Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Robson Oliveira

Resenha política 16/10/10


 Resenha política 16/10/10 - Gente de Opinião

 


Baixaria


Pelas peças veiculadas no programa eleitoral do candidato governista K-Ula comprovam a previsão feita pela coluna de que a temperatura da campanha subiria com a velha e surrada campanha de bater da 'cintura pra baixo'. Ou tudo ou nada. Não encontraram outra alternativa para conter a disparada do adversário, visto que as pesquisas divulgadas são amplamente desfavoráveis ao candidato 'chapa branca'.

Tiro no pé


Quem acompanha as análises dos principais colunistas do eixo Rio-São Paulo sabe que a opção por peças televisivas agressivas e acerbas podem ser um tiro no pé. Aqui, em outras campanhas, o expediente já foi utilizado. Nem sempre colou.

Boataria


Outro velho expediente utilizado por quem está sentindo a campanha se esvair pelas mãos é acionar a 'radio corredor', disseminando boatos negativos, em especial junto ao servidor público. Já foi o tempo em que as pessoas eram desinformadas e os boatos tornavam-se verdade por falta de notícias. Hoje vivemos a era digital, com informações em tempo real, propiciando ao cidadão separar a verdade da mentira.

Resenha política 16/10/10 - Gente de OpiniãoEscalação


Não passou despercebido a escalação feita dos futuros secretários do Governo de Confúcio Moura divulgadas pelo adversário . Oxente, o homem nem ganhou as eleições e já estão escalando nomes para o primeiro escalão? É premonição? Perguntar não ofende.

Resenha política 16/10/10 - Gente de OpiniãoDebate


O debate entre os candidatos a governador promovido pela REDE TV revelou que ambos precisam melhorar a intimidade com a TV. Fizeram entre si perguntas longas e sem muito sentido político. Percebia-se um clima tenso por acusações já conhecidas. Os candidatos precisam utilizar o tempo com mais eficiência e falar para o eleitor com mais clareza.

Resenha política 16/10/10 - Gente de OpiniãoComparações


É preciso avaliar as propostas que cada um promete na campanha e compará-las nos debates. Somente assim o eleitor poderá verificar quais as mais exequíveis e quais as absurdas. Além, é claro, distinguir entre os dois qual é capaz de cumprir com o que promete.

Resenha política 16/10/10 - Gente de OpiniãoGolpe
 

No primeiro debate deu para perceber que o candidato K-Ula colheu dados negativos da administração pública em Ariquemes, município administrado por duas vezes pelo adversário, para confrontá-los com os apresentados por Confúcio Moura. O candidato peemedebista foi surpreendido e acusou o golpe. K-Ula, que vinha sendo nocauteado nos debates, conseguiu levar às cordas o adversário, mas os golpes não foram capazes de levá-lo ao tatame.

Resenha política 16/10/10 - Gente de OpiniãoEncontro
 

O próximo encontro marcado entre os dois candidatos é na segunda-feira, na TV Candelária (RECORD), às 21 horas. Os candidatos já estão se preparando, em especial para não serem surpreendidos. As assessorias analisam os dados das administrações dos dois com lupa. Educação, Segurança e Saúde serão os temas mais abordados.

Resenha política 16/10/10 - Gente de OpiniãoRede
 

Na internet, os partidários de Confúcio e k-Ula travam uma luta feroz de acusações e provocações. A mais nova é a votação irrisória (68 votos) obtida por K-Ula quando se candidatou a vereador em Rolim de Moura. Aliás, esta foi a única vez que o governador colocou o nome para apreciação do eleitor.

Resenha política 16/10/10 - Gente de OpiniãoCaleidoscópio


Outra gozação que caiu na rede foi extraída do livro escrito por Confúcio Moura, de que ele queria ser Tiziu (vixe). O livro tem tudo para virar um best-seller na província depois que virou material de campanha nestas eleições. Há passagens engraçadas e episódios pitorescos registrados pelo autor. Não é uma obra fantástica, mas dá pra rir.

Resenha política 16/10/10 - Gente de OpiniãoApoio
 

Anunciada como uma grande adesão, o PSDB sem votos de Rondônia declarou apoio ao candidato do PPS, João K-Ula. No mesmo instante em que a turma sem votos era clicado no comitê governista, os tucanos com votos (Euclides Maciel e Jean Oliveira) eram fotografados num grande ato público na Casa de Shows Forasteiro ao lado de Confúcio Moura. Não podemos esquecer que PSDB e PPS estão coligados nacionalmente e na maioria dos Estados, pois a adesão anunciada com pompa não foi uma novidade. São fatos que ninguém pode negar.

Violência


Não há um único dia em Rondônia que não ocorra um homicídio. A violência campeia solta sem que os órgãos responsáveis pela área diminuam estes índices. Infelizmente nosso estado virou um campo de batalha e os homicídios agora são duplo, triplo, alguns, quintúplos. Esse é um bom tema para se debater na TV ao invés dos impropérios mútuos.

Aliás...


É uma bobagem achar que há na face da terra imprensa imparcial. É mentira. Jornalista é gente e tem suas convicções políticas e sociais. O que não pode acontecer é falsear a verdade para atender interesses escusos. Lado tem, e deve assumir qual de forma digna. Ao leitor cabe avaliar a informação e sopesar a veracidade. Já que fatos são fatos.

Livre


A nossa Carta Magna preconiza como cláusula pétrea a liberdade de manifestação do pensamento e a liberdade de imprensa. Assim como impõe freios e contrapesos nos excessos que eventualmente cometam contra a honra de terceiros. Portanto, o colunista tem amplo arbítrio de fazer suas conjecturas da forma que lhe convém, desde que observe os freios legais. Resta ao leitor concordar ou não. Afinal, coluna assinada reflete a posição do autor sobre os fatos que aborda. E sempre haverá quem discorde. É por essas e outras que defendemos a democracia.

Datafolha
 

O festejado instituto datafolha divulgou mais uma rodada de pesquisa e mediu o tamanho da queda da candidata do PT, Dilma Rousseff. A novidade é que, pela nova pesquisa, a queda foi contida. Uma campanha que aparentava ser fácil para a petista engrossou no segundo turno. Como Serra não tem a simpatia de Marina, sua onda pode ser mesmo uma marolinha. Isso é o que esperam os petistas. Em todo caso, a cada nuvem carregada que aponta no horizonte acende o alerta de tsunami nas hostes dilmilmistas. Nunca antes na história desse país se aguarda com tanta ansiedade o dia 31.
 

Escândalo


Já está sendo preparanda uma peça para campanha eleitoral como o envolvimento de um rebendo famoso enrolado num episódio de compra de carros importandos. Tem um ditado que diz: Quem com ferro fere, com ferro será ferido. Vai ao ar dependendo da necessidade.

Verso e Reverso

A respeitada jornalista e colunista da Folha de São Paulo Mônica Bergamo publicou na edição de sábado (16) furo sobre o aborto, tema que deu muita dor de cabeça para Dilma Rousseff. Só que agora quem vai ter que se explicar é José Serra, pois sua mulher Mônica Serra teria dito a ex-alunas no curso de dança da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) que se submeteu a um.

Na íntegra o furo da colega.

“E agora, Zé? - Usado e abusado à exaustão, durante o horário eleitoral gratuito e nos atos de campanha do presidenciavel tucano José Serra, o tema do aborto parece se configurar um tiro que saiu pela culatra. A julgar pela notíca de que mulher dele, Mônica Serra, teria revelado que fez um aborto quando estava no exílio com o marido, o candidato caiu na própria armadilha.”

Feto


É lamentável uma campanha nacional ter como principal discussão o aborto, na perspectiva da moral e da religião. O pior é assistirmos a forma distorcida como colocaram o tema na pauta dos debates, obrigando os candidatos a mudarem de opinião por interesses meramentes eleitoreiros. Tanto Serra quanto Dilma possuem opiniões semelhantes sobre o tema, mas mudaram para atender a campanha. Agora, com a informação de Mônica Bergamo, apareceu um feto. Ela informa ainda que Zé (o Serra), após a notícia, quer abortar o assunto.

Insepulto


Hoje, 16 de outubro, está completando vinte anos do assassinato do ex-senador Olavo Pires. Vez por outra o féretro é lembrado nas campanhas. Mas o jovem eleitor de hoje, entre a idade de 35 a 16 anos, nem sabe quem foi o ex-senador.

 

Siga o Gentedeopinião no Gente de Opinião



 Fonte:  Robson Oliveira - robsonoliveirapvh@hotmail.com
 
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube / Turismo   /  Imagens da História


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O ex-senador Valdir Raupp pode retornar à ribalta política em 2026

O ex-senador Valdir Raupp pode retornar à ribalta política em 2026

PLO encontro promovido em Ji-Paraná pelo PL revelou mais no que não foi dito do que o que falaram em seus discursos os líderes da direita rondoniens

Deputado federal Lúcio Mosquini (MDB) adiantou que projeta sair candidato a governador

Deputado federal Lúcio Mosquini (MDB) adiantou que projeta sair candidato a governador

PROJETOEm conversa com este cabeça chata, o deputado federal Lúcio Mosquini (MDB) adiantou que projeta sair candidato a governador dependendo do cen

As eleições municipais rondonienses traçaram um novo cenário

As eleições municipais rondonienses traçaram um novo cenário

TRANSIÇÃOAs equipes de transição foram indicadas pelo prefeito eleito Leo Moraes e pelo atual prefeito Hildon Chaves para que todos os dados sejam pr

Somente alguém muito ingênuo não previa pressão dos vereadores eleitos sobre o novo prefeito

Somente alguém muito ingênuo não previa pressão dos vereadores eleitos sobre o novo prefeito

TRANSIÇÃONão tem motivo para o prefeito Hildon Chaves não acolher o pedido do prefeito eleito Leo Moraes para adiantar a transição. Leo precisa de t

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)