Sábado, 12 de dezembro de 2015 - 07h15
Sabemos o que é pior que não fazer algo. É prometer e não cumprir. Infelizmente foi isso que o atual governo, herdeiro daquele outro, fez... A partir de 2016, milhares de famílias que recebiam o Bolsa Família, uma renda extra ou até a única deixará de ter o benefício. Já adiantaram que serão cortados apenas os oriundos de fraudes, mas sinceramente eu quero é ver separa o joio do trigo! Serão 23 milhões de benefícios cortados!
Em Altamira (PA), onde trabalho e resido desde 2012, à maioria dos 100 mil habitantes trava uma briga constante nas poucas casas lotéricas com os beneficiários do programa. Já adianto não é preconceito e simplesmente um fato! Se você for a uma lotérica tem que esperar entre uma hora ou mais, por conta da quantidade de pessoas sacando o Bolsa Família. Claro, sim. Aqui existem apenas quatro casas lotéricas. Achava que na sua cidade estava feio?!
Para passar o tempo quando tenho que enfrentar um fila começo a analisar as pessoas a meu redor. Nas loterias sou pós-doutora em psicologia comportamental – Será que existe?! O benefício com certeza ajudou muitas famílias que precisavam dele, mas para algumas centenas foi um incentivo para ter mais filhos sem a preocupação com o futuro... Nesse ano mesmo, eu e umas 50 pessoas da fila da lotérica não conseguimos ficar silenciosos diante de uma situação que deve ser muito comum Brasil a fora. Uma mãe com um filho de aproximadamente dois anos no colo, uma de cinco segurando uma bonecam, um adolescente de uns 15 e – pasmem – ela estava! Eu apenas pensei e alguém deu voz a meus pensamentos no final da fila: - Olha aí o resultado do Bolsa Família, só gente parindo!!!
Já era uma situação bem constrangedora para a beneficiária, aí o celular dela toca e ela saca um smartphone da bolsa e diz: - “a fila tá grande demais e tem umas pessoas enchendo meu saco”.
Sim, ela pode ter um smartphone, uma Ferrari e uma casa em Miami e receber o benefício. Não, não deveria ser assim! E não, um celular de última geração não é sinônimo de status social/financeiro, só de como nosso país ainda é... Tenho um celular moderno e só preciso de auxílio para pagar a alimentação de meus filhos! Eu interpreto assim!!
Agora vamos aos números. Para garantir o cumprimento do superávit primário de 0,7% do Produto Interno Bruto (PIB), o relator-geral do Orçamento de 2016, deputado Ricardo Barros (PP-PR), afirmou na última sexta-feira (11/12), que vai manter o corte de R$ 10 bilhões no Bolsa Família, correspondente a 35% do total do programa.
Segundo o relator o corte do Bolsa Família vai atingir, conforme projeções da ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, 23 milhões de pessoas?!?!? É isso mesmo. Tenho pena dessas pessoas que nos últimos 16 anos contaram com o benefício.
Já faz tempo que denunciam fraudes no programa. E faz tempo que não aparece soluções para combatê-las. Agora que é necessário fechar as torneiras surge uma alternativa cruel, como no desenho “Alice no País das Maravilhas”: cortem as cabeças deles! Simples e mortal. É o Lula deve estar extremamente desapontado, afinal ele prometeu que jamais haveria cortes no benefício.
Em sua justificativa, o relator disse que auditorias do Tribunal de Contas da União (TCU) identificaram deficiências no programa, como falta do registro de frequência de alunos beneficiários ou mesmo famílias beneficiárias com rendas superiores ao previsto em lei. Realmente algo que é correto. Agora, só deveria ter sido feito bem antes. Quem sabe todos os anos.
Quantas notícias foram divulgadas mostrando até mulheres de prefeitos recebendo o benefício?! Por quê só agora, quando surge uma ameaça de impeachment é possível fazer o que deveria ter sido feito desde o início do programa. Uma fiscalização permanente para que os beneficiários entendessem que o Bolsa Família não é vitalício e nem hereditário!
2016 de muitas luz, paz, saúde e menos beneficiários do Bolsa Família nas filas das casas lotéricas de todo o País. Cruel?! Jamais, crueldade é criar expectativas, prometer e não cumprir.
Histórias da Energia de Rondônia, vale muito conhecer!
Iniciei há três semanas em meu podcast: o VivicaCast – Sistematizando à Vida, uma série de leituras do livro “Memória da Energia Elétrica em Rondôni
Estiagem Amazônica, a conta já chegou?! Meio Ambiente
O Rio Madeira é um dos maiores rios do mundo e passa por três países: Brasil, Bolívia e Peru. Sua profundidade varia de acordo com as estações seca
Estiagem Amazônica: a conta já chegou?! Consumidor
Sim! A famigerada cobrança dos danos ambientais: desmatamento, poluição desenfreada, do homem contra o meio ambiente tem chegado, nas últimas décad
Estiagem Amazônica: a conta já chegou?!
A fumaça tóxica das queimadas tomou conta da cidade de Porto Velho, na primeira semana de setembro deste ano. O que vinha se tornando quase parte da