Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

FIMCA defende o meio ambiente em evento da EMDUR


 
A professora especialista Savanelle Arotirene Tavares Rocha, do Curso de Ciências Biológicas da FIMCA – Faculdades Integradas Aparício Carvalho – foi uma das palestrantes na ‘’I Semana Jurídica de Desenvolvimento Urbano’’, promovida pela EMDUR - Empresa de Desenvolvimento Urbano – nos dias 19 e 20 deste mês, no auditório da OAB/RO, em Porto Velho.

O evento reuniu acadêmicos de direito, palestrantes e a sociedade em geral, para debaterem suas opiniões, sugestões e argumentos, perante as autoridades locais, sobre importantes assuntos de interesse para o desenvolvimento urbano do município de Porto Velho, na perspectiva jurídica.

Primeira oradora do encontro, a professora Savanelle abordou o tema “Danos contra o Meio Ambiente e Soluções Viáveis”, oportunidade em que discutiu o princípio do poluidor pagador, a importância do Sisnama - Sistema Nacional do Meio Ambiente, a Lei 9.605/98, detalhando as infrações e as penalidades, citando alguns artigos.

Ainda como parte do tema, Savanelle abordou as soluções viáveis de melhorias e preservação do meio ambiente, enfatizando a produção sustentável, a diminuição do uso de sacolas plásticas, a coleta seletiva do lixo, a construção de aterros sanitários, o incentivo às instituições de ensino superior para realização de pesquisas e a formulação de mecanismos que possam promover o desenvolvimento limpo.

Sem deixar de mencionar o protocolo de Kioto, a palestrante manifestou sua preocupação com “o modelo de produção que ainda produz gases de efeito estufa em certa quantidade, mantendo o desequilíbrio climático do planeta e comprometendo a qualidade de vida das futuras gerações”.

Ao final, parabenizou a preocupação da EMDUR com a questão e elogiou a iniciativa do encontro que, além do meio ambiente, abordou temas importantes para o atual estágio de desenvolvimento da capital, como os programas de infra-estrutura urbana, o orçamento municipal brasileiro e os tributos, o crescimento populacional das cidades na visão criminológica, a responsabilidade civil na administração pública, o planejamento do transporte público brasileiro e o papel do Tribunal de Contas na administração pública.

Após a palestra, foi ainda apresentado um vídeo para sensibilização e reflexão dos convidados, após o qual os organizadores agradeceram a participação da FIMCA no evento e homenagearam sua representante com um certificado de convidado de honra. 

Fonte: Sergio Mello

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos começa amanhã, terça-feira (26)

14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos começa amanhã, terça-feira (26)

Com o tema "Viver com Dignidade é Direito Humano", a 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos começa em Porto Velho na terça-feira, dia 26 de novembro,

X Festival Unir Arte e Cultura acontece de 25 a 30 de novembro, em Porto Velho e Cacoal

X Festival Unir Arte e Cultura acontece de 25 a 30 de novembro, em Porto Velho e Cacoal

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulga a programação completa (clique aqui) da décima edição do Festival UNIR Arte e Cultura, que ocorrer

Rondônia no Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som

Rondônia no Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som

O MIIS-RO participa em Fortaleza, do II Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som, representado por seu coordenador técnico Joesér Alvarez. O eve

Grand Sauté Studio presenteia o público com duas apresentações

Grand Sauté Studio presenteia o público com duas apresentações

O Recital 2024 do Grand Sauté Studio promete encantar ainda mais o público, que será presenteado com duas apresentações, ambas no palco do Teatro Pa

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)