Já K-Ula, que nas pesquisas anteriores subiu e ultrapassou todos os demais concorrentes, começa a se estabilizar nos atuais percentuais sem sinais de novos saltos extraordinários. Entretanto, todos sabem que é ele o candidato a ser batido no segundo turno.
Demagogos
Alguns candidatos que se arrogam defensores da família escondem do eleitor um ranço autoritário e reacionário com suas peças sub-reptícias. É lógico que qualquer pessoa em sã consciência quer a felicidade das famílias, mas fazer disso o principal tema de campanha para angariar votos é demagogia menor. Muitos não cuidam nem da deles. Imaginem da dos outros.
Confirmação
Em contato com este escriba o prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho (PT), confirmou que apóia para o Senado Federal Fátima Cleide e Valdir Raupp. A declaração do alcaide deixa alguns petistas irritados porque vêem no senador o adversário da senadora.
Conflagração
Uma área em União Bandeirantes invadida por trezentas famílias foi reintegrada pela justiça ao seu proprietário, o latifundiário Sebastião Conti Neto. A decisão provocou a maior confusão na área e, ontem, em Porto Velho, uma comissão foi até o Incra tentar uma solução pacífica. O problema é que pela lei o órgão não desapropria terra invadida. Os conflagrados prometem resistir à reintegração.
Latifúndio
A fazenda conflagrada mede trinta e três mil hectares, maior que vários municípios brasileiros, e não é produtiva. As famílias acampadas vivem em apenas quinhentos hectares do latifúndio e sobrevivem da agricultura familiar onde cultivam na parte ocupada. Uma pergunta se impõe: o que diz nossa constituição com latifúndios improdutivos? Com a palavra o INCRA.
Louco
Um candidato a deputado federal em Rondônia que residia havia muitos anos em São Paulo poderá ser alvo da justiça eleitoral porque tem distribuído CDS aos eleitores. As músicas são de gosto duvidoso, mas o nome do artista chama a atenção pela referência a um maluco animador de ‘batidão’.
Comilança
Fátima Cleide fez um jantar para arrecadar fundos na sexta-feira passada na badalada Boutique Gelada. Quem esteve na comilança disse que a festa estava muito alegre com bandeiras coloridas contrastando com a decoração intimista do local. No entanto o que chamou mais a atenção foi a presença de parte do staff do candidato tucano ao Governo de Rondônia no evento.
Rega-bofe
Os peemedebistas também estão preparando um jantar de adesão para arrecadar fundos para a campanha de Confúcio Moura com a presença do candidato a vice-presidente na chapa da Dilma, Michel Temer. O rega-bofe deverá ocorrer em duas semanas com a adesão do empresariado local.
Peneira
É um absurdo como dados protegidos por lei são violados no país. A bisbilhotagem tem sido vulgarizada, em especial os grampos nos telefones feitos ao arrepio da lei. Agora são dados fiscais vazados com a maior facilidade. Aliás, alguns feitos por quem deveria proteger a lei. O próprio presidente do STF já foi vítima da bisbilhotagem, imaginem o cidadão do andar de baixo.
Sufoco
Três coronéis da política nordestina, Marco Maciel em Pernambuco, Agripino Maia no Rio Grande do Norte e Heráclito Fortes no Piauí estão passando sufoco nas eleições para a reeleição no Senado. Os três podem ser derrotas, segundo o Ibope. A notícia é um bálsamo para quem defende ares amenos no parlamento nacional.
Factóide
Já a candidatura a senador pelo DEM do Rio de Janeiro de Cesar Maia acendeu o sinal amarelo depois que o petista Lindemberg Faria conseguiu alcançá-lo. Os dois têm raízes familiares na Paraíba e fazem carreira política em partidos opostos. Em primeiro ainda está o bispo Crivela.
Surpresa
Quem também caminha para uma derrota é o senador do PT gaúcho Paulo Paim. Caso se confirme a derrota de Paim quem perde são os aposentados, pois é da lavra do senador as principais propostas em defesa dos aposentados e das minorias.
Berros
Quem deverá retornar ao Senado é Heloísa Helena do PSOL. A forma veemente com que faz oposição aos governos de plantão são ouvidos do Oiapoque ao Chuí. Ela chata em seus discursos, mas necessária a um Congresso Nacional capenga. Seus berros acirra os ânimos na Casa da moderação.
Prepotência
Um leitor afobado reagiu grosseiramente contra uma nota na coluna passada que revelou a simpatia deste cabeça-chata as propostas da candidata de Lula a presidência da república. O prepotente leitor ainda me insultou.
Provocação
Mesmo não sendo vedado aos colunistas declinarem suas preferências, o afobado leitor requereu em seu comentário uma ação do MPE. Ora, não bastasse os insultos o cara ainda queria uma pena inexorável somente porque declinei uma preferência. Imagine quando ele descobrir que pretendo anunciar no final do mês todos os candidatos da minha predileção!
Transparência
Nos Estados Unidos e na França a imprensa toma partido pelas candidaturas o que é algo absolutamente condizente com a democracia e dá mais transparência a um serviço tão fundamental quanto é o da mídia. Quem compra um jornal ou uma revista sabe antecipadamente da posição o que não impede de serem críticos e cobrirem as eleições com responsabilidade.
Imparcial
Já no Brasil o que vemos é a desfaçatez com que alguns veículos se engajam em candidaturas e alegam imparcialidade no pleito. Os editoriais da grande mídia são prova de que esta imparcialidade é cascata. Assim como a imparcialidade do nosso afobado leitor. A coluna respeita a discordância e as críticas ao conteúdo. Mas com civilidade e sem afobação, por favor.
Fonte: Robson Oliveira - robsonoliveirapvh@hotmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
O ex-senador Valdir Raupp pode retornar à ribalta política em 2026
PLO encontro promovido em Ji-Paraná pelo PL revelou mais no que não foi dito do que o que falaram em seus discursos os líderes da direita rondoniens
Deputado federal Lúcio Mosquini (MDB) adiantou que projeta sair candidato a governador
PROJETOEm conversa com este cabeça chata, o deputado federal Lúcio Mosquini (MDB) adiantou que projeta sair candidato a governador dependendo do cen
As eleições municipais rondonienses traçaram um novo cenário
TRANSIÇÃOAs equipes de transição foram indicadas pelo prefeito eleito Leo Moraes e pelo atual prefeito Hildon Chaves para que todos os dados sejam pr
Somente alguém muito ingênuo não previa pressão dos vereadores eleitos sobre o novo prefeito
TRANSIÇÃONão tem motivo para o prefeito Hildon Chaves não acolher o pedido do prefeito eleito Leo Moraes para adiantar a transição. Leo precisa de t