Sábado, 11 de setembro de 2010 - 10h04
Léa Teixeira
Adriana Niemeyer
Lisboa
Sophia Loren é a grande homenageada na segunda edição do Douro Film Harvest, que decorre sempre na primeira semana de Setembro na região do Douro, Norte de Portugal a 350 quilometros de Lisboa, uma região de uma beleza natural única e conhecida mundialmente pelos seus maravilhosos vinhos, Vinho do Porto.
Está é a primeira vez que a atriz, de 75 anos, um dos nomes míticos do cinema a nível mundial, será oficialmente homenageada em Portugal.
A segunda edição do Douro Film Harvest arrancou em Lamego com a antestreia da produção moçambicana baseada no livro de Mia Couto "O último voo do flamingo", que marca presença no evento ao lado do realizador João Ribeiro e do produtor, o duriense Luís Galvão Teles.
Trata-se do segundo filme inspirado na obra deste autor moçambicano, depois de 2007, quando a portuguesa Teresa Prata adaptou ao grande ecrã "Terra sonâmbula", que recentemente foi a vencedor do FESTin, Festival Itinerante da Língua Portuguesa.
Sophia que ainda aparenta uma beleza única, afirmou "não ligar para o tempo que passa". Disse que sempre deu mais valor à família que a carreira, até porque pensava que no mundo artístico não se sabe se existe um amanhã". Apesar de ter começado sua carreira com 16 anos, num difícil momento da sua família, afirmou saber que teve de perder um pouco da sua adolescência para dedicar-se de corpo e alma a carreira. "Não estou arrependida. Seria um pecado mortal se reclamasse da minha vida, que teve um começo difícil com guerra e fome".
Apesar de ter sido também uma grande estrela no circuito de Hollywood, a atriz italiana prefere os filmes que fez com seus conterrâneos como Victorio de Sica e seu marido Carlo Ponti. "Com eles dei o máximo de mim. Não consigo imaginar De Sica convidar a Shirley Mc Lane- apesar de ser uma fantástica atriz- para filmar a Ciocciara..."
Conta à imprensa que a experiência de filmar um musical como "Nine" foi muito interessante e que as atrizes, que eram muitas estrelas de Hollywood, sentiam-se amigas dentro do set. Pretende continuar a filmar " porque afinal o cinema e a família são toda a minha vida", sublinhou a atriz.
O presidente do Douro Film Harvest e o diretor do festival Ivan Dias disse que trazer a Sophia Loren a Portugal era um sonho de longa data e hoje realizado.
14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos começa amanhã, terça-feira (26)
Com o tema "Viver com Dignidade é Direito Humano", a 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos começa em Porto Velho na terça-feira, dia 26 de novembro,
X Festival Unir Arte e Cultura acontece de 25 a 30 de novembro, em Porto Velho e Cacoal
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulga a programação completa (clique aqui) da décima edição do Festival UNIR Arte e Cultura, que ocorrer
Rondônia no Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som
O MIIS-RO participa em Fortaleza, do II Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som, representado por seu coordenador técnico Joesér Alvarez. O eve
Grand Sauté Studio presenteia o público com duas apresentações
O Recital 2024 do Grand Sauté Studio promete encantar ainda mais o público, que será presenteado com duas apresentações, ambas no palco do Teatro Pa