Domingo, 15 de junho de 2014 - 08h48
Em artigo divulgado neste domingo (15.06), a presidenta do Brasil, Dilma Rousseff defende que, por representar a nossa nacionalidade, a Seleção Brasileira está acima de governos, de partidos e de interesses de qualquer grupo. Confira a íntegra do texto:
“Em 1970, eu estava na cadeia. Naquela época, havia segmentos que diziam: 'Se você torcer pelo Brasil, você estará fortalecendo a ditadura'. Isso era uma sandice. Para mim, esse dilema nunca existiu.
Eu havia sido presa em 16 de janeiro e, como agora, a Copa começava em junho. Naquela época, muitas pessoas que eram de oposição ao regime militar inicialmente começaram a levantar a questão de que a gente fortaleceria a ditadura se torcesse pela Seleção Brasileira. Eram muitas pessoas, no início. Elas foram diminuindo progressivamente. Até que não sobrou ninguém. Com o decorrer dos jogos, todos, os que estavam na cadeia e os que estavam fora, torceram de forma apaixonada pela Seleção Brasileira.
Vivíamos sob uma ditadura. Não havia direito de manifestação, direito de organização, direito à divergência. Havia tortura, perseguição e repressão. Mas essa nunca foi a questão. Eu e as minhas companheiras de cela nunca tivemos dúvidas e todas torcemos pelo Brasil, porque o futebol está acima da política.
O nosso sentimento pode ser traduzido no verso de Camões, em Os Lusíadas: 'Cesse tudo o que a Musa antiga canta, Que outro valor mais alto se alevanta'.
A Seleção Brasileira representa a nossa nacionalidade. Está acima de governos, de partidos e de interesses de qualquer grupo.
Ontem, hoje e sempre, o povo brasileiro ama e confia em sua Seleção.”
Leia também:
Lançamento de documentário celebra a capoeira em Monte Negro
Monte Negro (RO) será palco de uma celebração especial da capoeira nesta terça-feira (25). A partir das 18h, a Secretaria Municipal de Desenvolviment
No Brasil, ganhar bem é uma maldição
A pessoa leva seis anos para concluir uma faculdade de medicina. Um livro de medicina custa entre R$ 150 e R$ 950. Depois, é hora de encarar um proc
Conheço Jaime Gazola desde os tempos da Câmara Municipal de Porto Velho – ele vereador e eu servidor efetivo. Certa vez, cheguei a auxiliá-lo numa C
Fim do Conflito Agrário: MST vai produzir na Venezuela e ser exemplo para o mundo
Acabou de vez os problemas de invasão de terras no Brasil. O MST, Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, braço terrorista do Partido dos Trabalhador