Sexta-feira, 25 de junho de 2010 - 15h15
Nesta segunda-feira, 28 de junho, a FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho, e a Faculdade Metropolitana, realizam o “Seminário ENADE 2010”, visando à obtenção de conceitos satisfatórios no ENADE, CPC e IGC deste ano.
O evento faz parte das ações pedagógicas das instituições previstas para este ano, e será realizado no Auditório da FIMCA pela manhã, das 09:30 à 12:30, e à tarde, das 14:30 às 17:30, reunindo diretores, coordenadora acadêmica, secretária geral, coordenação pedagógica, ouvidoria, coordenadores dos cursos de graduação, membros da CPA, NIA, auxiliares de secretaria, docentes e convidados da direção.
“A participação de todos é indispensável para o nosso desempenho na avaliação, pois será o momento oportuno para esclarecer as eventuais dúvidas da nossa equipe a respeito das mudanças introduzidas no ENADE para este ano e sobre as atualizações do próprio sistema educacional brasileiro”, declarou a Dra. Maria Sílvia, vice-diretora da FIMCA e Diretora Geral da Faculdade Metropolitana.
ENADE 2010
As modificações do exame para este ano foram publicadas no Diário Oficial da União do dia 3 de maio. De acordo com a publicação, as provas do ENADE 2010 (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) serão aplicadas no dia 21 de novembro, a partir das 13h, horário de Brasília. Nesta edição, o exame avaliará cerca de 450 mil estudantes de 4,5 mil cursos. Serão avaliados os alunos dos cursos superiores de Tecnologia Em Agroindústria, Agronegócios, Gestão Hospitalar, Gestão Ambiental e Radiologia, bem como dos cursos de bacharelado em Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Zootecnia.
O ENADE contempla estudantes ingressantes que até o dia 2 de agosto tiverem concluído entre 7% e 22% da carga horária mínima do curso superior e os concluintes que tenham cursado pelo menos 80% da carga horária da graduação com previsão de formação no ano letivo de 2010. Para os cursos superiores de tecnologia, serão considerados ingressantes aqueles que tiverem concluído entre 7% e 25% da carga horária mínima do currículo. Os concluintes deverão ter cursado pelo menos 75% do programa.
Estão dispensados da avaliação os estudantes que colarem grau até o dia 31 de agosto de 2010 e aqueles que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil na data de realização do exame em instituição conveniada com a instituição de origem do estudante.
Fonte: Sergio Mello
Programação dos desfiles carnavalescos continua neste final de semana em Porto Velho
A folia segue viva em Porto Velho com os desfiles dos últimos blocos carnavalescos, que acontecem neste fim de semana pós-carnaval. A Prefeitura da ca
Fórum Internacional de Literatura de Aracaju: uma celebração da palavra e da cultura
Nos dias 8, 9 e 10 de março, a cidade de Aracaju será palco de um evento literário sem precedentes: o Forum Internacional de Literatura de Aracaju.
O Itaú Cultural apresenta de 6 a 16 de março o Conexões Norte Sul, programação com foco nas artes cênicas produzidas no Rio Grande do Sul e em Rondô
Espetáculo amazônico "Ensaio Geral" leva arte circense à avenida paulista em São Paulo
O artista Klindson Cruz, apresentará o espetáculo "Ensaio Geral", em São Paulo, dia 09 de março, às 15h, na Avenida Paulista. A apresentação faz par