Segunda-feira, 10 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Prefeitura e Unir viabilizam hospital em Porto Velho



O prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, esteve reunido nesta segunda-feira (01/03) com o reitor da Universidade Federal de Rondônia (Unir), José Januário de Oliveira Amaral, para discutir a criação de um hospital-escola da universidade que também atenda às necessidades da população da Capital. O embrião desta nova unidade é o Hospital Universitário, que vai funcionar nas instalações do antigo Hospital do Câncer (localizado na estrada de Santo Antônio), cujas instalações serão reformadas com recursos já garantidos para a Unir, no valor de R$ 5 milhões.

“A reitoria nos procurou buscando apoio para ampliar a capacidade desse hospital de 60 para 160 leitos”, explicou o prefeito. Para tanto, se formou uma parceria que também inclui a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), que está se instalando na capital. Na próxima semana, o prefeito e representantes da Fiocruz e da Unir devem se encontrar com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, “para formatar o modelo de gestão da nova unidade”, segundo Sobrinho.

Referência em Saúde da Família

O projeto inicial é de que o Hospital Universitário funcione em um primeiro momento como tratamento de referência para o Programa Saúde da Família (PSF). “Assim, poderemos contar com o conhecimento dos médicos professores que vão acompanhar os estágios dos alunos de Medicina para os tratamentos mais complexos dos pacientes encaminhados pelas equipes do PSF”, explica o prefeito.

Participaram da reunião com o prefeito e o reitor, o secretário municipal de Saúde, Williames Pimentel, a diretora do Núcleo de Saúde da Unir, Ana Escobar, o diretor científico da Fiocruz e o professor da Unir, Rodrigo Stábile, além de professores e alunos do curso de Medicina da Universidade Federal de Rondônia..

Fonte? Ana Aranda 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 10 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programação dos desfiles carnavalescos continua neste final de semana em Porto Velho

Programação dos desfiles carnavalescos continua neste final de semana em Porto Velho

A folia segue viva em Porto Velho com os desfiles dos últimos blocos carnavalescos, que acontecem neste fim de semana pós-carnaval. A Prefeitura da ca

Fórum Internacional de Literatura de Aracaju: uma celebração da palavra e da cultura

Fórum Internacional de Literatura de Aracaju: uma celebração da palavra e da cultura

Nos dias 8, 9 e 10 de março, a cidade de Aracaju será palco de um evento literário sem precedentes: o Forum Internacional de Literatura de Aracaju.

   Itaú Cultural e Sesc/RS realizam o Conexões Norte Sul, com espetáculos   e olhares sobre as artes cênicas do Rio Grande do Sul e de Rondônia

Itaú Cultural e Sesc/RS realizam o Conexões Norte Sul, com espetáculos e olhares sobre as artes cênicas do Rio Grande do Sul e de Rondônia

O Itaú Cultural apresenta de 6 a 16 de março o Conexões Norte Sul, programação com foco nas artes cênicas produzidas no Rio Grande do Sul e em Rondô

Espetáculo amazônico "Ensaio Geral" leva arte circense à avenida paulista em São Paulo

Espetáculo amazônico "Ensaio Geral" leva arte circense à avenida paulista em São Paulo

O artista Klindson Cruz, apresentará o espetáculo "Ensaio Geral", em São Paulo, dia 09 de março, às 15h, na Avenida Paulista. A apresentação faz par

Gente de Opinião Segunda-feira, 10 de março de 2025 | Porto Velho (RO)