Quarta-feira, 12 de maio de 2010 - 11h10
A Prefeitura de Porto Velho prepara um grande evento musical para comemorar o primeiro ano de inauguração do Mercado Cultural e os 48 anos de existência e resistência do Bar do Zizi, que funciona no mesmo prédio. As comemorações acontecem no próximo sábado (15) a partir das 9 horas, mas a abertura oficial será às 19 horas. “Essa é mais uma oportunidade para valorizarmos os artistas regionais e a nossa cultura”, informa a vice-presidente da Fundação Cultural Iaripuna, Berenice Simão.
Durante a manhã, o músico Telemaco comanda o projeto de música instrumental “Acordes na Praça”, com várias apresentações clássicas e contemporâneas. Também haverá exposição de fotografias, artesanatos e homenagens aos amigos do Bar do Zizi. À noite, a programação fica por conta de Ernesto Melo, com a Fina Flor do Samba, os Anjos da Madrugada e seus convidados. Estes últimos apresentarão várias canções de seresta. “O público terá mais uma oportunidade de conferir apresentações de primeira qualidade e que valorizam nossa história”, destaca.
Investimentos
A Prefeitura investiu cerca de R$ 1 milhão na restauração do Mercado Cultural, recursos que vieram do Ministério do Turismo. A obra faz parte do projeto de revitalização do centro histórico de Porto Velho, idealizado pelo prefeito Roberto Sobrinho. “Já reformamos as Praças Marechal Rondon, Jonathas Pedrosa, Getúlio Vargas, Aluisio Ferreira e Praça das Caixas D’água. Entregamos há poucos dias o Mercado Central e estamos revitalizando todo complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré”, lembra Berenice Simão.
Conforme a vice-presidente da Fundação Iaripuna, outros prédios históricos serão restaurados, como o edifício onde funcionava a antiga Câmara Municipal, na Ladeira Comendador Centeno, que também foi a primeira sede própria da Prefeitura.
História
Na década de 60, no local onde foi erguido o Mercado Cultural, funcionava o então Mercado Público de Porto Velho. No dia 15 de maio de 1962, nascia ali o Bar do Zizi, cujo nome comercial era Casa Rio Amazonas, pertencente ao comerciante Alcimar Casal, mais conhecido como Zizi. Quatro anos mais tarde, um incêndio destruiu o mercado público quase que completamente, mas o comerciante ali se manteve e chegou a brigar na justiça em defesa do patrimônio público.
A luta de Zizi foi reconhecida pela gestão de Roberto Sobrinho, que reergueu o edifício respeitando a arquitetura original da fachada. Nascia ali o Mercado Cultural, inaugurado em 15 de maio de 2009, um espaço voltado para incentivar a cultura regional. No prédio existe o espaço reservado para apresentações artísticas, dois bares (um deles pertencente ao Zizi), sorveteria e loja de produtos artesanais.
Fonte: Augusto José
Intercâmbio: AJEB RO promovendo escrita feminina em Cabedelo
A Secretaria Municipal de Cultura de Cabedelo (SECULT) reafirma seu compromisso com a promoção da cultura e do intercâmbio literário ao reunir colab
Mantendo o segredo em seu layout, a Banda do Vai Quem Quer (BVQQ) fará no próximo sábado (1º de fevereiro) uma grande ação promocional de venda de s
Banda do Vai Quem Quer prepara reabertura da sede e venda de abadás em Porto Velho
A alegria e a tradição do Carnaval de Porto Velho estão garantidas! A Banda do Vai Quem Quer (BVQQ), o maior bloco de carnaval da região Norte, inic
Calendário Oficial do Carnaval 2025 é divulgado pela Prefeitura de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Fundação Cultural do Município de Porto Velho (Funcultural), divulgou no diário oficial, na segunda-feira (20