Quinta-feira, 13 de abril de 2017 - 10h11
Diferente do que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou, Rondônia não pagará bandeira tarifária nas contas de energia elétrica. Foi o que garantiu o Deputado Léo Moraes que desde 2015 luta pelo fim da cobrança.
“Levamos a demanda para a Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia (Facer), e propomos uma ação civil pública para o fim da bandeira tarifária. Após vários debates e discussões, conseguimos vitória: A BANDEIRA VERMELHA NÃO SERÁ COBRADA EM RONDÔNIA.” Enfatizou o parlamentar.
Segundo a Aneel, a evolução das cores na bandeira tarifária indica que o custo da produção de energia no país aumentou. Isso está relacionado com a chuva abaixo do esperado, reduzindo assim, o armazenamento nos reservatórios das hidrelétricas, o que implica uma cobrança extra de R3 a cada 100 quiloWatts/hora consumidos.
Entenda as bandeiras tarifárias
· Verde– sem cobrança adicional.
Condições favoráveis de geração de energia
· Amarela – R$2 por 100 kWh
Condições pouco favoráveis de geração de energia
· Vermelha– R$3 por 100 kWh
Custo de energia mais caro
Fonte: Ascom / Deputado Léo Moraes
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A