Segunda-feira, 30 de agosto de 2010 - 06h18
POR QUE VOTAR EM FÁTIMA CLEIDE PARA O SENADO
Um chamado a reflexão dirigido ao povo de Rondônia
Dia 3 de Outubro o sistema democrático brasileiro dará aos eleitores oportunidade de escolher quem irá governar o Brasil, os estados federativos, e quem os representará no Senado e na Câmara de Deputados. Neste momento, você, Eleitor, é majestade e tem poder de confiar os cargos a quem quiser, dentre os candidatos. Mas, se errar na escolha, só terá oportunidade de corrigir o erro dentro de 4 anos, no caso de governantes e deputados, ou em 8 anos, se for Senador .
FÁTIMA É EXEMPLO NOTÁVEL DE FICHA LIMPA
Como correspondente do site jornalístico “GENTE DE OPINIÃO” em Washington, D.C, a capital dos EE.Unidos, sempre ligado aos interesses de minha terra, Rondônia, e de meu País natal, o Brasil, não poderia deixar de comentar o momento político e recomendar a reeleição da Senadora FÁTIMA CLEIDE, por várias razões, pelo enorme BEM que continuará a trazer ao Povo e ao Estado de Rondônia. É o momento de o eleitor pôr em prática os princípios que a mídia diz faltarem aos políticos, do Vereador ao Senador, do Prefeito ao Presidente da República, tendo como ponto de partida a LEI DA FICHA LIMPA, de iniciativa popular. Foi o povo quem pediu essa lei. Agora que o ordenamento foi aprovado, o eleitor deve deve prestigiá-la, fazendo o que a Justiça demora a fazer por causa da burocracia processualística.
Militei no PDT, do qual fui fundador em Rondônia, por indicação do saudoso Líder Leonel Brizola, e, depois, no PMDB, Partido pelo qual fui suplente de deputado federal. A “Política” equivocada do Governo FHC, com juros altíssimos, chegando a 45,67% ao ano em novembro de 1997, retirando do Brasil a competitividade nas exportações e atraindo capital especulativo, impediu nosso crescimento e aumentou consideravelmente nossa dívida interna e externa. Para se ter uma idéia comparativa, em Nov./1999 o Banco Central Europeu cobrava taxa de 3% a.ano, o BC americano (FED), 4,75% e o nosso Bacen, dia 10.11.1999, sob FHC, aplicava a taxa de 18,97% ano.
COMPARAÇÃO ENTRE OS GOVERNOS LULA E FHC
No Governo Lula a taxa se acha neste momento em 10,16%, mas esteve em 8,65% por vários meses. Além disso, o Governo FHC foi marcado pela privatização de grandes empresas, chegando ao absurdo de financiar os americanos com dinheiro do BNDES a juros subsidiados de 4% ao ano para que nos comprassem a Eletropaulo, uma distribuidora de energia. Sequer financiou a construção de matriz enérgica, o que o Gov. Lula faz agora no rio Madeira. Enquanto, no mesmo período, o Governo FHC tomou emprestado milhões lá fora pagando o dobro da taxa (8% a.ano) para trazer energia da hidrelétrica de Buri, na Venezuela, para Roraima. Vendeu a Cia. telefônica de S.Paulo em reais, ao invés de em moeda de livre conversibilidade, de sorte que, ao desvalorizar a moeda brasileira em 40% no início do seu segundo mandato, os espanhóis que a compraram tiveram automaticamente um desconto de 40% no valor do negócio, pagando o saldo da dívida para beneficiar-se do momento, coisa de 2 bilhões de reais.
Como o candidato Serra fez parte desse governo e não tem nada de novo a oferecer, o povo teme mudança apenas para pior, daí o crescimento da candidatura de Dilma Roussef, do PT, uma esperança de continuação das políticas que estabilizaram o País e elevaram o salário mínimo a níveis que só foram conhecidos na Ditadura Vargas. No tempo de FHC, o salário mínimo andou em torno de 100 dólares, contra mais de 250 hoje.
APOIO DE FÁTIMA CLEIDE AOS BRASILEIROS NO EXTERIOR
Foi durante os anos difíceis do governo FHC que emigrei em busca de melhores oportunidades. Consegui estabelecer-me nos EUA e filiei-me à Associação de Jornalistas Hispânicos para dar voz e assim ajudar os brasileiros indocumentados, aqui chamados de “Ilegal Aliens” que executam os serviços mais desqualificados no País, gente que vive nas sombras em constante risco de deportação, sem direito a nada, só a trabalhar pela metade do salário normal que se pagaria a um trabalhador “legal”.
Tenho uma luta de alguns anos em favor desse contingente de brasileiros, entre os quais se acham milhares de Rondonienses, meus conterrâneos, a quem procuro ajudar de uma forma ou de outra nos limites de meus escassos recursos. Tenho nessa batalha o apoio do Deputado Manoel Junior da Paraíba (pedi ajuda em primeiro lugar ao deputado Donadon, e ele declinou) e da Senadora Fátima Cleide que foi enfatica: Vamos ajudar sim. Conte comigo nesta luta! Só por isso ela já mereceria meu apoio irrestrito.
É preciso lembrar que os brasileiros que vivem e trabalham fora do País são responsáveis por mais de 7 bilhões de dólares que ingressam na economia brasileira, sem que a Pátria lhes dê qualquer retorno. Quando um é pego para deportação, fica meses atrás das grades, sofrendo humilhações, porque não há dinheiro para lhe pagar a passagem de retorno ao Brasil. Quando morre, as famílias encontram dificuldades para o traslado. Sem contar com outras dificuldades que decorrem das diretrizes ultrapassadas ou limitadas vigentes no Ministério das Relações Exteriores que precisam ser adequadas a realidade. O imigrante precisa ter sua importancia reconhecida através de políticas específicas do Governo. Daí, a razão do PLP. 559/2010 apresentado pelo Dep. Paraibano.
POVO NÃO É BURRO PARA MUDAR TIME QUE ESTÁ GANHANDO
Tanto aqui nos Estados Unidos como ai o sucesso das eleições presidenciais, bem como dos candidatos do Partido do Presidente, é resultado das políticas macroeconômicas. O eleitor não quer saber de filigranas nem de discursos dogmáticos. Antes de mais nada, deseja emprego, estabilidade, controle da inflação e uma política que lhe mantenha acesa a esperança no futuro de seus filhos, de sua família.
Ora, o Brasil nunca esteve tão bem no cenário mundial, nunca antes teve reservas cambiais expressivas, sem dinheiro do FMI, do qual o Governo Lula se livrou. Sim, aquele FMI que ainda no governo FHC nos ditava regras e políticas econômicas desastrosas, para maior sofrimento do povo. Por isso, a Ministra Dilma Roussef ganhará a eleição, porque o povo não é burro para TROCAR TIME QUE ESTÁ GANHANDO.
ELEIÇÃO DE DILMA E FÁTIMA FACILITARÁ RECURSOS PARA RONDÔNIA
Conhecendo bem as raízes rondonienses e o trabalho da Senadora Fátima Cleide, de quem tive a honra de ser colega nos gloriosos tempos de ginásio Brasil em Porto Velho, não poderia omitir-me de publicar neste Site, como “Gente de Opinião” que sou, minha avaliação sobre quanto é importante a RECONDUÇÃO DA SENADORA FÁTIMA CLEIDE AO SENADO, principalmente diante da vitória da candidata do PT à Presidência, DILMA ROUSSEF, a escolhida de Lula para sucedê-lo.
Os laços de amizade e mútua confiança que unem a Senadora Fátima Cleide à candidata presidencial que as pesquisas apontam como vitoriosa já no Primeiro Turno são garantia de que Rondônia receberá a melhor atenção do Poder Central também no próximo governo, cabendo lembrar que as mais importantes obras em andamento em Rondônia durante o mandato de Ivo Cassol são iniciativa, e responsabilidade e visão do Governo Lula, do Partido da Senadora Cleide.
Por outro lado, a ligação partidária e a amizade pessoal da Senadora Fátima Cleide com a Candidata Dilma, que deverá sair vitoriosa logo no primeiro turno, segundo as pesquisas sinalizam, redundará em grande benefício para Rondônia. Ninguém, no mundo real, nega que a boa vontade e a simpatia geram decisões favoráveis. Quando um amigo, um compadre, pleiteia algo, legal mais difícil, é decisiva a inclinação, humana e natural, no sentido de prestigiar o amigo, no caso, a AMIGA. Coisas como a construção da Ponte sobre o Mamoré, para ligar Rondônia aos portos do Pacífico, sejam no Chile ou no Peru, através da Bolívia, dependerá da atuação da Senadora Fátima Cleide. Ela já foi fundamental na eleição dessas obras que serão executadas no próximo governo, o dela.
FICHA SUJA BLEFA DE “VALENTE” PARA ENGANAR O POVO
Valho-me, pois, deste site jornalístico para bradar ao povo: Eleitores, amigos, concidadãos, rondonienses de nascimento e de coração, ouvi-me! O Candidato ao Senado que, em entrevista, disse que será SENADOR EFICIENTE porque dará murros na mesa, algo que os atuais representantes de Rondônia, sejam deputados, sejam senadores, não fazem, disse ele, IGNORA totalmente o funcionamento das Casas do Legislativo brasileiro ou de qualquer país. Está totalmente despreparado para a função, a julgar pelo seu perfil truculento e por suas palavras.
No Senado, ou na Câmara de Deputados, as decisões, sejam para aprovar lei ou qualquer outra coisa, são tomadas por colegiado, pela MAIORIA DE VOTOS em Plenário, a menos que haja “Acordo de Liderança”, algo costurado mediante cuidadosa negociação, sem murros na mesa ou na cara e, menos ainda, gritos. Consegue as coisas quem tem maioria (a bancada governista) ou quem faz Acordo. Quem se propuser a esbravejar achando que alcançará seus intentos na base do gogó, da truculência, do MURRO NA MESA, será objeto de escárnio, de ridículo. Só servirá para dar seu voto, sob a orientação do líder de seu Partido, sempre alguém experiente e negociador.
De fato, Legislativo é o PODER que funciona na base do debate inteligente, de discussão das matérias, do convencimento. Rondônia não merece ter candidato que insulte a inteligência do POVO ao dizer que prestará serviços a seu Estado dando murros na mesa. Se fosse assim, Rondônia faria melhor se elegesse para o Senado da República um macaco bugio de suas florestas no Guaporé, o nosso famoso Guariba, também conhecido como “macaco gritador” na América Central. Dum capelão de guariba ninguém ganha, se a virtude for gritar. E ainda haveria a vantagem de que nosso Senador bugio seria barato, contentando-se com banana e folhas.
Não esqueçamos de que representar o Estado no Senado não é a mesma coisa que ser capataz de obras, onde os homens competentes são os que planejam e executam. O Senador precisa de capacidade para debater de improviso, ter conhecimento de retórica, de lógica, para discutir políticas internacionais e domésticas, enfim, precisa de ter CULTURA. Se não tiver, ou abrirá a boca para ser objeto de chacota, ou se fingirá de morto, calando a matraca, para não ser julgado pelos pares.
Na sábia lição do sagrado Livro de Provérbios, “Até o insensato passará por sábio, se ficar quieto, e, se contiver a língua, parecerá que tem discernimento”. Tocador de obra ou banqueiro de bicho, por mais sucesso que tenha, não pode ser eleito para fazer cirurgia. Há qualificação específica para cada função. Não devemos votar em demagogo ou em quem tem FICHA SUJA, gente que apareceu no Jornal Nacional porque armou arapuca na própria casa, traindo a confiança das pessoas. A traição é o único pecado para o qual não existe perdão. E quem assim opina é o próprio criador da doutrina de conquista do Poder, Nicolau Maquiavel, há cerca de cinco séculos.
FÁTIMA E COMPETENTE E TEM PRESTíGIO MORAL EM BRASíLIA
A Senadora Fátima Cleide prestigiada a ex-Ministra Dilma Roussef tem traquejo, é leal ao povo que a elegeu; está empenhada no desenvolvimento de Rondônia, quer seja na sua infraestrutura (as usinas do Madeira são obras federais, de iniciativa federal, e sua construção foi decidida apesar do governo local), quer seja no apoio a investimentos na indústria, graças a sua larga visão. Sua sensibilidade ao projeto para construção de uma indústria de alimentos desidratados, que tem a válidade extendida, é admirável e importante. Essa indústria, de alta tecnologia, garante a conservação dos alimentos por longos períodos, possibilitando que Rondônia abasteça mercados distantes com seus produtos florestais e agrícolas. Nas crises como as enchentes em Alagoas e Pernambuco, ou as semelhantes no Paquistão, onde alimentos de longa durabilidade poderiam salvar centenas de milhares, essa indústria “Freeze Dry” é fundamental. Existe, com tecnologia americana, em poucos lugares do mundo.
SENSIBILIDADE DEMOCRÁTICA, JUSTIÇA E AMPARO MINORIAS
A Senadora Fátima Cleide defende também uma linha que considero fundamental para melhoria dos escandalosos índices de segurança que envergonham o Brasil e Rondônia em particular. Não é com o aumento de efetivo policiais ou com mais arsenal de guerra que vamos melhorar nossa segurança: é com apoio à formação da família, uma instituição divina; é com o incentivo à paternidade responsável. Sua sensibilidade democrática a levou a amparar minorias, que devem ser respeitadas pelas maiorias nas democracias. Não é apedrejando “gays” ou os enforcando, como pregam os mulçumanos, ou os mantendo no “armário”, envergonhados, que iremos melhorar o país. O Cristianismo que o País professa é uma religião que conquista pelo amor; que prega a transformação de dentro para fora, pelo amor maior, o de Jesus Cristo, que amou e ama o pecador, sem amar o pecado.
Os que acusam a Senadora de incentivar as uniões ditas “homoafetivas” querem lançar sobre seus ombros um problema, um fardo, se fardo e problema forem, que é de toda a sociedade. É preciso estudar bem o assunto, porque o homossexualismo não é opção do indivíduo, é algo que nasce com ele, segundo muitos. Ora, manter essas uniões homoafetivas na ilegalidade em nada ajuda a quem quer que seja, mas isso de modo algum implica incentivo ao homossexualismo, da mesma forma como Cristo, provocado por escribas e fariseus a julgar uma mulher pega em flagrante com um homem que não era seu marido, não quis promover o ADULTÉRIO, que já foi até descriminalizado na lei penal brasileira, mas a lei mosaica mandava punir com a morte. Eles, manhosamente, disseram: “Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultério. E na Lei nos mandou Moisés que tais mulheres sejam apedrejadas; tu, pois, que dizes?” Claro, era uma artimanha para acusa-lo.
Ao colocar minorias sob o manto da lei, a menos que se queira impor a lei mulçumana no Brasil, a Senadora lida com realidades, tirando esqueletos do armário, sem, contudo, pretender incentivar de qualquer modo a união do mesmo sexo. Foi essa a idéia que me passou, quando lhe indaguei sobre o assunto. Sua posição é a de que o par andrógino, homem e mulher, é necessário para a renovação da sociedade, de acordo com a programação divina. Infelizmente, aqui e ali uma família enfrenta o problema, aflitivo, quase sempre, e a posição da Senadora é no sentido de apaziguar, lidando com realidades, sejam quais forem. Quem tiver filho ou filha num relacionamento homoafetivo entenderá bem o alcance do seu projeto. Devemos lembrar sempre que uma Democracia se caracteriza pelo respeito às minorias.
FÁTIMA SEMPRE TEVE A EDUCAÇÃO COMO PRIRIDADE
A Senadora Fátima Cleide me surpreendeu quando conversamos a bordo de um avião de carreira num vôo de Brasília a Porto Velho. Citou-me o sagrado Livro de Provérbios, que diz: “ENSINA A CRIANÇA NO CAMINHO EM QUE DEVE ANDAR, E AINDA QUANDO FOR VELHO NÃO DESVIARÁ DELE”. É impressionante como os gregos também pensavam nessa mesma linha. Pitágoras ensinou: “Educa a criança e não terás de castigar o adulto”. Antes de dedicar-se a combater exclusivamente o traficante, o que vende, é preciso conscientizar o CONSUMIDOR de que ele é a causa primária do tráfico de drogas” , ponderou a Senadora. Concordo com ela plenamente. Cuidando da criança, do jovem, proporciando-lhe espaço de estudo e trabalho, consegue-se resultados bem maiores e melhores, talvez com menos dinheiro.
APELO FINAL
Pelo conjunto de suas qualidades; pelo BEM que sua reeleição representa para Rondônia; pelo que de melhor advirá para o Estado com a Senadora Fátima Cleide no Senado, tendo Dilma Roussef na Presidência da República, é que convido o leitor em geral e os amigos em particular a pesarem o quadro político, a avaliarem com calma as vantagens para o Estado, vantagens que de forma direta ou indireta beneficiarão a todos os rondonienses, para reconduzi-la, pelo voto soberano, ao SENADO DA REPÚLICA, que ela, FICHA LIMPA, tem merecido, honrando RONDÔNIA e contibuindo para seu desenvolvimento.
Fonte: Samuel Saraiva - us3000@comcast.net
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião noTwitter / YouTube
Turismo / Imagens da História
Denúncia: a face desumana do regime comunista Chines, parceiro de Lula, Dilma e o PT
A denúncia publicada hoje pelo Epoch Times, em artigo da repórter Cindy Li, redatora baseada na Austrália, com foco em tópicos relacionados à China,
Últimas notícias da imprensa americana sobre os misteriosos drones
Este não é o enredo de “Guerra dos Mundos”, mas sim o resultado de vários possíveis avistamentos de drones nas últimas semanas. Os objetos voadores
Os ignorantes que formam a parcela majoritária da população do planeta, são facilmente recrutados, rotulados, enganados e treinados para hipotecar c
A Newsweek publicou essa semana matéria do repórter Jordan King, sobre a ameaça concreta e alcance de uma guerra nuclear, à medida que as tensões gl