Segunda-feira, 9 de novembro de 2015 - 16h01
As temperaturas médias globais na superfície terrestre em 2015 vão superar, pela primeira vez, em um grau Celsius (°C) os níveis verificados na era pré-industrial, segundo uma previsão do Instituto Meteorológico britânico (Met Office) divulgada hoje (9).
De acordo com a entidade, dados recolhidos entre janeiro e setembro deste ano estimam temperatura média global superior em 1,02°C aos valores registrados no período pré-industrial (1850-1900).
Se as temperaturas permanecerem como previsto, 2015 será o primeiro ano a transpor este limite. “Isto representa um importante indicador de como o aquecimento do planeta continua devido à influência humana”, disse em comunicado o Met Office.
Para Stephen Belcher, diretor do Met Office Hadley Centre, fenômenos naturais que atingem o planeta também contribuem. “Vimos um forte El Niño [fenómeno climático cíclico] este ano no Pacífico e isso terá algum impacto sobre a temperatura global”, disse o especialista.
“Tivemos fenômenos naturais semelhantes no passado, mas esta é a primeira vez que vamos atingir a meta de um grau Celsius. É claro que a influência humana está levando nosso atual clima para um território desconhecido”, acrescentou Stephen Belcher.
A informação do Met Office foi divulgada a menos de um mês da Conferência do Clima das Nações Unidas (COP 21), que começa em 30 de novembro e vai até 11 de dezembro, em Paris. O objetivo da conferência é conseguir um acordo internacional que limite as emissões de gases de efeito estufa para conter o aumento da temperatura global em dois graus Celsius durante este século.
Juiz de Ji-Paraná reforça compromisso ambiental com o CIMCERO
Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao
Sesc Rondônia recebe menção honrosa por Projeto Sustentável de Biodigestor
O Serviço Social do Comércio em Rondônia (Sesc) recebeu mais um importante reconhecimento pela inovação e compromisso com a sustentabilidade. A inst
No último domingo (15), quase 600 mil filhotes de quelônios foram soltos às margens do rio Guaporé, entre os municípios de São Francisco do Guaporé
Idesc promove conferência sobre meio ambiente urbano
Visando a enriquecer a V Conferência Nacional do Meio Ambiente com debates e propostas sobre as áreas urbanas e as alterações climáticas decorrentes