Domingo, 26 de junho de 2016 - 14h45
(Umirim, Ceará, 1906 – São José do Rio Preto, São Paulo, 1993) - Militar, Servidor Público, microempresário, construtor.
Mas foi como carpinteiro, praticando um dos ofícios mais antigos e nobres da humanidade, que se destacou, combinando conhecimentos técnicos e aptidões artísticas com simplicidade, honradez e abnegação, escolhendo para si a mesma profissão que Jesus exerceu há mais de dois mil anos.
Nos evangelhos, São Marcos narra que os doutores assim comentaram quando o Mestre pregou pela primeira vez na sinagoga: “Não é esse o carpinteiro?"
Homem de natureza pacifica, Antônio Sales carregava em sua essência um sentido inato de justiça. Comenta-se que, em certa ocasião, quando desempenhava a função de ‘intendente’, duas vizinhas que moravam nas redondezas compareceram à delegacia disputando o direito de propriedade sobre uma galinha.
Num lampejo de discernimento Salomônico, ele colocou o bípede embaixo do braço e pediu que elas o acompanhassem. Ao soltar a ave na linha imaginável que dividia o terreno desprovido de cerca, a penosa dirigiu-se ao poleiro habitual, dando assim por encerrada a disputa.
Com a mesma perspicácia e singularidade, cruzou o rio da vida após uma caminhada de 86 anos. Partiu deixando uma imensa saudade, restando seu gracioso e inseparável guarda-chuva, que também o abrigava nos dias sol, na modesta sala da casa que lhe serviu de ultima morada na terra.
Sua epopeia começou ainda menino. Seus pais, Antônio Ferreira de Farias e Francisca de Paula Sales, formaram parte da legião de nordestinos que foram incentivados pelo famoso acordo de Washington D.C, assinado em 1943 por Getúlio Vargas e Franklin Delano Roosevelt (presidente dos Estados Unidos).
Naquela época, os aliados precisavam de borracha e a ocupação japonesa havia eliminado o fornecimento da matéria prima pelo sudeste asiático, antes da eclosão Segunda Guerra Mundial. A partir de então, ocorreu a migração em massa de nordestinos, sendo a maioria oriunda dos estados do Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco.
Eles chegaram a Belém para depois percorrer o interior daquele inferno verde rumo a Santarém, Óbidos e outros lugares dos Estados do Pará, Amazonas, Acre e a região do Vale do Guaporé, dedicando-se à produção de borracha, o que possibilitou, tendo como preço a vida de milhares de patriotas anônimos que ficaram pelo caminho, o fim de um ciclo de estagnação que, por décadas, castigou impiedosamente a Amazônia.
Foi no Lago Grande do Salé, precisamente no Território de Juriti, pertencente à Comarca de Óbidos, que Antônio Sales de Farias e a jovem Tertuliana Paiva formaram família, tendo sido agraciados pelos filhos Aloísio, Álvaro, Adamar e Antoniana.
Quis o destino que Tertuliana partisse precocemente e, 11 anos depois, Sales recebesse como dádiva celestial a Leonor Soares Canto, que o acompanhou fielmente até o leito de descanso eterno, em 12 de junho de 1993, reverenciado pelos filhos Alcides, Aldira, Aguimar, Almira e Jorge, criados no Areal, bairro da saudosa cidade de Porto Velho no estado de Rondônia.
Seu Sales, como gostava de ser chamado, era exaltado como paradigma de conduta ética e sua reconhecida integridade tornou-se norte e orgulho de seus descendentes. Sua biografia retrata fielmente o legado da valorosa gente amazônica, servindo como exemplo de que alguns homens galgam as alturas, superando seus contemporâneos, para alimentar incessantemente a história que servirá de referência para as gerações vindouras.
Samuel Sales Saraiva
Washington D.C., Verão de 2016
CRISTÃOS esperam por Jesus há 2.000 anos.Os MUÇULMANOS esperam por um messias da linhagem de Maomé há 1.300 anos.Os HINDUS esperam por Cali há 3.700
Ranço cultural religioso impõe bloqueio a mentes aprisionadas nas bolhas socioculturais
Contrariando os costumes da sua época, na qual "Deus abençoava os ungidos com poder, mulheres e concubinas" (e seus preceitos seriam eternos, e não
Tragédia anunciada: furacão varrerá sul dos Estados Unidos
Washington DC – O furacão “Milton”, de categoria 4 e extremamente perigoso, aumentou de categoria na terça-feira enquanto avançava em direção à F
Realidade ou Fantasia, Fato ou Fake?
Esse planeta se chama Terra; é habitado por HUMANOS! Se dizem adoradores de Deus, mas se matam para impor suas religiões; possuem ínfima racionali