Domingo, 27 de dezembro de 2009 - 15h49
Pesquisa realizada em 400 escolas públicas em 13 capitais brasileiras mostra que o tradicional problema de falta de infraestrutura está sendo superado pela falta de preparo para lidar com as novas tecnologias. As escolas possuem computadores, mas falta treinamento para melhorar o uso das máquinas. Entre as instituições de ensino, 98% tem computador e 83% acesso a internet com conexão banda larga. Mas em poucas escolas os equipamentos são utilizados de forma eficiente na melhoria da aprendizagem.
“A formação inicial não prepara os professores para isso. Você precisaria combinar a disponibilidade dos recursos com a melhor formação para que a tecnologia fique a serviço da aprendizagem dos conteúdos escolares”, explica Ângela Danneman, diretora executiva da Fundação Victor Civita, responsável pela pesquisa.
Entre os professores entrevistados, 74% diz que foi pouco ou nada preparado para utilizar o computador como ferramenta pedagógica durante a sua formação. E mais da metade não participou de nenhum tipo de curso de atualização em tecnologias no último ano.
Nas escolas, os computadores se concentram em áreas administrativas ou no laboratório de informática. Em apenas 4% delas há máquinas nas salas de aula. Mesmo que a pesquisa indique que mais de 90% das escolas estão equipadas com computadores, Ângela aponta que não é possível dizer que o problema da infraestrutura foi superado.
“Seria simplista dizer que o problema não está na infraestrutura. A média de alunos das escolas nas capitais brasileiras é de 1 mil. E a minoria delas têm mais do que 30 computadores, então ainda temos a necessidade de ampliar a infraestrutura”, aponta. Apenas 15% das escolas têm mais de 30 máquinas, 28% entre 21 e 30, 29% entre 11 e 20 e 28% têm de um a dez.
A especialista destaca que é importante que os professores dominem não só o uso de ferramentas, mas saibam como utilizá-las na transmissão de conteúdos de forma a motivar o aprendizado. “Os jovens estão muito avançados no uso da internet, eles se comunicam em redes sociais, usam blogs, a escola precisa acompanhar isso. Mas precisa acompanhar fazendo o que é papel da escola, ou seja, na aprendizagem dos conteúdos”, defende.
Amanda Cieglinski / Agência Brasil
Programação dos desfiles carnavalescos continua neste final de semana em Porto Velho
A folia segue viva em Porto Velho com os desfiles dos últimos blocos carnavalescos, que acontecem neste fim de semana pós-carnaval. A Prefeitura da ca
Fórum Internacional de Literatura de Aracaju: uma celebração da palavra e da cultura
Nos dias 8, 9 e 10 de março, a cidade de Aracaju será palco de um evento literário sem precedentes: o Forum Internacional de Literatura de Aracaju.
O Itaú Cultural apresenta de 6 a 16 de março o Conexões Norte Sul, programação com foco nas artes cênicas produzidas no Rio Grande do Sul e em Rondô
Espetáculo amazônico "Ensaio Geral" leva arte circense à avenida paulista em São Paulo
O artista Klindson Cruz, apresentará o espetáculo "Ensaio Geral", em São Paulo, dia 09 de março, às 15h, na Avenida Paulista. A apresentação faz par