Quinta-feira, 30 de janeiro de 2025 - 13h57
Quem
nunca viveu algum tipo de desconforto na mesa de um restaurante? Sabemos que existem
profissionais que operam na linha de frente do atendimento ao cliente e existem
aqueles que atuam nos bastidores. Quem são os profissionais que podem
comprometer a imagem e a reputação de bares e restaurantes? Sem dúvida,
recepcionistas, gerentes, garçons, churrasqueiro no balcão de entrega das
carnes e caixa.
Quem
atua na abordagem direta ao cliente acumula diversas responsabilidades, mas
também é um ponto de origem para diversas queixas de acordo com a condução. Quantas
vezes o cliente notou expressões de desgosto nas micro expressões faciais de garçons,
churrasqueiro e gerente? Em alguns casos, há clientes que vão embora só por
conta destas expressões tão discretas e involuntárias emitidas por estes
profissionais.
O
que os clientes tem a ver com os conflitos pessoais destes funcionários? Nada. Porque
descarregar suas frustrações na prestação do serviço? A linguagem corporal dos
atendentes tem grande relevância e influência direta na propagação da imagem dos
bares e restaurantes. Sendo assim, reflita:
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Será que a recepção, garçons, gerente, churrasqueiro e caixa transmitem por
meio das suas linguagens corporais o que se prega na teoria pelos dos
restaurantes?
Será que os funcionários traduzem por meio das suas atitudes a imagem desejada
pela empresa? Como está o índice de queixas a partir destes profissionais? Quais
deles acumulam mais observações negativas? Todos esses dilemas comprometem
a imagem e reputação da empresa. Um elenco consistente, com alta performance,
uma empresa com critérios meritocráticos, vinculados com programas de
incentivos sem concorrência abusiva entre os funcionários ou sem liderança
tóxica que afete a equipe, gera alto índice de posicionamento e vantagem
competitiva no setor.
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Como está a gestão de pessoal quanto a relação – contratação e demissão? Esta é
uma das situações mais críticas que contribuem para a alteração da cultura e o
clima relacional na empresa é a alta rotatividade, mas tudo tem uma razão de
ser. Será
que os gestores realizaram o devido reconhecimento da realidade do restaurante?
Uma empresa que muda a equipe o tempo todo cria aceitação ou desconfiança entre
os seus clientes? A falta de uma equipe leal e duradoura altera conceitos de
imagens pregados pelo próprio restaurante.
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Ainda sobre imagem – lembramos de alguns que dizer fazer marketing. Vamos lá,
muitos gestores associam o marketing a realização de inúmeras postagens nas
redes sociais com os seus belíssimos cardápios e toda a sua infraestrutura de design
de interiores.
Mas essas práticas não tem nada a ver quanto a essência do próprio marketing,
imagina quanto a construção de um conceito de imagem favorável para a captação
e retenção de clientes. Será que o atendimento tem o mesmo padrão de
excelência das belas fotografias?
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O restaurante costuma treinar funcionários com profissionais especializados ou
os gestores tomam a frente e afirmam que sabem entregar o que eles precisam só
para não pagar um treinador externo? Os gestores de bares e restaurantes podem até identificar
onde estão os erros ou equívocos operacionais do atendimento, mas daí, ter
métodos adequados para treinar pessoal é um pouco questionável, se ele não
tiver conhecimento de causa. Já que tem tanta capacidade para treinar a
equipe porque vem atuando com uma performance tão baixa? Porque tantas
reclamações? Porque está perdendo clientes para o espetinho da praça ou
barraquinha de lanche da esquina?
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Treinar profissionais de bares e restaurantes dentro do tema análise da
linguagem corporal é dominar as técnicas de interpretação dos códigos corporais
sutis que geram vulnerabilidades nas abordagens, ter estudo das micro
expressões faciais e muitos mais! Eles devem saber traduzir as linguagens
corporais em conteúdos a serem apresentados com significados e de posse dessas
informações possibilitar exercícios práticos para a geração de consciência
corporal para quando forem expostos em suas rotinas, ponham em prática.
Você
já contratou algum profissional para realizar um treinamento prático de
funcionários com esta abordagem sem slide e sem papel? E mais, a metodologia deve
possibilitar que tudo aconteça dentro das instalações da empresa.
Sendo
assim, notamos que a pauta atendimento está presente na relação com os clientes
e entre os próprios funcionários. Daí, vem outra pergunta: Porque devemos
dar especial atenção para a gestão da imagem e reputação em bares e
restaurantes? Porque a maioria das reclamações dos clientes tem origem nas
abordagens direta na mesa, na recepção, no caixa ou em outros casos, no ponto
de coleta das carnes com o próprio churrasqueiro. Quem nunca ficou
desconfortável com o atendimento de alguns deles? Por exemplo: A Você
solicita um tipo de carne, mesmo ele na sua frente, lhe entrega outro.
Para
concluir, mas não para encerrar a discussão, mas abrir espaço para novos
aprofundamentos sobre as diversas questões aqui apresentadas. Como está o
seu bar ou restaurante? Está cuidado da sua equipe? Como está a relação entre
clientes e atendentes? Seu conceito de imagem e reputação consiste nas suas
publicações nas redes sociais ou o fator humano tem grande relevância nesta
análise?
* Uemerson Florêncio – (Brasileiro) Empreendedor. Treinador, palestrante e
correspondente internacional (América do Sul, África, Europa e América do
Norte), onde expõe sobre a análise da linguagem corporal, gestão da imagem,
reputação e crises.
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