Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Réveillon da Fronteira



A FESTA DE RÉVEILLON

As grandes festas que são relizadas para se comemorar a virada de ano, que acontecem em diversas cidades de todo o mundo, são eventos que reúnem milhares de pessoas para celebrarem a chegada do dia 1º de janeiro.

Esta grande festa é também chamada de Réveillon, palavra da língua francesa proveniente do verbo “réveiller”, que significa “acordar”, “despertar”. O Réveillon é um ritual universal de vigília festiva noturna, onde todos saúdam o ano que se inicia.

A festa para receber o Novo Ano - a história registra - já era realizada desde 2000 a. C., na Mesopotâmia.

Em outras culturas, que segue outro tipo de calendário que não o gregoriano, o Ano Novo é celebrado em outras datas.

No mundo ocidental, o costume de se festejar o Ano Novo tem origem em um decreto do governador romano Júlio César que, no ano 46 a.C., fixou o 1 de janeiro como sendo o Dia do Ano Novo. Os romanos dedicavam esse dia a Jano, o deus das portas, das passagens, dos inícios e fins. Daí deriva o nome do mês “Janeiro”.

Em razão do fuso horário mundial, Auckland, na Nova Zelândia, é a primeira grande capital do mundo que celebra o Ano Novo, seguida por Sydney, na Austrália.

É no Brasil, na praia de Copacabana, na maravilhosa cidade do Rio de janeiro que acontece a maior e mais famosa festa de Ano Novo, onde se encontram 2 milhões de brasileiros e turistas do mundo inteiro, para aplaudir a virada de ano e uma grande queima de fogos de artifício.

Outro dado relacionado à tradição brasileira é o fato das pessoas se vestirem de cor branca, simbolizando a paz, para receber o Novo Ano, hábito que tem origem na cultura africana.

RÉVEILLON DA FRONTEIRA

Em Guajará-Mirim, a festa realizada para celebrar a virada de ano acontece tradicionalmente no Bancrévea Club. É organizada pela equipe do Bloco Tô Na Night que, inclusive, também é responsável pela realização do tradicional carnaval Fora de Época da Pérola do Mamoré.

O Réveillon do Bancrévea Club é uma festa que há décadas vem se consolidando como uma grandiosa tradição de final de ano do Município de Guajará-Mirim, onde se reúnem a população da cidade, de outros municípios dos Estados de Rondônia, do Acre e do Amazonas, assim como, nossos patrícios bolivianos que, nesta data, deixam de lado as diferenças lingüísticas e culturais para curtirem e celebrarem, todos juntos, a explosão de alegria, prazer e paz que é o Réveillon da Fronteira.

Fonte: Ariel Argobe

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 22 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“Direito e Justiça” pede a Leo que reerga moralmente o Conselho da Cidade

“Direito e Justiça” pede a Leo que reerga moralmente o Conselho da Cidade

O Centro de Estudos e Pesquisas de Direito e Justiça, organização da sociedade civil com atuação no desenvolvimento urbano, que detém assento no Con

Defesa Civil realiza operação para garantir segurança dos ribeirinhos em Porto Velho

Defesa Civil realiza operação para garantir segurança dos ribeirinhos em Porto Velho

Com o objetivo de preservar vidas e também de reduzir danos materiais durante este período de inverno amazônico, a Defesa Civil de Porto Velho realizo

Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho

Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho

Nesta sexta-feira (17), aconteceu no Prédio do Relógio, sede da Prefeitura de Porto Velho, a segunda reunião semanal dos primeiros 100 dias de governo

Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho

Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), oficializou via Termo de Paralisação nº 001/2025, publi

Gente de Opinião Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)