Segunda-feira, 10 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Centro de Reabilitação da FIMCA a serviço da comunidade


 
O Centro de Reabilitação da FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho, inaugurado há quatro anos no Campus da Instituição, se destaca cada vez mais pela estrutura e os serviços prestados à comunidade. Supervisionado pela professora Viviane Kuroda, o Centro atende em média 40 pacientes por semana na área de Fisioterapia Neurofuncional Adulto, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 11h30. No período da tarde é oferecido atendimento para os pacientes de ortopedia e reumatologia, sob a coordenação do professor Diogo Almeida.

Os atendimentos realizados pela manhã fazem parte do estágio de Fisioterapia Neurofuncional Adulto, realizados por acadêmicos do 7º período do Curso de Fisioterapia da FIMCA, sob orientação da professora Viviane Kuroda. “O objetivo é adquirir conhecimento prático através dos procedimentos. Isso possibilita aos acadêmicos a prática da fisioterapia e de tudo aquilo que eles aprenderam dentro de sala de aula”.

Ela destaca a preocupação da Instituição quanto à humanização no atendimento. “O cuidado para com os pacientes já é passado dentro de sala de aula aos futuros fisioterapeutas. Ressalto sempre aos acadêmicos que não é apenas um corpo, mas sim, um ser humano fragilizado ou deprimido pela deficiência enfrentada e que merece todo cuidado”, frisou.

Há um ano e meio o paciente Raimundo Queiroz sofreu um Acidente Vascular Encefálico – AVE. Como seqüela perdeu os movimentos dos membros superiores e inferiores. Desde março deste ano faz tratamento no Centro de Reabilitação da FIMCA e já comemora resultados positivos. “Quando cheguei aqui meus movimentos eram lentos e ficar de pé era uma tarefa difícil, precisava de ajuda para quase tudo. Em poucos meses, graças à fisioterapia, já posso andar e pegar objetos. Cada dia me sinto melhor”, festejou.

Atendimento

Para ter acesso aos serviços do Centro de Reabilitação é necessário ter um encaminhamento médico do SUS – Sistema Único de Saúde. O paciente é agendado, passa por uma avaliação e, dependendo da necessidade, recebe atendimento de acordo com a disponibilidade de vaga e horário. São beneficiados crianças e adultos com deficiências físicas provocadas por acidentes, doenças congênitas e crônicas que resultem em comprometimento da mobilidade e da funcionalidade.


Fonte: Sergio Mello
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 10 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto da ACEMDA de combate ao racismo e promoção da igualdade racial é contemplado em edital nacional

Projeto da ACEMDA de combate ao racismo e promoção da igualdade racial é contemplado em edital nacional

O projeto "Raízes Amazônicas: combatendo o racismo e valorizando a cultura afro-brasileira", da Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Dese

Programação dos desfiles carnavalescos continua neste final de semana em Porto Velho

Programação dos desfiles carnavalescos continua neste final de semana em Porto Velho

A folia segue viva em Porto Velho com os desfiles dos últimos blocos carnavalescos, que acontecem neste fim de semana pós-carnaval. A Prefeitura da ca

Fórum Internacional de Literatura de Aracaju: uma celebração da palavra e da cultura

Fórum Internacional de Literatura de Aracaju: uma celebração da palavra e da cultura

Nos dias 8, 9 e 10 de março, a cidade de Aracaju será palco de um evento literário sem precedentes: o Forum Internacional de Literatura de Aracaju.

   Itaú Cultural e Sesc/RS realizam o Conexões Norte Sul, com espetáculos   e olhares sobre as artes cênicas do Rio Grande do Sul e de Rondônia

Itaú Cultural e Sesc/RS realizam o Conexões Norte Sul, com espetáculos e olhares sobre as artes cênicas do Rio Grande do Sul e de Rondônia

O Itaú Cultural apresenta de 6 a 16 de março o Conexões Norte Sul, programação com foco nas artes cênicas produzidas no Rio Grande do Sul e em Rondô

Gente de Opinião Segunda-feira, 10 de março de 2025 | Porto Velho (RO)