Quarta-feira, 30 de dezembro de 2015 - 20h04
Segundo uma antiga lenda chinesa, Buda convidou todos os animais da criação para uma festa de Ano Novo, prometendo uma surpresa a cada um dos animais. Apenas doze animais compareceram e ganharam um ano de acordo com a ordem de chegada: o Ratoou Camundongo; O Boi ou Búfalo (Vaca, na Tailândia); o Tigre (Pantera, na Mongólia); O Coelho (Gato, na Tailândia); o Dragão(Crocodilo, na Pérsia); a Cobra ou Serpente (Pequeno Dragão, na Tailândia); o Cavalo; a Cabra, bode ou Carneiro; o Galo ou Galinha; o Macaco; o Cão; o Porco ou Javali. O Cavalo de Fogo rege a cada 60 anos.
De acordo com um antigo texto budista, quando os animais terminam suas tarefas, fazem um juramento solene perante os budas de que um deles estará sempre, por um dia e por uma noite, pelo mundo, pregando e convertendo, enquanto os outros onze ficam praticando o bem em silêncio. O Rato inicia sua jornada no primeiro dia da sétima Lua; procura persuadir os nativos do seu signo a praticarem boas ações e a corrigirem os defeitos de seus temperamentos. Os demais bichos fazem o mesmo, sucessivamente, e o Rato reinicia seu trabalho no 13º dia. Assim, graças ao trabalho constante dos animais, os budas garantem uma certa ordem no universo.
Pois bem 2016 será o ano do Macaco de Fogo, segundo o horoscopo chinês um período de desafios, mudanças e agitação em dobro do que foi o do ano do Cavalo, 2015.
O ano-novo chinês em 2016 começa em 08 de fevereiro e vai até 27 de janeiro de 2017, bem por acaso no período que o Brasil começa a entrar no ritmo de novo. Nesse início de ano teremos mais um desdobramento da operação Lava Jato, impeachmentou não impeachmentda presidente Dilma, economia estagnada com desemprego crescente ou não; mudança de presidência da Câmara de Deputados ou não; mais uma edição da Fazenda e do Big Brother; aumento de combustível; ameaça de Apagão e muitas, muitas obras do PAC paradas por falta de recursos... Mas uma coisa é certa o salário mínimo irá subir para mais de R$ 800, o que continua significando nada para a maioria da população brasileira, que depende dele para viver!
Oportunidades e justiça
Segundo a tradição chinesa, o período regido pelo Macaco de Fogo é de muita sorte, bons fluídos e boas oportunidades a quem planta o bem. O Macaco de Fogo é justo e cumpri o que está traçado na vida das pessoas. Logo, cuidado com o que andou plantando na vida. Bem só lamento do fundo do coração para todos os políticos corruptos de nosso país. Um dia a casa caí, certo?! Vimos muitos deles doentes nos últimos anos e com certeza não é apenas má alimentação, sedentarismo e herança genética, é muita coisa ruim que acumulam por roubar até a dignidade das pessoas...
Ao Macaco está associado um forte impulso de ambição, busca maior de fama, poder, vitórias e ganhos financeiros de forma imprópria. Avareza, egoísmo e ambição cega podem levar as pessoas a guerras ou a destruição de caráter, amizades e famílias. Ou seja, sério pode ficar pior ainda para a Pátria Amada, afinal a impunidade reina absoluta por aqui e quando ela funciona para um, pode saber que uma dúzia saiu impune da senhora Justiça!
Entretanto boas notícias para os apaixonados: o macaco de foto traz o amor verdadeiro. Aquele de filmes como: Ghost, E o Vento Levou, e Um Lugar Chamado Notthing Hill – para deixar os homens bem na situação! Isso significa que perderemos as velhas ilusões que alguns relacionamentos nos dão! A chama da paixão acabou se não ficou realmente não era amor... Piegas e verdadeiro.
Eu continuo querendo pouco de cada novo ano: saúde, amor fraternal e paz! Parece pouco, no entanto cada um traz uma leva de emoções e aspirações que são quase impossíveis de conseguir ao longo da vida. É a do famoso ditado: Sorte no jogo, azar no amor. Era demais pedir os dois?! Sim, com certeza, pois saí o Cavalo e entra o Macaco dourado e continuamos sendo apenas ilustres viajantes de uma longa jornada chamada Vida.
Por supuesto quero tudo de bom na vida ainda nessa vida! Só quero sem exageros, sem perder a dignidade, a honestidade e o caráter como vejo sempre alguns fazendo... Continuo não querendo ser melhor do ninguém, apenas um melhor ser humano a cada dia!
Venha saltitante e pegando fogo Macaco de 2016, sobrevivemos ao Cavalo e a ti sobreviveremos também!
Retrospectiva dos artigos de 2012 a 2024: Viviane V A Paes
Quem é da “minha época”, como costumam dizer por aí, nascido ou criado em Rondônia, lembra dos cadernos especiais de Retrospectiva dos jornais locai
Histórias da Energia de Rondônia, vale muito conhecer!
Iniciei há três semanas em meu podcast: o VivicaCast – Sistematizando à Vida, uma série de leituras do livro “Memória da Energia Elétrica em Rondôni
Estiagem Amazônica, a conta já chegou?! Meio Ambiente
O Rio Madeira é um dos maiores rios do mundo e passa por três países: Brasil, Bolívia e Peru. Sua profundidade varia de acordo com as estações seca
Estiagem Amazônica: a conta já chegou?! Consumidor
Sim! A famigerada cobrança dos danos ambientais: desmatamento, poluição desenfreada, do homem contra o meio ambiente tem chegado, nas últimas décad