Quinta-feira, 24 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Artigo

A importância da Economia Circular para o avanço da Indústria Brasileira de Biocombustíveis


Por J.A. Puppio - Gente de Opinião
Por J.A. Puppio

O modelo de economia circular pode ser considerada uma estratégia eficaz para reduzir o desperdício, maximizar o uso de recursos e promover uma produção mais sustentável. Além de contribuir para a preservação ambiental, a adoção desse modelo auxilia para a preservação ambiental e fortalecimento da indústria de biocombustíveis brasileira, inserindo o pais em um novo ciclo de desenvolvimento verde e sustentável.

A economia circular, ao contrário do modelo linear tradicional, busca transformar resíduos e subprodutos em recursos valiosos. Na indústria de biocombustíveis, esse conceito é particularmente relevante. O biometano, por exemplo, é produzido a partir de resíduos orgânicos urbanos e agrícolas, transformando aquilo que antes era desperdício uma fonte de energia limpa renovável. Da mesma forma, o biodiesel o Diesel Verde podem ser produzidos a partir de óleos vegetais, gorduras animais e resíduos da indústria alimentícia, fechando o ciclo e reduzindo a pressão sobre os recursos naturais. 

Esse processo evita a poluição causada pelo descarte inadequado de resíduos e colabora para a redução das emissões de gases de efeito estufa, como o metano um dos principais responsáveis pelo aquecimento global. 

No entanto, para implementar a economia circular em larga escala na indústria de biocombustíveis, o Brasil precisa enfrentar alguns desafios. A coleta e 0 processamento de resíduos são complexos e exigem uma infraestrutura robusta, especialmente em um pais com dimensões continentais. Além disso, é necessário investir em pesquisa e desenvolvimento para aprimorar as tecnologias de produção de biocombustíveis a partir de resíduos e maximizar a eficiência desses processos. 

Outro desafio importante é a necessidade de politicas públicas que incentivem a adoção de práticas circulares. 

Embora o programa Combustível do Futuro represente um grande avanço para descarbonizar a matriz de transportes e mobilidade, ainda há espaço para expandir os incentivos a tecnologias circulares e promover parcerias entre o setor público, privado e a sociedade civil, de modo a garantir que a transição para uma matriz energética circular seja sustentável e eficiente. 

Esse movimento pode levar o Brasil, que já possui um vasto mercado de biocombustíveis, a um novo patamar de competitividade e sustentabilidade. Para isso, instituições como a Embrapa e o BNDES terão um importante papel para financiar pesquisas e desenvolver novas tecnologias e facilitar acesso a créditos e incentivos. Isso cria uma janela de oportunidades para o Brasil se tomar um exportador de tecnologias e combustíveis sustentáveis, contribuindo para a descarbonização mundial e fortalecimento da economia nacional, à medida que avançamos na transição para uma economia verde e circular. 

Com o programa Combustível do Futuro, o Brasil está lançando as bases para um modelo de desenvolvimento que alia crescimento econômico a responsabilidade ambiental. Portanto, o futuro da indústria de biocombustíveis brasileira passa, inevitavelmente, pela economia circular.

 *J. A. Puppio é empresário e autor do livro “Impossível é o que não se tentou”.


Gente de OpiniãoQuinta-feira, 24 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Brasil avança, mas cresce com o freio de mão puxado

Brasil avança, mas cresce com o freio de mão puxado

Nas últimas duas décadas, o Brasil construiu uma sólida confiança como celeiro de inovação na América Latina. É um dos maiores ecossistemas de finte

Mulheres no poder: Rompendo padrões ou repetindo a história?

Mulheres no poder: Rompendo padrões ou repetindo a história?

No dia 8 de março, celebramos mais um Dia Internacional da Mulher. Uma data de reflexão, conquistas e, principalmente, de questionamentos sobre o fu

Há ética na comunicação ou somos parte do erro?

Há ética na comunicação ou somos parte do erro?

Escrevo hoje para tentar aplacar algo que há muito me incomoda. Como ser humano mediano, acostumado a atuar na superficialidade das coisas e raramen

Experiências imersivas com LED e IA: o futuro do streaming

Experiências imersivas com LED e IA: o futuro do streaming

O setor de transmissão de conteúdo acompanha um momento de adaptação às novas possibilidades criativas. A combinação de displays LED com sistemas de

Gente de Opinião Quinta-feira, 24 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)