Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sérgio Ramos

Por que é tão emocionante conhecermos a Consolidação das Leis do Trabalho?


Os esportes existem por causa das regras. Para entender o futebol, por exemplo, que é a nossa paixão, precisamos entender as regras. Assim, sabemos quando um JUIZ está certo ou errado. Porque a regras que o juiz utiliza para marcar uma falta ou expulsar um jogador é a mesma que estudamos para concordar ou discordar dele. Só podemos contestar uma decisão de um juiz de futebol se também estudarmos as regras do futebol.

 Bom, assim como os esportes, as relações de trabalho também tem as suas regras. Afinal, trabalhar é tão emocionante quanto torcer pelo seu time do coração. Ou não buscamos o emprego ou o negócio de nossas vidas?

Então, o jogo no qual somos jogadores é o nosso trabalho. E assim como o futebol, também tem suas regras. Já passamos por experiências de conseguir o emprego ou negócios dos sonhos. Como se fosse o campeonato mundial do nosso time do coração. Mantemos a esperanças: “um dia chegará a nossa vez”. Que digam o Corintianos, não é mesmo?

 Assim, também sabemos como é ótimo conseguirmos uma promoção, aumento de salário, assumir uma posição de chefia etc. Esses são os nossos gols. E tudo isso ocorre segundo as regras do nosso trabalho. Há marcações de faltas nessa jornada. É um jogo interessante porque os dois lados empregado e empregador – podem marcar faltas. Mas também, veja que interessante, podem usar as regras de forma que beneficiem os dois lados. No futebol isso não acontece. Cada time, cada jogador aproveita para si o melhor da mesma regra. Quando isso ocorre nas relações de trabalho não é bom. Os dois lados perdem.

Dito isso, acredito que a maior parte de nós que frequentamos espaços como este – Facebook – temos um jogo diário, um trabalho, um emprego, ou um negócio. Afinal, o empregador, o empresário, também é um jogador. Quem nunca sonhou em ter um negócio de sucesso. O livro Sonho Grande dá uma ideia do que é isso. É um pouquinho da história da AMBEV.

 Agora, já encerrando, pergunto, para empregados – me incluo – e empregadores: conhecemos tão bem as regras (CLT – a principal) do nosso jogo (trabalho) quanto conhecemos as regras do esporte que amamos? Afinal, o jogo só fica emocionante quando sabemos o que está acontecendo.

Você sabe?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Depois de doze anos de uma sucessão de injustiças, MPF retira acusação de enriquecimento ilícito de Roberto Sobrinho

Depois de doze anos de uma sucessão de injustiças, MPF retira acusação de enriquecimento ilícito de Roberto Sobrinho

O ano de 2011 terminou consagrador para o então prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho. Ele concluía o sexto ano de governo, porque fora reeleito

Eu e a Astrazeneca – 2ª dose

Eu e a Astrazeneca – 2ª dose

Três meses depois... dia 28 de julho de 2021 - Leia o texto sobre a primeira dose: Eu e a Astrazenca]Enfim, estou devidamente imunizado. Mas não tot

Como o menino tirou a água da canoa

Como o menino tirou a água da canoa

Estamos no inverno. No dia anterior choveu bastante, inclusive na praia. Há muitas canoas lá. Nessa época o vento é fraco. Sem o vento forte do verã

Não há atalho para aprender

Não há atalho para aprender

Tutóia – um Paraíso no Maranhão, 17 de maio de 2021“Não tente achar um atalho, porque não há atalhos. O mundo é uma luta, é árduo, é uma tarefa pen

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)