Sábado, 10 de dezembro de 2011 - 11h17
O governador destacou a atenção que a presidente Dilma Roussef tem dado ao Estado e afirmou que a agricultura familiar de Rondônia é a mais pujante do Brasil, de acordo com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel.
O ministro da Pesca lembrou que foi colega do governador na Câmara Federal e que naquela época o então deputado já se preocupava com os conflitos agrários e com a agricultura.
Rondônia produz atualmente 15 toneladas de peixe em criação e somente cinco toneladas na pesca extrativista. Oito mil piscicultores rondonienses estão cadastrados no Ministério da Pesca e Aquicultura, embora a cadeia produtiva do peixe ocupe diretamente 25 mil pessoas. Luiz Sérgio anunciou que regulamentou por meio de portaria a criação do pirarucu em cativeiro e que o BNDES esta abrindo linhas de crédito especificas para a piscicultura. Produtores rondonienses já se preparam para exportar para Japão e Alemanha.
O secretário Edson Vicente, do Desenvolvimento Econômico e Social, disse que o governo estadual atuará em sintonia com o governo federal na luta pela erradicação da pobreza extrema e citou quatro ações fundamentais: a distribuição de calcário a baixo custo, o programa de micro crédito aos pequenos produtores, através do Banco do Povo, regularização fundiária urbana e o incentivo a piscicultura.
O senador Acir Gurgacz, presidente da Comissão de Agricultura do Senado, falou sobre a recente aprovação do Código Florestal, que segundo ele, atende tanto o setor produtivo quanto os ambientalistas. "Precisamos produzir mais alimento sem desmatamento", defendeu.
Durante a solenidade, realizada na sede da Associação Comercial e Industrial de Ariquemes, foram apresentados dois vídeos: um sobre a Semana da Pesca e outro sobre o projeto Água Produtiva e os incentivos do governo a piscicultura.
Participaram da cerimônia ainda o senador Valdir Raupp, a deputada Marinha Raupp, Natan Donadon, os deputados estaduais Lourival Amorim e Adelino Follador, o prefeito Marcio Raposo, o presidente da Câmara de Vereadores, os secretários estaduais Anselmo de Jesus, da Agricultura e Abelardo Neto, de Obras Públicas; o presidente da Cooperativa de Peixe da região de Ariquemes (Coopermar), Marcio Martins e o engenheiro de pesca, Jenner Menezes.
Cacoal
De Ariquemes o ministro seguiu para Cacoal, onde assinou Termos de Permissão de Uso de Escavadeiras Hidráulicas para Apoio ao Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura e também fez a entrega de escavadeiras aos municípios de Cacoal e Rolim de Moura, adquiridas por meio de emenda parlamentar do ano de 2010, da deputada federal Marinha Raupp.
Fonte: Decom
“Direito e Justiça” pede a Leo que reerga moralmente o Conselho da Cidade
O Centro de Estudos e Pesquisas de Direito e Justiça, organização da sociedade civil com atuação no desenvolvimento urbano, que detém assento no Con
Defesa Civil realiza operação para garantir segurança dos ribeirinhos em Porto Velho
Com o objetivo de preservar vidas e também de reduzir danos materiais durante este período de inverno amazônico, a Defesa Civil de Porto Velho realizo
Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho
Nesta sexta-feira (17), aconteceu no Prédio do Relógio, sede da Prefeitura de Porto Velho, a segunda reunião semanal dos primeiros 100 dias de governo
Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), oficializou via Termo de Paralisação nº 001/2025, publi