Quarta-feira, 17 de novembro de 2010 - 14h13
Roberta Lopes
Agência Brasil, Brasília – Cerca de 70% da população nunca foram a museus ou a centros culturais e pouco mais da metade nunca vão a cinemas, segundo pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgada hoje (17). A pesquisa tem como objetivo formular um indicador sobre a percepção da população em relação aos serviços prestados pelo Estado.
A pesquisa também revelou que 51,5% da população nunca vão a shows de música. Contudo, 78% disseram assistir à TV e a DVDs todos os dias e 58,8% afirmaram ouvir música diariamente. O Ipea analisou também as barreiras para o acesso à cultura. A maioria, 71%, afirma que os preços altos são um importante empecilho ao acesso cultural.
Foi pesquisada, nas cinco regiões brasileiras, a percepção da população em relação à localização dos equipamentos e espaços culturais e sua proximidade com o local onde moram. Na Região Sul, 55,3% dos entrevistados consideraram que os equipamentos culturais são mal situados; na Região Sudeste, essa é a percepção de 53,8% da população; na Região Centro-Oeste, essa percepção atinge a 44,5% das pessoas; no Nordeste, o percentual é de 51,2%; e na Região Norte, é de 43,4%.
No nível nacional, pouco mais da metade da população avaliaram que os equipamentos culturais são mal situados em relação ao local onde moram. Cerca de 41% da população têm a mesma percepção em relação aos lugares públicos de encontro. Já o comércio foi apontado como bem situado por quase 60% das pessoas.
Foram avaliados ainda os espaços verdes, como praças e parques, que são percebidos como bem localizados por 30,7% dos entrevistados. Mas, para 31% deles, esses espaços foram classificados como mal situados. Os equipamentos esportivos são percebidos como mal situados por 43,2% da população.
O Ipea ouviu 2.770 pessoas nas cinco regiões do país. A margem de erro da pesquisa é de 5% e o grau de confiança é de 95%.
Intercâmbio: AJEB RO promovendo escrita feminina em Cabedelo
A Secretaria Municipal de Cultura de Cabedelo (SECULT) reafirma seu compromisso com a promoção da cultura e do intercâmbio literário ao reunir colab
Mantendo o segredo em seu layout, a Banda do Vai Quem Quer (BVQQ) fará no próximo sábado (1º de fevereiro) uma grande ação promocional de venda de s
Banda do Vai Quem Quer prepara reabertura da sede e venda de abadás em Porto Velho
A alegria e a tradição do Carnaval de Porto Velho estão garantidas! A Banda do Vai Quem Quer (BVQQ), o maior bloco de carnaval da região Norte, inic
Calendário Oficial do Carnaval 2025 é divulgado pela Prefeitura de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Fundação Cultural do Município de Porto Velho (Funcultural), divulgou no diário oficial, na segunda-feira (20