Terça-feira, 31 de agosto de 2010 - 17h48
Referência na região Norte pela complexidade de sua estrutura física e humana, a Clínica de Fonoaudiologia da Faculdade São Lucas realiza avaliação e terapia de fala, voz, audição e linguagem, além do diagnóstico de problemas auditivos e de equilíbrio. O corpo clínico é altamente especializado, o que possibilita à população a qualidade e presteza nos serviços que oferece. Além disso, por se tratar de uma clínica-escola, suas ações são consoantes com as políticas públicas e com as demandas da realidade social local, resultado do cumprimento das diretrizes do MEC e incentivos para a formação em saúde do Ministério da Saúde.
No primeiro semestre deste ano a Clínica de Fonoaudiologia realizou 4.125 consultas, representando o atendimento de 727 pessoas. A novidade neste semestre, segundo a professora Isabel Kuniyoshi, coordenadora da Clínica de Fonoaudiologia, foi a implantação do serviço de avaliação e reabilitação do processamento auditivo. “Trata-se do primeiro serviço em Rondônia a oferecer este tipo de atendimento”, salienta. Profissionais da fonoaudiologia e de áreas afins, dentre as quais a psicopedagogia, a neurologia e a pediatria, bem como pais e professores, têm a oportunidade de encaminhar pessoas com suspeita de desordem do processamento auditivo a partir de então.
Em linhas gerais, o processamento auditivo refere-se à função auditiva central, ou seja, processos e mecanismos que ocorrrem no sistema auditivo e que são responsáveis pelas capacidades de localização do som, discriminação de sons competitivos, memória de seqüência auditiva, entre outros. Uma pessoa com transtorno do processamento auditivo pode, por exemplo, apresentar resultados normais para os exames básicos da audição, mas apresentar dificuldade para compreender a fala em ambientes ruidosos, possuir tempo de atenção reduzido e apresentar dificuldade em lembrar informações auditivas. Quanto à reabilitação do indivíduo com transtorno do processamento auditivo, uma vez confirmado o diagnóstico e identificadas as necessidades individuais, é estabelecido um plano de terapia que envolve a modificação ambiental, principalmente na escola, em caso de estudantes, para garantir o acesso à informação auditiva, a intervenção direta com uso de técnicas que trabalham as habilidades auditivas deficientes e o uso de estratégias compensatórias como pistas visuais, contextuais e lingüísticas.
A Clínica de Fonoaudiologia funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 21h30, com horário marcado.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (69) 3211-8037 ou pelo email clinicafono@saolucas.edu.br.
Fonte: Chagas Pereira
O projeto "Raízes Amazônicas: combatendo o racismo e valorizando a cultura afro-brasileira", da Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Dese
Programação dos desfiles carnavalescos continua neste final de semana em Porto Velho
A folia segue viva em Porto Velho com os desfiles dos últimos blocos carnavalescos, que acontecem neste fim de semana pós-carnaval. A Prefeitura da ca
Fórum Internacional de Literatura de Aracaju: uma celebração da palavra e da cultura
Nos dias 8, 9 e 10 de março, a cidade de Aracaju será palco de um evento literário sem precedentes: o Forum Internacional de Literatura de Aracaju.
O Itaú Cultural apresenta de 6 a 16 de março o Conexões Norte Sul, programação com foco nas artes cênicas produzidas no Rio Grande do Sul e em Rondô