Sábado, 4 de maio de 2024 - 09h26
O sono desempenha
uma função vital que vai além do ato de fechar os olhos. De acordo com
pesquisas, o sono tem impacto profundo na aprendizagem e na memória. Por esse
motivo, devemos estar atentos a esse detalhe na saúde das crianças.
Durante a vida escolar,
o pequeno deve conseguir se concentrar para absorver diversas informações e
conseguir reter o conhecimento. Logo, se um estudante apresenta dificuldades
para se manter acordado e atento, seu desempenho pode ser prejudicado. Isso
pode ser um sinal de que o sono não está desempenhando o papel crucial que
deveria.
Portanto, quando as
crianças não dormem o suficiente, sua capacidade de aprendizado é afetada de
forma significativa, pois o sono é como o combustível que alimenta o cérebro.
Quando falta, o desenvolvimento pode ser afetado e o desempenho acadêmico pode
sofrer.
Os pais devem
incentivar o cochilo dos pequenos. Ele é essencial para a consolidação da
memória, da atenção e para o desenvolvimento geral das crianças. Também tem
impactos no crescimento, principalmente durante a primeira infância.
É essencial
cultivar hábitos saudáveis para ter um sono de qualidade. Para isso,
certifique-se de que o ambiente, nesses momentos, seja agradável para a
criança. O quarto deve ser escuro, silencioso e com uma temperatura agradável,
pois é um ambiente confortável e que contribui para um descanso tranquilo.
Além disso, evite
estímulos eletrônicos, como tablets e smartphones, antes de dormir. A luz azul
emitida por esses aparelhos pode interferir no sono. Opte por atividades
relaxantes, como ler um livro.
É importante também
evitar comidas pesadas antes de dormir. Indico que os responsáveis incentivem a
prática de atividades físicas durante o dia, pois o exercício regular pode
promover um sono mais profundo à noite.
Busque promover
práticas que auxiliem uma melhor qualidade de vida para seus filhos. Lembre-se,
sono é mais do que descanso: é uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento e
futuro das nossas crianças.
(*) Luciana Brites
é CEO do Instituto NeuroSaber (https://institutoneurosaber.com.br),
autora de livros sobre educação e transtornos de aprendizagem, pedagoga,
palestrante, especialista em Educação Especial na área de Deficiência Mental e
Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UniFil Londrina e em
Psicomotricidade pelo Instituto Superior de Educação ISPE-GAE São Paulo, além
de ser Mestra e Doutoranda em Distúrbios do Desenvolvimento pelo Mackenzie.
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