Quarta-feira, 3 de março de 2010 - 20h46
Depois de uma bem-sucedida fase piloto em 2009, o projeto “Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania!”, estrelado pelos personagens da Turma da Mônica, chegará a 500 escolas em 2010. A iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU), que tem apoio do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc), atenderá cerca de 300 mil alunos do ensino fundamental dos 26 Estados e do Distrito Federal. E, para garantir a participação no projeto, a tarefa principal caberá aos diretores das escolas. Desde o dia 23 de fevereiro, está disponível, no endereço www.cgu.gov.br, um formulário para a inscrição no processo seletivo.
As escolas participantes serão escolhidas, somente entre as inscritas por meio deste formulário, com base em critérios de antecedência, distribuição geográfica e número de alunos. Também será considerada, no critério de seleção, a participação prévia da escola em atividades desenvolvidas pela CGU, como Concursos Culturais e de Desenho e Redação.
Os representantes das escolas deverão se comprometer a indicar um coordenador pedagógico para participar do curso de Educação a Distância sobre Controle Social e Cidadania, por meio do qual será capacitado nos temas abordados pelo Projeto. O coordenador indicado deverá concluir o Curso sob pena de suspensão da participação da escola no Projeto e deverá atuar como multiplicador, disseminando o conteúdo do Curso aos demais professores da escola que atuarão no Projeto. A escola deverá, também, assumir o compromisso de utilizar o material pedagógico e participar dos processos de avaliação respondendo a questionários e prestando informações a respeito do desenvolvimento das atividades.
Os pedidos de inscrição no projeto “Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania” serão recebidos até o dia 02 de abril de 2010. A divulgação da relação das escolas selecionadas está prevista para o final do mesmo mês.
“Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania!”
O projeto “Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania!” busca incentivar, por meio de atividades artísticas, científicas e lúdicas, bem como da interação entre escola e comunidade, o desenvolvimento de uma cultura ética entre crianças e jovens. Os alunos têm oportunidade de conhecer e trabalhar conceitos como cidadania, democracia, interesse público, inclusão social, participação e auto-estima, com apoio de uma metodologia desenvolvida por especialistas do Instituto Cultural Mauricio de Sousa.
A CGU fornece a cada escola selecionada kits contendo Manual do Professor, Caderno do Aluno, Revista de Atividades, histórias em quadrinhos, jogos, cartazes e carteirinha. Além disso, a Controladoria acompanhará a implementação do Projeto e manterá um canal de interação com as escolas parceiras.
As escolas que formalizarem parceria com a CGU deverão utilizar o primeiro semestre para participar do curso de Educação a Distância sobre Controle Social e Cidadania e capacitar os professores responsáveis pela aplicação do Projeto, avaliar o material e desenvolver atividades complementares. No segundo semestre, ocorrerá o efetivo contato dos alunos com o material pedagógico, de acordo com os planos de trabalho previamente definidos pelas escolas.
Fonte: CGU
14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos começa amanhã, terça-feira (26)
Com o tema "Viver com Dignidade é Direito Humano", a 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos começa em Porto Velho na terça-feira, dia 26 de novembro,
X Festival Unir Arte e Cultura acontece de 25 a 30 de novembro, em Porto Velho e Cacoal
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulga a programação completa (clique aqui) da décima edição do Festival UNIR Arte e Cultura, que ocorrer
Rondônia no Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som
O MIIS-RO participa em Fortaleza, do II Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som, representado por seu coordenador técnico Joesér Alvarez. O eve
Grand Sauté Studio presenteia o público com duas apresentações
O Recital 2024 do Grand Sauté Studio promete encantar ainda mais o público, que será presenteado com duas apresentações, ambas no palco do Teatro Pa