A produção sobre herança cultural lusitana é produzida pelo Fest Cineamazônia
O professor e doutor em história, Marco Teixeira é o personagem do filme sobre a herança cultural lusitana, produzido pelo Fest Cineamazônia. Nesta etapa itinerante, o festival está em Cabo Verde, África, levando filmes brasileiros e gravando parte do novo documentário. A produção rondoniense é dirigida por Jurandir Costa e Fernanda Kopanakis que registram os traços culturais que unem Portugal, África e Brasil.
No cenário registrado pela equipe destaque para a arquitetura, linguagem e a espontaneidade do povo africano que se assemelha aos brasileiros. Para o diretor Jurandir Costa, o documentário vai destacar detalhes como fortes, faróis, disposição dos trabalhadores e o jeito alegre que muito identifica com os brasileiros.
A diretora Fernanda Kopanakis, destacou a importância da integração com a África como sendo uma forma de ampliar a divulgação do cinema brasileiro e conhecer heranças que nos une.
Na passagem por Cabo Verde, o Fest Cineamazônia reuniu público na mostra realizada na cidade de Praia, capital daquele país. A exibição conseguiu atrair pessoas ligadas a arte, cultura, turismo, educação e da comunidade. Oportunidade para a discussão e aperfeiçoamento cinematográfico.
A temporada 2010 da caravana itinerante do Fest Cineamazônia iniciou com exibições nas capitais da região Norte do Brasil, esteve em Portugal e agora na África.
O Festival tem o patrocínio da Petrobras, Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, Eletrobras e Correios, conta com o apoio cultural da Santo Antônio Energia, Prefeitura de Porto Velho, Semed e Fundação Iaripuna, Governo de Rondônia - Secel, e apoio da Bancada Federal de Rondônia, senadora Fátima Cleide, senador Valdir Raupp, deputado federal Eduardo Valverde e deputada federal Marinha Raupp.
Fonte: Solano Ferreira
Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)