Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Samuel Saraiva

Petição a Presidenta Dilma


Proposta defende a adoção de disciplina específica na grade curricular, desde os primeiros anos de estudo até a conclusão do ensino médio, a fim de despertar na criança e no adolescente o interesse na preservação do meio-ambiente e o compromisso com princípios morais essenciais à existência humana, capacitando-os na identificação e solução de conflitos sem o uso de violência, promovendo assim uma educação voltada para a ética, à cidadania e à paz.

 

 

 

À Excelentíssima Senhora Dilma Rousseff

Presidenta da República Federativa do Brasil

Washington DC Area, 08/12/2011

 

Senhora Presidenta,

Mesmo residindo há mais de 20 anos longe do Brasil, não consigo ser indiferente aos assuntos concernentes ao meu País.  Sabedor de seu compromisso governamental com questões relevantes e imbuído dos valores de cidadania, ética e justiça social que permeiam o seu governo, permita-me sugerir à Senhora determinar o exame da seguinte proposta:

A harmonia entre os indivíduos é plataforma para uma convivência feliz. Onde existem consideração e sentido comunitário, a possibilidade de busca de vantagem pessoal em detrimento do direito social diminui. Num mundo onde há crise de valores, é de suma importância que cada cidadão seja estimulado desde a infância até a idade adulta a desenvolver um sentido de justiça, preservação e respeito. Um povo só avança socialmente quando educado, só preserva o meio ambiente quando instruído e só respeita o próximo quando o ensino permite o vislumbre e a observância de valores morais e éticos.

Não basta saber ler e escrever. É necessário que se desenvolva uma sensibilidade às injustiças, à tomada de atitudes e à adoção de compromissos. É preciso que se promova o entendimento de problemas sociais que habilite o indivíduo a interagir com os que estão ao seu redor, pois é através da consciência de si próprio e do outro que decisões positivas sob o ponto de vista ético/moral podem ser alcançadas.

O investimento na educação moral e ética do indivíduo é sinônimo de economia para o Estado. A repreensão à corrupção através de um sério processo educativo é a única forma que dispõe o governo de plantar os alicerces para uma sociedade mais justa e humanitária e inibir essa prática abominável que se encontra enraizada em nosso meio.  Ao ressaltar a importância do decoro para os jovens que estão em formação, o País só tem a lucrar. A resolução de conflitos de forma inteligente e ética desencorajaria até mesmo a prática de bullying, outro grave problema enfrentado em nossas escolas.

Sabemos que nos vácuos da educação revigora-se a marginalidade. Estudos da ONU apontam o Brasil como o país de maior índice de homicídios do mundo. Temos um sistema prisional abarrotado e uma Justiça emperrada com processos que poderiam ser minimizados - senão evitados - se já existisse uma organização educacional no sentido de priorizar as relações humanas. O ensino voltado para a ética, à cidadania e à paz capacitará os jovens na identificação e solução de conflitos e desestimulará o uso da violência. Desejamos que cidadãos de bem sejam formados nas escolas e que esse conhecimento seja repassado para toda a sociedade a fim de que em nosso país haja um desenvolvimento com maior equilíbrio e justiça social.

Certo de que a Senhora entenderá o alcance da presente proposta e as inúmeras vantagens que poderão decorrer de sua implantação, despeço-me cordialmente torcendo pelo sucesso de sua administração e conseqüente êxito de toda nação brasileira.

Respeitosamente,

Samuel Sales Saraiva

Email: sss.usa@comcast.net

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Enquanto uns substituem os outros ao longo de séculos e milênios, a lenda de que um “Salvador” surgirá para resgatá-los desse delírio crônico, continua…

Enquanto uns substituem os outros ao longo de séculos e milênios, a lenda de que um “Salvador” surgirá para resgatá-los desse delírio crônico, continua…

CRISTÃOS esperam por Jesus há 2.000 anos.Os MUÇULMANOS esperam por um messias da linhagem de Maomé há 1.300 anos.Os HINDUS esperam por Cali há 3.700

Ranço cultural religioso impõe bloqueio a mentes aprisionadas nas bolhas socioculturais

Ranço cultural religioso impõe bloqueio a mentes aprisionadas nas bolhas socioculturais

Contrariando os costumes da sua época, na qual "Deus abençoava os ungidos com poder, mulheres e concubinas" (e seus preceitos seriam eternos, e não

Tragédia anunciada: furacão varrerá sul dos Estados Unidos

Tragédia anunciada: furacão varrerá sul dos Estados Unidos

Washington DC – O furacão “Milton”, de categoria 4  e extremamente perigoso, aumentou de categoria na terça-feira enquanto avançava em direção à F

Realidade ou Fantasia, Fato ou Fake?

Realidade ou Fantasia, Fato ou Fake?

Esse planeta se chama Terra; é habitado por HUMANOS!  Se dizem adoradores de Deus, mas se matam para impor suas religiões; possuem ínfima racionali

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)