Terça-feira, 21 de janeiro de 2025 - 15h25
Toda
empresa deve ter total clareza do que se pretende fazer e entregar para os seus
clientes, mesmo porque, eles sabem claramente o que eles querem e sabe de quem
se quer. Sendo assim, uma empresa inconsistente ou desorganizada da produção a
entrega ao cliente, quebra. Empresas que não fazem análises de mercado para compreender
o comportamento do consumir e a concorrência tem forte tendência para a perda
de espaço. No entanto, é muito bom saber:
O
que produzir? Como produzir? Porque
produzir? Para quem produzir? Qual é o custo da minha produção diária, semanal
e mensal? O quanto devo produzir? Como quem contar nesta produção? Quais são os
tipos de talentos e competências esperadas para a dinâmica de produção,
captação e retenção de clientes?
A
gestão deve entender as principais variáveis do negócio referente ao macro
ambiente que envolve todos os cenários externos da empresa. E, de forma
idem, deve se atentar ao micro ambiente o que contempla todas as
configurações internas da empresa, incluindo o mapeamento das suas fragilidades
e potencialidades. Por este motivo, ter consistência empresarial é muito mais
do que saber o que produzir ou qual serviço prestar – é dominar a visão de
conjunto. O quanto você compreende desta visão?
É
por não ter esta visão do próprio negócio que muitos gestores esquecem de
cumprir com boas práticas orientadas para os seus clientes nas diversas fases –
pré venda, venda e pós venda. Quantas clientes retornam a empresa após a
compra, no sentido de realizar uma troca de produtos e enfrenta situações
constrangedoras?
É
recomendável investir em melhoria continua por meio do reconhecimento da
realidade com o propósito qualificar toda a gestão de processos. Se a leitura
plena do macro e o micro ambiente para identificar os desafios de forma
consistente, a empresa afetará a possibilidade de conquistar vantagem
competitiva. Evite operar de forma improvisada no ambiente de concepção e
montagem dos seus produtos ou serviços. Você ficaria feliz em receber um
produto inacabado ou um serviço pela metade?
Quais
esferas da gestão devemos considerar? Gestão talentos, gestão administrativa, gestão
de marketing, gestão de vendas, gestão logística e suprimentos, gestão de
processos ou produção, análise da concorrência, gestão de finanças, gestão de
comunicação contemplando o ambiente virtual (internet), entre outros. Podem
existir outros formatos de gestão e funções de acordo com o tipo de negócio. Quais
são as áreas do seu negócio que necessita de atenção? Como você avalia o seu
negócio hoje? Em que estágio ele se encontra?
Não
basta traçar uma identidade corporativa por meio de um belo quadro ou mural na
recepção e corredores da empresa para destacar a missão, visão e valores e
descumprir o que se propõe perante os seus clientes e funcionários. O que é a missão?
A razão da empresa existir. Já a visão é onde a empresa pretende
chegar e os valores são os pilares de sustentação que possibilita ou
permite que a missão e a visão sejam materializadas.
Essas
teorias são enxergadas na rotina ou nos expedientes? Quantas empresas tem
belíssimas apresentações e péssimo relacionamento perante os seus clientes?
Quantos funcionários trabalham em ambientes tóxicos e abusivos contrariando
todos os lindos valores expostos nos quadros da empresa que exalta o respeito?
Dois
níveis de consciência para a gestão administrativa e toda a equipe:
-
Consciência de processo – Ter clareza das etapas, duração de cada fase,
compreender quanto as características e quantidades referente aos resultados
esperados. Esta abordagem orientada para o que deve ser feito da forma certa.
-
Consciência de progresso – Entender que no final de cada etapa deve existir uma
evolução concreta. Nada deve estar limitado ao campo teórico, mas no ambiente
tangível ou concreto.
Dessa
forma, convidamos os empreendedores para algumas reflexões sem o interesse de representar
os manuscritos da verdade. Contudo, reitero as perguntas: Como está a gestão
da sua empresa atualmente? O que você espera da sua equipe? Como está o
posicionamento da sua empresa no seguimento que você atua? Apesar do tempo de
mercado o quanto ela domina ou lidera no segmento que atua? Na condição de
empreendedor, você se enxerga alguém consistente?
* Uemerson Florêncio – (Brasileiro) Empreendedor. Treinador, palestrante e correspondente
internacional onde expõe sobre a análise da linguagem corporal, gestão da
imagem, reputação e crises.
Santos contrata Thaciano, mas valores vazados da negociação causam insatisfação na torcida
O Santos confirmou recentemente a contratação do meia Thaciano, ex-jogador do Bahia que já passou pelo Sub-23 do Peixe entre 2016 e 2017. O nome já
Hiperlexia: conheça as particularidades da síndrome da leitura precoce
Quando uma criança muito pequena tem uma habilidade excepcional de leitura, avançada para a sua idade, ela pode ter um distúrbio chamado hiperlexia. A
Aliança macabra: combustíveis fósseis e a agropecuária predatória
A população mundial vive um momento singular diante dos eventos provocados pelo aquecimento do planeta. Ondas de calor, chuvas torrenciais devastad
Já imaginou uma unidade prisional à prova de fugas? Onde qualquer tentativa de escavação, escala ou quebra de muros poderia ser detectada em tempo r