Porto Velho (RO) quarta-feira, 1 de abril de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Vinício Carrilho

O ônus do crime organizado


Líderes do PCC – maior facção do crime organizado do Estado de São Paulo – devem ser transferidos para Porto Velho e outros presídios federais, de acordo com acordo firmado entre a Presidência da República e o governo estadual.

A transferência se deve à guerra civil que se instalO ônus do crime organizado - Gente de Opiniãoou no Estado de São Paulo e que já ameaça a ordem pública. Diferentemente do crime organizado de outros estados, o PCC tem um exército de simpatizantes e de membros que aterrorizam a população.

O problema é que esta transferência se dará porque o Estado se revelou incapaz da prevenção e da repressão à barbárie instalada. Deve-se lembrar, ainda, que a transferência para presídios em que vigora o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) é apenas uma vingança pública, e isto deve gerar mais violência por parte da facção criminosa.

Desde 2006, em outro dos acordos espúrios do Estado com o crime organizado, ficou acertado que as lideranças da facção criminosa não seriam disciplinados com severidade – além de receberem o controle dos presídios, os líderes estavam “protegidos” e fora do alcance da disciplina.

Assim, receberemos lideranças altamente experientes na organização do crime, insatisfeitos com a mudança para lugar distante de suas famílias e ainda mais violentos, porque até recentemente não sofriam nenhuma punição ou enquadramento disciplinar.

De uma hora para outra perderam tudo. Certamente, sofreremos com a transferência, pois não receberemos reforços na segurança local e estadual; isto é, ganharemos apenas os ônus gerados por uma política repressiva falha, insuficiente e seletiva, politicamente, do Estado de São Paulo.

É mais do que sabido que, acompanham essas transferências de presos o seu estafe, a família, os advogados e seus próprios prestadores de serviços. Desse modo, com os presos, recebemos o ônus social, institucional por sua manutenção. Se nossa insegurança pública local já é grande e sensível por todos, pode-se esperar pelos agravantes.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 1 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O mercado só visa lucro!

O mercado só visa lucro!

         O título é óbvio demais, é a obviedade ululante de Nelson Rodrigues. Por isso vou gastar pouquíssima tinta com esse caso.          Fiquei t

Educação Financeira - ou conversa para boi dormir

Educação Financeira - ou conversa para boi dormir

Por que a educação é um projeto sempre adiado?Porque não há um projeto de país (tipo Getúlio Vargas ou JK) e, mais do que isso, porque é um projeto

Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher

Todos os dias no Brasil quatro mulheres são mortas simplesmente por serem mulheres – inclusive hoje, no Dia Internacional da Mulher. O país registro

O papel do intelectual (orgânico) no século XXI - nossa missão é denunciar e agir

O papel do intelectual (orgânico) no século XXI - nossa missão é denunciar e agir

Estamos aturdidos, alguns literalmente mortificados com os atuais bombardeios, as gravíssimas violações da ordem internacional e das soberanias, tan

Gente de Opinião Quarta-feira, 1 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)