Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Robson Oliveira

Resenha política 28/08/2013


Encerrado A Câmara Federal define hoje pela cassação do deputado federal Natan Donadon depois que o Supremo Tribunal Federal mandou recolhê-lo ao presídio da Papuda para cumprir sentença transitada em julgada pelos malfeitos cometidos na Assembleia Legislativa de Rondônia. Com isso, o parlamento faz sua parte e encerra o triste episódio.

Manobra Enquanto a Câmara Federal se livra de um parlamentar segregado, a Câmara Municipal de Porto Velho recebe um pedido de afastamento por trinta dias dos vereadores presos na 'Operação Apocalipse'. A manobra visa evitar que os edis percam os mandatos por faltarem consecutivamente ao número mínimo de sessões já que o Tribunal de Justiça tem negado os habeas corpus para os encalacrados.

Chicana Para a concessão dos pedidos de licença o regimento da Câmara Municipal elenca objetivamente quais sãos os critérios para sua autorização e não há nenhum dispositivo que permita a licença para que o edil possa cumprir pena de constrição física até que consiga um alvará de soltura. Caso conceda, a edilidade de Porto Velho estará inovando: além de tripudiar de uma decisão judicial.

Atributos É triste verificar como nossas autoridades tratam com desdém as manifestações culturais de Rondônia e suas datas históricas. Faltam planejamento, interesse político, conhecimento e, fundamentalmente, pessoas capacitadas para tratar da área. O Flor do Maracujá, uma festa que era pra ser junina, começou no final de semana de forma capenga e sem atrair o interesse da população como anos atrás. Não poderia ser diferente numa área onde são indicadas pessoas por outros atributos e não a meritocracia tão anunciada pelo mandatário de plantão.

Vaias O tradicional desfile de sete de setembro em Porto Velho pode virar uma grande dor de cabeça ao governador Confúcio Moura porque estão organizando um gigantesco protesto para vaiar sua presença no evento. O eco pode aumentar com a presença dos sem terra na capital que começam a acampar hoje no pátio do Incra.

Trepidação Quem também não sairá ileso dos protestos da “pátria” é o prefeito Mauro Nazif. As primeiras chuvas começam a cair em Porto Velho anunciando que vem por aí muita lama e buraco. Terminado o verão e nenhuma obra significativa foi executada nesta oito meses de administração. Prometeram iluminar a cidade, pavimentar os bairros e concluir os viadutos e nenhuma dessas promessas foi cumprida. Quem gostou do tapa buraco feito nas principais vias foram as casas de autopeças e oficinais mecânicas que estão bombando com a quebradeira provocada nos veículos pela trepidação do tapa buraco. Nazif merece as vaias, assim como Moura.

Lorota Não bastasse a lentidão nos processos de transposição dos servidores estaduais para os quadros da União, estão enganando os servidores municipais com a promessa de que também fazem jus ao processo de transposição. Uma lorota que não possui sustentação jurídica e serve apenas para aumentar o descrédito da população com suas autoridades.

Paralisia O comércio de Rondônia sofre o reflexo da crise cambial e os empresários estão preocupados com a paralisia que afeta todo o comércio. O pior é que o único incentivo anunciado por aí é a melhoria dos mecanismos de cobrança de impostos. Abrir mão de receita ninguém anuncia.

Mistério Qual mistério estaria por trás do assassinato brutal da jovem Naiara Karine que levou seus pais a irem embora de Rondônia depois de sofrerem supostas ameaças? Nos bastidores falam que há suspeitas do envolvimento de figurões no crime macabro, mas publicamente é tratado a passos de tartaruga. Será que vai ser um mais um crime sem esclarecimento total? Com a palavra a polícia. Não fosse filha de pessoas humildes o mistério estaria desvendado.

Autofagia I Em nota o Partido dos Trabalhadores tornou público uma censura meia boca ao ex-prefeito Roberto Sobrinho, a parlamentares e outros filiados de menor escalão. A nota foi tão tímida que mereceria uma outra dando um puxão de orelhas em quem a redigiu.

Autofagia II Já o sindicalista e petista graduado Itamar Pereira, em artigo publicado em diversos sites, revelou que há dirigentes do partido se relacionando de forma promíscua com as tetas da viúva. As trocas de acusações pela mídia entre petistas é saudável porque traz à tona fatos até então obscuros e propicia ao eleitor avaliar melhor o que cada grupo faz em surdina.

Introspecção Há algo no ar mais do que aviões que provocam tanto barulho nos céus de Rondônia...

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O  governo federal mexeu num vespeiro ao decidir monitorar as movimentações do PIX

O governo federal mexeu num vespeiro ao decidir monitorar as movimentações do PIX

EMENDASO ano começa com as atenções voltadas ao Supremo Tribunal Federal que deverá pautar temas polêmicos neste semestre e que vão refletir no Cong

Não há nenhuma incompatibilidade em reunir na mesma estrutura a pasta ambiental e a agrícola

Não há nenhuma incompatibilidade em reunir na mesma estrutura a pasta ambiental e a agrícola

REFORMAA reforma administrativa feita pelo prefeito eleito, Léo Moraes, reflete a forma pela qual pretende administrar a capital pelos próximos quat

Léo Moraes vai enxugar a máquina administrativa de Porto Velho

Léo Moraes vai enxugar a máquina administrativa de Porto Velho

REFORMAO prefeito eleitor, Léo Moraes, vai enxugar a máquina administrativa da capital fundindo secretarias afins para economizar recursos públicos

O Conselheiro do TCE, Valdevino Crispim, suspendeu a inauguração da nova Rodoviária

O Conselheiro do TCE, Valdevino Crispim, suspendeu a inauguração da nova Rodoviária

DEMISSÃOA exoneração do Secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Júnior Lopes, não alterou a situação de custodiado. Desde a prisão ele foi levado

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)