Domingo, 12 de dezembro de 2010 - 12h15
Confirmação
O governador eleito (dublê de 'blogueiro') anunciou, sexta-feira passada, através do seu 'blog', parte dos nomes que vão colaborar no seu governo nos cargos de primeiro escalão. Os nomes divulgados já haviam sido antecipados pelas três edições anteriores da coluna.
Desprezo
Confúcio Moura optou em se comunicar por intermédio da sua página pessoal na internet, o “Blog do Confúcio”, desprezando o contato direto com os jornalistas. A forma escolhida de comunicação não é nova nem inovadora. César Maia, ex-prefeito do Rio de Janeiro, utilizou do mesmo expediente. O desprezo do prefeito carioca refletiu algum tempo depois na sua campanha derrotada ao Senado Federal.
Transparência
O anúncio de nomes para o primeiro escalão numa coletiva, na desautorizada avaliação do escriba, seria uma boa oportunidade para que o governador colocasse na prática seu discurso de transparência, pois propiciaria aos jornalistas uma sabatina sobre os critérios de cada escolhido. Mas parece que Moura prefere pautar a mídia ao invés de ser pautado e vinculou as nomeações ao aval do MP. Com o ato, garante que sua página seja acessada e divulgada amplamente.
DER
O engenheiro Lúcio Mosquini, do PMDB de Jaru, foi convidado para assumir o Departamento de Estradas e Rodagens (DER). Ele já havia sido sondado, seis anos atrás, para assumir a Ceron, na cota do senador Valdir Raupp, mas foi barrado pela bancada federal dos petistas rondonienses. A família dos 'Moletas' tentou impedir que o engenheiro fosse convidado e quer como compensação uma vaga na Assembleia Legislativa para Rafael Santos, rebento de Amauri.
Justiça
A agente penitenciária Miriam Sperafico deverá ser anunciada como a nova titular da pasta da Justiça e o ex-candidato a deputado estadual Duarte (Juraci Santos, agente penitenciário) seu adjunto. Ambos são militantes do Partido Comunista do Brasil.
Cultura
Júlio Olivar foi oficialmente convidado por Moura para assumir a pasta da Secretaria dos Esportes, da Cultura e do Lazer (Secel). Como disse preferir turismo, foi confirmado na estatal da área, a Setur (Superintendência Estadual de Turismo). Trata-se de um jornalista com atuação política em Vilhena e foi o candidato a vice-governador na chapa derrotada de Fátima Cleide nas eleições 2006. Ele reúne as qualidades descritas pelo governador na primeira (e única) coletiva concedida a imprensa.
Administração
Dois nomes são cogitados para assumir a Secretaria de Administração: Ricardo Favaro e Cleiton Roque. O primeiro é um advogado e o segundo é vereador em Pimenta Bueno e foi o candidato a vice do petista Eduardo Valverde, derrotados por Moura/Ariton Gurgacz.
Encrenca
A Secretaria de Educação, com um dos maiores orçamentos do Executivo estadual, tem sido requisitada pelo Partido dos Trabalhadores e por uma ala do Partido Democrata Trabalhista. O governador tem resistido em indicar alguém ligado aos partidos para a área e tem dito que prefere nomear um técnico. O ex-vereador Mário Jorge (PDT) e a deputada estadual Epifânia Barbosa (PT) aparecem em todas as listas.
Ânimos
A encrenca da Educação ainda não foi solucionada pelo governador e o PT promete retaliar no Legislativo caso não seja atendido. Este é um setor nevrálgico para todos os governantes e os antecedentes ensinam que é melhor apaziguar os ânimos. O Sindsef faz lobby em favor do pedetista que, aliás, é um dos seus diretores. O Sintero apoia a petista. Optando por outra via a encrenca tende a se arrastar até as eleições da mesa da ALE.
Miséria
Uma informação que rodou nos meios políticos revelava que um filho de 'Ceará Miséria', Jean Negreiros, havia sido convidado para administrar uma das unidades do caótico sistema hospitalar estadual, ou seja, o HB. A coluna não conseguiu apurar a veracidade da informação, mas quem tomou conhecimento não acreditou, lembrou que Confúcio Moura conhece a área e sabe que não pode brincar com a saúde. Nem que seja a dele. Na política a miséria do boato é fértil. E ruim, em ambos os casos.
Abespinhado
O presidente da Câmara Municipal de Alto Paraíso e suplente de deputado estadual Caíco (Edinaldo Gonçalves Cardoso, dos Demo), está abespinhado porque soube que seu nome pode ser preterido pelo do petista Anselmo de Jesus para assumir a Secretaria de Agricultura.
Inconformado
Em contato com a coluna, Caíco revelou que seu nome havia sido indicado pelo Demo para o cargo e que a legenda apoiou Confúcio Moura em detrimento de uma ala que advogava o apoio ao tucano Expedito Junior. Inconformado, ele se acha injustiçado. É. Pode ser.
Veto
A direção estadual do PC do B vetou a indicação do desconhecido Alan França para a Secretaria dos Esportes (Cultura e do Lazer – Secel) com a chancela do partido. Figura presente no comitê do candidato Confúcio Moura, sua especialidade era criar animosidade entre os candidatos da coligação. Nas rodas de bares, adorava desancar o senador Valdir Raupp e a deputada federal Marinha Raupp. O veto decorre do fato de que a escolha foi feita a revelia das instâncias partidárias e pela forma com que desdenha seus dirigentes.
Gana
Na hipótese do veto dos comunistas ser acatado, é pule de dez que Alan França seja removido para um outro cargo nas entranhas da 'Viúva'. Fora das tetas ele garante que não fica. A princípio chegou a pleitear a direção do Detran. Como o cargo foi destinado ao vice-governador, sua gana voltou-se então para a pasta que o governador havia reservado ao partido ao qual mantém filiação.
Reforço
Para a Secretaria de Segurança Pública é tido como certo que o novo governo busque um nome fora de Rondônia. Aliás, Moura chegou a anunciar em seu “blog” sua intenção. Ele conversou com o chefe da Polícia Federal sobre o assunto e sondou o nome de um delegado do órgão para o posto. Não descartou sequer indicar um sociólogo ou um especialista da área. O certo é que buscará reforço fora dos quadros rondonienses.
Caerd
O advogado Castelo Branco chegou e pleitear a indicação para a Segurança Pública, mas lhe será ofertada a presidência da Caerd. Posto também de interesse de Chico Pinheiro. Acomodar Castelo não é problema, visto que ele não recusará o cargo para o qual for convidado. Bonachão, ele não esconde a ansiedade para ser confirmado e dispara ligação para todos dirigentes partidários para especular o que o governador lhe reserva.
Descartado
Já o peemedebista e ex-prefeito de Cabixi, zootecnista Chiquinho, foi descartado para assumir a Emater. Coordenador da campanha do PMDB em Ji-Paraná no difícil primeiro turno, ficou triste ao saber que seu nome, de cogitado para a vaga, terminou sendo descartado. Uma pena, pois é oriundo dos quadros da empresa e tem o perfil técnico exigido para a função. Além de ser uma figura da melhor qualidade.
Surpresa
Pelas conversações nos bastidores, os nomes dos deputados estaduais Valter Araújo e Jesualdo Pires são os mais fortes para ocupar a vaga de presidente da Assembleia Legislativa, por enquanto. Observadores políticos ainda acreditam que as eleições internas daquele Poder somente se definem aos 45 minutos do segundo tempo e nem sempre aqueles mais vorazes pelo cargo conseguem o intento. Surpresas sempre ocorreram ali. Uma outra estaria sendo engendrada pelos 'cardeais' da futura corte.
Extorsão
Falam por ai que um grupo de garimpeiros do garimpo ilegal conhecido como “funil” teria capturado imagens de um conhecido político com grunhidos que podem colocar chefetes de plantão em situação delicada. Dizem que esses garimpeiros foram vítimas de uma tentativa de extorsão. Um deles prometeu enviar as imagens a coluna. Estamos no aguardo. Chegando, daremos os nomes das rapinas.
Flagrante
Uma reintegração de um servidor está dando o que falar. Nada de ilegal no retorno do barnabé, exceto a pressão para que divida parte dos recursos salariais retidos a que tem direito. Autoridades já foram avisadas sobre a operação e monitoram de longe a possível quitação para dar o flagrante.
Convite
Pode parecer lenda, mas é pura verdade: a deputada federal Marinha Raupp chegou a ser sondada para assumir o Ministério do Turismo. Surpreendida com o convite, optou em declinar para continuar na Câmara Federal. Caso tivesse aceitado, deixaria dezenas de prefeitos órfãos, pois ela tem sido uma 'mãe' para os municípios sempre que acionada para liberar recursos federais.
Fonte: Robson Oliveira - robsonoliveirapvh@hotmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
O ex-senador Valdir Raupp pode retornar à ribalta política em 2026
PLO encontro promovido em Ji-Paraná pelo PL revelou mais no que não foi dito do que o que falaram em seus discursos os líderes da direita rondoniens
Deputado federal Lúcio Mosquini (MDB) adiantou que projeta sair candidato a governador
PROJETOEm conversa com este cabeça chata, o deputado federal Lúcio Mosquini (MDB) adiantou que projeta sair candidato a governador dependendo do cen
As eleições municipais rondonienses traçaram um novo cenário
TRANSIÇÃOAs equipes de transição foram indicadas pelo prefeito eleito Leo Moraes e pelo atual prefeito Hildon Chaves para que todos os dados sejam pr
Somente alguém muito ingênuo não previa pressão dos vereadores eleitos sobre o novo prefeito
TRANSIÇÃONão tem motivo para o prefeito Hildon Chaves não acolher o pedido do prefeito eleito Leo Moraes para adiantar a transição. Leo precisa de t