Segunda-feira, 12 de julho de 2010 - 22h04
Guerra
Quem pensa que a campanha estadual desse ano vai ser calma e sem maiores solavancos está completamente errado, pois no interior do estado a guerra entre os seguidores de cada candidato já foi deflagrada. A Justiça Eleitoral já começa a processar as ações movidas pelos comitês eleitorais, uns contra os outros.
Alvo
A coligação de Cahulla e K-Sol ingressou com pedido de cassação de registro da candidatura do tucano Expedito Junior. Aliás, por onde passa o tucano vem sendo alvo das críticas mais acerbas do ex-aliados. A voracidade com que detonam Jr indica que o tucano tem avançado no terreno dos governistas e consolidado sua postulação numa seara até então considerada feudo de K-Sol.
Limite
Em contato com esta coluna Expedito Junior revelou que não vai rebater as provocações da coligação governista, mas não vai aturar golpes baixos porque sua paciência tem limite. Ele percorre o estado numa rapidez incomum, mas sabe que a campanha é complicada porque na disputa têm adversários duros de ser batidos e experientes nas urnas.
Afago
Enquanto alguns políticos optaram em participar da festa de abertura da feira agropecuária de Ji-Paraná em cima de um carro ou num lombo de um cavalo puro sangue, Junior fazia o percurso a pé afagando as pessoas nos braços com um cinegrafista registrando cada cena.
Discurso
Já o candidato a governador pelo PMDB, Confúcio Moura, também colocou o pé na estrada e cumpriu no final de semana uma extensa agenda. Moura afinou o discurso e tem conseguido chamar a atenção de quem não lhe conhece com palavras serenas e propostas exeqüíveis e inovadoras. Os adversários perceberam que o discurso do peemedebista é robusto, consistente e preparam a reação visando desconstituí-lo.
Carrancudo
O candidato do PT, Eduardo Valverde, também compareceu a Expojipa. Ao contrário dos concorrentes, acompanhou parte do cortejo em companhia de militantes do partido e de alguns candidatos da coligação. Parou algumas vezes para apertar a mão de populares, mas sempre com a cara fechada.
Ostentação
O candidato que conseguiu chamar mais a atenção na Expojipa foi o deputado estadual e candidato a reeleição Jesualdo Pires do PSB. Seus seguidores ostentavam um material da melhor qualidade e uma campanha visual vistosa. Parece que grana pra campanha não vai faltar ao comitê do candidato porque a propaganda estava sendo feita inclusive no ar com um avião dando rasante no cortejo da cavalgada com as asas pintadas de ponta a ponta com o número do candidato.
Posse
David Chiquilito Erse finalmente conseguiu assumir a vaga de deputado estadual deixada com a renúncia de Wilber Coimbra. O presidente do Tribunal de Justiça cassou a liminar que impedia o parlamentar de assumir o cargo. A posse coroa uma carreira que tem tudo para ser vitoriosa e tempo o suficiente para galgar cargos que o pai não teve a oportunidade de exercer. Ele desponta como a maior liderança jovem da capital.
Pesquisa
Nos próximos dias o Ibope deverá divulgar a primeira pesquisa eleitoral de Rondônia. A informação não é oficial, mas corre nos comitês eleitorais de que os pesquisadores do instituto estariam colhendo os dados pelos municípios. Esses percentuais, apesar de não serem definitivos na campanha, provocam furor nos candidatos e nas torcidas. Aguardemos.
Cassação
Pipocam no Tribunal Regional Eleitoral os pedidos para impedir que os políticos enquadrados na lei denominada “ficha limpa” disputem as eleições em Rondônia.
Iguais
Observadores políticos avaliam que a tendência da Justiça Eleitoral rondoniense é passar a lâmina nos candidatos encalacrados com processos. Isso não significa que todos vão ser barrados porque cada caso é um caso e cada corte julga conforme suas convicções. Todas as coligações anunciadas possuem nomes fichados.
Fé
A novidade nestas eleições é a candidatura ao Senado Federal do pastor Aluísio pelo PSOL. Trata-se de um jovem psicólogo conhecido pelo carisma pessoal e pelo trabalho religioso que desenvolve na capital. Ele sabe das dificuldades da candidatura e credita a fé à ajuda necessária para vencer os obstáculos.
Risco
A nominata para a Câmara Federal da coligação PT/PSB possui um número pequeno de postulantes o que poderá exigir de cada um uma votação expressiva para atingir o coeficiente eleitoral (em torno de cem mil votos). Dr. Mauro Nazif, principal nome da lista, corre o risco de repetir a boa votação passada e ficar fora. Eles (PT e PSB) não acreditam nessa possibilidade. Mas o risco existe. O que seria lamentável porque o parlamentar tem sido produtivo para Rondônia.
Romaria
Começou a romaria dos profissionais (picaretas) de campanha que procuram os comitês dos candidatos para tentar arrancar grana sob o pretexto de que são lideranças de bairros. São figuras carimbadas que em todas as campanhas seguem esta romaria. O pior é que existem incautos que acreditam na lábia de alguns deles.
Fonte: Robson Oliveira
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião noTwitter / YouTube
Turismo / Imagens da História
O ex-senador Valdir Raupp pode retornar à ribalta política em 2026
PLO encontro promovido em Ji-Paraná pelo PL revelou mais no que não foi dito do que o que falaram em seus discursos os líderes da direita rondoniens
Deputado federal Lúcio Mosquini (MDB) adiantou que projeta sair candidato a governador
PROJETOEm conversa com este cabeça chata, o deputado federal Lúcio Mosquini (MDB) adiantou que projeta sair candidato a governador dependendo do cen
As eleições municipais rondonienses traçaram um novo cenário
TRANSIÇÃOAs equipes de transição foram indicadas pelo prefeito eleito Leo Moraes e pelo atual prefeito Hildon Chaves para que todos os dados sejam pr
Somente alguém muito ingênuo não previa pressão dos vereadores eleitos sobre o novo prefeito
TRANSIÇÃONão tem motivo para o prefeito Hildon Chaves não acolher o pedido do prefeito eleito Leo Moraes para adiantar a transição. Leo precisa de t