Segunda-feira, 30 de outubro de 2017 - 14h28
Durante nove dias, cerca de 40 mil pessoas que estiveram no Porto Velho Shopping puderam conhecer melhor os royalties pagos pela Hidrelétrica Santo Antônio em um estande temático. O estande apresentou em painéis informativos quais os valores pagos mensalmente, que já representam mais de R$ 260 milhões em cinco anos, desde quando a hidrelétrica começou a gerar energia. Além disso, monitores capacitados repassaram informações e também materiais como a revista em quadrinhos e uma cartilha da série Saiba Mais com o assunto.
As principais dúvidas dos visitantes foram sobre o destino que é dado aos royalties depois que são pagos ao Estado de Rondônia (45%), Prefeitura de Porto Velho (45%) e União (10%). Foi explicado que estes valores são utilizados conforme planejamento do poder público competente, mas que podem refletir em projetos de melhoria da qualidade de vida dos moradores da região, como saúde, infraestrutura e educação, por exemplo.
Para as crianças foi instalado um brinquedo típico de parques de diversão, o martelo de força. No estande ele representava a relação entre a geração de energia e o pagamento de royalties. Quanto mais a hidrelétrica gera energia e entrega ao Operador Nacional do Sistema, mais paga royalties ao poder público pelo uso da água, que é um bem comum a todos. Já no brinquedo, quanto mais forte a criança acerta o botão, maior será a sua pontuação.
Segundo Maurício Vasconcelos, coordenador de Comunicação Corporativa e responsável pelo estante, os objetivos foram atingidos. “Os filhos vinham brincar com o martelo de força e traziam os pais, que viam o propósito do estande e faziam perguntas aos monitores ou liam os painéis. Este foi o sexto estande temático que fizemos e pretendemos continuar compartilhando temas relacionados à Hidrelétrica Santo Antônio com a cidade de Porto Velho”.
Fonte: José Carlos
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A