Sexta-feira, 27 de agosto de 2010 - 18h12
Com apoio da prefeitura da capital, o grupo de teatro “O Imaginário” de Porto Velho, está levando a cultura de Rondônia para todo o Brasil com o espetáculo “Filhas da Mata”. Em 2009, o grupo foi selecionado pelo projeto Palco Giratório do SESC, e desde então já percorreu estados como Ceará, Pernambuco e Santa Catarina, entre outros. As mais recentes apresentações (duas), foram realizadas nos dias 19 e 20 de agosto, em Santos (SP).
Segundo “Chicão Santos”, diretor de “O Imaginário”, o espetáculo narra a história de mulheres esquecidas e abandonadas pelo tempo e pela memória, que vivem mergulhadas num mundo fronteiriço entre o sonho e a realidade, lutando pela redescoberta do sentido da existência e suas histórias de vida. Sem rumo e presas às amarras do passado, lembranças e ilusões se confundem, levando as personagens a um estado de aparente alienação. “Fazer parte do Projeto Palco Giratório do Sesc e se apresentar em praticamente todo o Brasil é o reconhecimento do nosso trabalho. Isso dá visibilidade à nossa arte, nos motiva a prosseguir e demonstra que aqui em Porto Velho também tem talentos e pessoas capacitadas para produzir espetáculos de qualidade”, destaca o diretor “ Chicão Santos.
Próximas apresentações
Dia 26 de setembro, o espetáculo “Filhas da Mata”, fez apresentação no Sesc em Porto Velho, durante o Palco Giratório 2010. E, depois o grupo segue para Florianópolis (SC). De 14 de outubro a 19 de novembro, a peça será apresentada nos Estados do nordeste, no Rio de Janeiro e Paraná. O elenco de “O Imaginário” é composto de seis pessoas, todas de Porto Velho. São três atrizes, um músico, um produtor e um assistente.
Parceria
A vice-presidente da Fundação Cultural Iaripuna, Berenice Simão, informa que a prefeitura tem convênio com “O Imaginário” e tem apoiado vários grupos culturais da capital, a exemplo das quadrilhas e dos bois-bumbás, que recentemente se apresentaram em Brasília e no Acre. “O apoio faz parte da política de resgate e valorização da cultura regional desenvolvida na administração do prefeito Roberto Sobrinho”, disse.
Crítica
Confira um trecho da crítica de Sebastião Milaré (SP), da revista Arte SESC/RS, sobre a apresentação de “Filhas da Mata”, espetáculo do grupo “O Imaginário” em Porto Alegre - RS, pelo Festival Palco Giratório 2010:
“Vindo de Rondônia, o grupo “O Imaginário” banhou (literalmente) o Festival com lendas amazônicas vinculadas às águas. Depois de passar por uma “lagoa”, único acesso ao espaço cênico, o espectador se vê aprisionado em sítio onde o rio domina as vidas ribeirinhas e os esconsos da mata profunda. A dramaturgia de Jória Lima, parte da pesquisa histórica sobre a formação da sociedade local, que se inicia com o ciclo da borracha e a desastrosa construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
Desse contexto, seu olhar particulariza a situação da mulher, à época tratada como “moeda de troca”, desde então vítima de toda a sorte de violência. O diretor Chicão Santos, com fina sensibilidade, construiu um discurso estético usando o mínimo de elementos e estabeleceu um ritual de três mulheres, “Filhas da Mata”, com suas memórias em que a realidade é gerada pelos mitos dos rios e da selva”.
Fonte: Augusto José
14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos começa amanhã, terça-feira (26)
Com o tema "Viver com Dignidade é Direito Humano", a 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos começa em Porto Velho na terça-feira, dia 26 de novembro,
X Festival Unir Arte e Cultura acontece de 25 a 30 de novembro, em Porto Velho e Cacoal
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulga a programação completa (clique aqui) da décima edição do Festival UNIR Arte e Cultura, que ocorrer
Rondônia no Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som
O MIIS-RO participa em Fortaleza, do II Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som, representado por seu coordenador técnico Joesér Alvarez. O eve
Grand Sauté Studio presenteia o público com duas apresentações
O Recital 2024 do Grand Sauté Studio promete encantar ainda mais o público, que será presenteado com duas apresentações, ambas no palco do Teatro Pa