Terça-feira, 10 de agosto de 2010 - 04h01
Barrados
Nos bastidores políticos de Brasília e nos meios jurídicos é dado como certo que o TSE vai manter as impugnações das candidaturas que foram alcançadas pela lei da ficha limpa. E que o STF não analisará este ano os recursos interpostos. Certo ou errado a verdade é que os impugnados concorrerão sub judice na iminência de não verem seus votos contados e divulgados. Além de ficarem impedidos de serem diplomados. A regra, que ninguém acreditava, vai barrar mesmo os fisgados por ela.
Inconstitucionalidade
O curioso é que os partidos políticos têm evitado ingressar no STF com argüição de inconstitucionalidade desta lei. E não o fizeram com medo da repercussão negativa junto à mídia nacional. Significa dizer que não sendo questionada sua constitucionalidade, sua vigência é perfeitamente válida. Com eficácia imediata, ou seja, os ficha suja vão ficar fora.
Lista
Rondônia é o segundo Estado brasileiro com políticos mais encalacrados com a lei da ficha limpa. A lista de ficha suja é imensa e encabeçada por políticos bem avaliados nas urnas como Ivo K-Sol, Expedito Junior, Melki Donadon, Natan Donadon, Marco Donadon, Marlon Donadon, Carlinhos Camurça, Carlão de Oliveira, os Muletas, Kaká Mendonça, Val Ferreira, entre outros.
Barrigada
Ao contrário do que anunciou parte da mídia local, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba não aprovou a candidatura ao Senado de Cássio Cunha Lima. Líder das pesquisas, Cunha Lima teve a candidatura impugnada pela maioria dos membros daquela corte. Dizem na Paraíba que ele (Cássio) tem como plano B a esposa, caso não consiga reverter no TSE a impugnação. E tudo indica que não consegue.
Boatos
Ontem surgiu a notícia de que o candidato a governador pelo PSDB, Expedito Junior, estaria prestes a jogar a toalha porque seus principais apoiadores estavam desmotivados com a possibilidade de reverter a impugnação. À tarde, nas principais avenidas da Capital, formiguinhas fazendo um banderaço. Por enquanto tudo não passou de boato, mas esta coluna apurou que houve baixas na campanha tucana.
Presidenciáveis
As coordenações das campanhas dos candidatos a presidente em Rondônia estão errando porque não conseguem dar visibilidade aos seus candidatos. A campanha de José Serra não é sequer mencionada entre os tucanos rondonienses e a do PT, que sempre fez uma campanha de rua aguerrida, é tímida e tem se resumido numa pequena menção de Dilma no material dos petistas. A verde Marina Silva nem é lembrada pelos partidários.
Pesquisa
Na quinta-feira o instituto Gallup divulga mais uma rodada de pesquisa para presidente da república e deverá confirmar também o crescimento de Dilma Rousseff. Na sexta-feira é a vez do Datafolha, único instituto que ainda não apurou nenhum número com a petista na frente do tucano. Os principais institutos começam a indicar que a petista pode vencer ainda no primeiro turno, a despeito das manipulações de parte da mídia em favor do tucano. Aliás, esta coluna sempre apostou que a petista deixaria o tucano pra traz.
Mistério
Um empresário da construção civil garantiu à coluna que o ex-tesoureiro do PT e indiciado como chefe dos mensaleiros, Delúbio Soares, esteve reunido com a companheirada para alavancar a campanha em Rondônia. Pelos números apurados, no momento não será uma tarefa fácil. Mesmo para quem se especializou a contabilizar números por vias oblíquas. Tem sido um mistério o meio de vida do Delúbio.
Revelação
O susto com o acidente de avião envolvendo o candidato a vice-governador Tiziu (PP), o candidato a senador Melki Donadon (PHS) e o deputado federal Natan Donadon (PMDB) revelou o engajamento do peemedebista Natan na campanha de Cahulla, adversário da coligação que ele faz parte e que tem como candidato a governador Confúcio Moura. Já há quem advogue que o parlamentar seja impedido de aparecer no programa de TV do PMDB devido a sua trairagem.
Os candidatos estão fazendo campanhas fortes pela internet nas redes sociais. Raupp, candidato ao Senado, apresentou ontem o seu site numa concorrida coletiva ao lado de Confúcio Moura. Outro que utiliza dessas ferramentas é o deputado federal Moreira Mendes, que possui um twitter da melhor qualidade.
Competência
As assessorias jurídicas dos candidatos estão tendo muito trabalho nestas eleições. A de Cahulla ficou a cargo do experiente Roberto Franco, a de Confúcio do competente Almeida Junior e a de Expedito Junior, dos jovens brilhantes Diego Vasconcelos e Márcio Nogueira. Os petistas sempre foram bem assessorados por Ernandes Segismundo, com o reforço de Nelson Canhedo. São profissionais da melhor qualidade e os mais aptos no mercado em matéria eleitoral.
Gravação
Os candidatos começaram a gravar os programas que vão ao ar na próxima semana (17). As campanhas andam estão mornas e os gastos contidos. O que tem de candidato a deputado estadual chiando por falta de recursos, gasolina, grana, carro de som e outras promessas não cumpridas pelos candidatos majoritários não é pouco. Por enquanto as campanhas são franciscanas. Mas não escaparão de abrir a mão.
Fonte: Robson Oliveira - robsonoliveirapvh@hotmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião noTwitter / YouTube
Turismo / Imagens da História
O governo federal mexeu num vespeiro ao decidir monitorar as movimentações do PIX
EMENDASO ano começa com as atenções voltadas ao Supremo Tribunal Federal que deverá pautar temas polêmicos neste semestre e que vão refletir no Cong
Não há nenhuma incompatibilidade em reunir na mesma estrutura a pasta ambiental e a agrícola
REFORMAA reforma administrativa feita pelo prefeito eleito, Léo Moraes, reflete a forma pela qual pretende administrar a capital pelos próximos quat
Léo Moraes vai enxugar a máquina administrativa de Porto Velho
REFORMAO prefeito eleitor, Léo Moraes, vai enxugar a máquina administrativa da capital fundindo secretarias afins para economizar recursos públicos
O Conselheiro do TCE, Valdevino Crispim, suspendeu a inauguração da nova Rodoviária
DEMISSÃOA exoneração do Secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Júnior Lopes, não alterou a situação de custodiado. Desde a prisão ele foi levado