Segunda-feira, 8 de novembro de 2010 - 12h47
O Festival Latino Americano de Cinema e Vídeo Ambiental da Amazônia (Fest Cineamazônia) inicia na próxima terça-feira (09/11) com muito cinema e música. Nesta edição, o projeto apresenta os compositores Nilson Chaves, Celso Viáfora, Bado e atriz e cantora Zezé Motta. A abertura do evento acontece no Teatro Banzeiros com o lançamento do DVD “Horizontes e Fronteiras” - documentário da itinerância do Fest Cineamazônia a partir do olhar poético do cantor e compositor Bado. O evento inicia às 19:30 com entrada gratuita.
A integração dos povos Latino Americano e a reflexão sobre o meio ambiente amazônico e suas dimensões territoriais entre Brasil, Peru e Bolívia são os temas principais do curta. No filme, Bado realiza entrevistas e promove um diálogo com artistas, historiadores, arquitetos, musicistas destes países, buscando sempre o enfoque no resgate da cultura e nas reflexões sobre o desenvolvimento e os impactos ambientas causados na região.
Ainda na terça-feira, os compositores Nilson Chaves (PA) e Celso Viáfora (SP) realizam show musical. O paraense, Nilson Chaves apresenta canções que retratam bem os costumes e riquezas da região da Amazônica. Já o compositor paulistano, Celso Viáfora, parceiro de nomes como Ivan Lins, Francis Hame, Vicente Barreto é conhecido pela sua criticidade poética e criatividade musical. Vale salientar que o Fest Cineamazônia acontece de 09 a 13 de novembro, com exibições de filmes nas seguintes categorias: ficção, documentário, Animação, Experimental, vídeo reportagem, ambiental, além do cinema nos bairros e oficinas.
No sábado (13/10), acontece no Teatro Banzeiros as premiações dos filmes apresentados durante o festival, assim como a homenagem do Fest Cineamazônia a atriz e cantora Zezé Motta, que na oportunidade realiza um show musical de encerramento do evento.
O Fest Cineamazônia conta com apoio cultural da OI telefonia, Secel, Semed, Iphan, Fundação Iaripuna, Fórum dos Festivais e com patrocínio da Folha de Rondônia, Ministério da Cultura, BNDES e Petrobras.
Biografia – Zezé Motta
Maria José Motta de Oliveira, conhecida como Zezé Motta é atriz e cantora brasileira. Mudou-se com a família para o Rio de Janeiro quando tinha dois anos de idade. Frequentou a escola do teatro Tablado. Começou a carreira de atriz em 1967, estrelando a peça Roda-viva, de Chico Buarque. Em 1969, atuou em Fígaro, fígaro, Arena canta Zumbi e A vida escrachada de Joana Martini e Baby Stompanato. Em 1972, participou de Orfeu negro e, em 1974, atuou em Godspell.
A carreira de cantora teve início em 1971, em casas noturnas paulistas. De 1975 a 1979, lançou três LPs. Nos anos 80, lançou mais três discos.
Resumo do curta
O filme “Horizontes e Fronteiras”, além de tratar da cultura do Brasil, Peru e Bolívia, alerta quanto ao desenvolvimento e impactos causados no ambiente amazônico. O filme apresenta ainda em síntese, contextos históricos e arquitetônicos que perpassam pela presença da cultura Inca e espanhola ao longo do tempo. Música, religiosidade, língua e relações entre os povos destes três países que detém parte do território amazônico, são os temas deste curta metragem que visa contribuir na construção de uma unidade Latina e Amazônica.
Fonte: Ascom
Intercâmbio: AJEB RO promovendo escrita feminina em Cabedelo
A Secretaria Municipal de Cultura de Cabedelo (SECULT) reafirma seu compromisso com a promoção da cultura e do intercâmbio literário ao reunir colab
Mantendo o segredo em seu layout, a Banda do Vai Quem Quer (BVQQ) fará no próximo sábado (1º de fevereiro) uma grande ação promocional de venda de s
Banda do Vai Quem Quer prepara reabertura da sede e venda de abadás em Porto Velho
A alegria e a tradição do Carnaval de Porto Velho estão garantidas! A Banda do Vai Quem Quer (BVQQ), o maior bloco de carnaval da região Norte, inic
Calendário Oficial do Carnaval 2025 é divulgado pela Prefeitura de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Fundação Cultural do Município de Porto Velho (Funcultural), divulgou no diário oficial, na segunda-feira (20