Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Yêdda Pinheiro Borzacov

ACADÊMICO DA ACLER EMPOSSADO COMO MEMBRO DA ABRAMES - Por Yêdda Borzacov


* Yêdda Pinheiro Borzacov

Nunca é demais lembrar e realçar acontecimento merecedor de registro: Samuel Castiel Júnior, médico, escritor, poeta, compositor e intérprete foi empossado dia 10 de novembro, no Rio de Janeiro, como membro da Academia Brasileira de Médicos Escritores – ABRAMES, cadeira 23, sucedendo o médico escritor Jorge Valente, tendo como patrono Rigner Armentário Silva. A saudação protocolar na sessão solene, coube ao Dr. Hugo Miyahira, médico que prestou serviços em Porto Velho, na década de 1970. O discurso do homenageado empossado representou uma peça literária de beleza de estilo e forma de expressão.

ACADÊMICO DA ACLER EMPOSSADO COMO MEMBRO DA ABRAMES - Por Yêdda Borzacov - Gente de Opinião
 
Samuel Castiel Júnior e a autora desta crônica. Foto: Google

Samuel Castiel Júnior, membro titular da Academia de Letras de Rondônia – ACLER, confrade por quem tenho imensa amizade e apreço, temos a mesma origem, ambos nascemos em Rondônia, ele bebendo água do Madeira, eu, do Mamoré. Em criança, em Porto Velho, corremos pelas mesmas ruas e brincamos nas mesmas praças, onde muitas vezes os ventos sopravam libertos. Assistimos filmes nos cines Brasil e Resky e conhecemos e conversamos com pessoas que contribuíram com os seus feitos para o desenvolvimento sociocultural e econômico do estado.

Samuel Castiel Júnior publicou obras de grande valor, literatura onde sentimos que juntamente com a narrativa ficcional-literária, corre mensagem paralela, outra preocupação do escritor: o registro de usos e costumes de Porto Velho antiga, dá vida aos que partiram, estimula os jovens, sonha nossos sonhos e canta nossas canções. Citamos algumas delas:

· Trem Vivo – Viagem Imaginária na ferrovia do diabo (2013) e Rio de Histórias (2014), coletânea de crônicas e contos, em coautoria com Viriato Moura e a autora desta crônica.

· A Interface de um Morcego (2016) e Entre a Cruz e o Sabre (2016), contos, crônicas e poemas.

A posse de Samuel Castiel Júnior na ABRAMAS, demonstra que a Academia de Letras de Rondônia – ACLER, não está inerte. Ela se representa por seus pares. Com eles, a ACLER se exalta, se engrandece, se eleva. Seus atuais participantes estão permanentemente a postos. Homenagens lhes são prestadas, livros são lançados.

Tenho oportunidade de conviver com Samuel Castiel Júnior, nas reuniões da ACLER, que nos propicia a amizade, constatando sua extrema pontualidade, sempre presente, chamando atenção pelo traço de sua personalidade cativante: a capacidade de clarear os assuntos controversos. Destrincha tudo com habilidade tranquila e serena. É inimigo pessoal da avidez e é homem de erudição e cultura.

Com a alma sorrindo e o coração alegre, associo-me a distinção da ABRAMES, prestada a Samuel Castiel Júnior, porquanto considerar justo o seu triunfo. Aplaudo calorosamente a ABRAMES, aplausos que certamente são de todos os associados da Academia de Letras de Rondônia.

 

 

 

* Yêdda Pinheiro Borzacov, da Academia de Letras de Rondônia, do Instituto Histórico e Geográfico de Rondônia, vice-presidente do Memorial Jorge Teixeira, da Academia Histórica Militar Príncipe da Beira, sócia-correspondente dos Institutos Históricos e Geográficos da Paraíba e Goiás, membro titular da Academia Guajaramirense de Letras e colunista do site Gente de Opinião.

 

 

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O intelectual Gesson Magalhães

O intelectual Gesson Magalhães

A intelectualidade de Rondônia está de luto. Morreu o poeta romântico Gesson Magalhães. Morreu o confrade que ocupou com mérito a cadeira número dois

Cidade dos Barbadianos

Cidade dos Barbadianos

Nas proximidades do leito da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré surgiram alguns bairros populacionais

Euro Tourinho, o intérprete do nosso jornalismo

Euro Tourinho, o intérprete do nosso jornalismo

O perfil de um homem vai se cinzelando no decorrer dos anos e a poeira do tempo, como procede inexoravelmente, a história, vai laminando as reputaçõ

Conheça a literatura de Porto Velho

Conheça a literatura de Porto Velho

Aplaudo e abraço com afeto, mais uma vez, a professora, escritora e acadêmica Sandra Castiel, amorosa porto-velhense que enobrece e honra a Academia

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)