Sábado, 1 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Artigo

Brasil, Terra de Santa Cruz


O que se espera de alguém que ocupa um cargo de presidente. Que em tese deveria ser a pessoa mais preparada, mais polida, politicamente neutra, a deveria atuar em prol de todos, e não usar o cargo para benefício ou promoção pessoal. Esperávamos mais. 

 Já imaginaram o seguinte diálogo?

Presidente: Pelo menos sei quem é meu pai, os filhos da p... costumam não saber!

Pessoa ofendida: Algum problema com as P...? alguma espécie de preconceito?

Presidente: desculpa se ofendi sua profissão. 

Pois é, esse diálogo foi travado em uma rede social pelo nosso Presidente, mas confesso, não votei nele.*  Vemos claramente uma pessoa despreparada, desconhecedora da “liturgia do Cargo”. Gente assim, ocupando um cargo de alta relevância, é um risco a democracia, um risco aos direitos do cidadão, e claramente mostra seu viés autoritário. Usa o cargo, com alta carga de ideologia, com desrespeito, e tenta implementar a unicidade de pensamento

Pois é, esse é o nosso presidente, esse é o comportamento da pessoa que nos representa, e sinto vergonha disso.  Mas fazer o que né??? 

Mas espera um pouco, não estou falando do presidente Bolsonaro, conhecido pelos seus rompantes, pessoa qual esperamos toda sorte de escárnio.  Estou me referindo ao Nosso Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, que esta semana, se considerou imensamente ofendido pela verborragia de Bolsonaro.  Interessante, tantas pessoas saíram em sua defesa, inclusive a OAB/RO.  Essa mesma OAB/RO se calou diante da ofensa que Felipe Santa Cruz fez a uma colega. 

Me custa entender, a repercussão seletiva das grosserias.  Santa Cruz, merece, por ter ofendido uma advogada, o mesmo tratamento que Bolsonaro recebeu por suas palavras em relação ao pai de Santa Cruz.  Santa Cruz, merecia, e ainda merece, todo o repudio da sociedade, da imprensa, dos formadores de opinião, e inclusive repudio da própria OAB/RO, mas não, Santa Cruz não recebeu uma, linha sequer de crítica por seus atos tresloucados, mal-educado e despreparados.  Santa Cruz, usa a OAB nacional, para benefício pessoal, politiza a instituição, e nos leva ao descrédito junto a sociedade.

Lindo são os discursos de valorização da “Mulher Advogada”, mas é incomodo o silêncio do nosso Presidente da Seccional, quanto ao que disse Santa Cruz a uma colega.

Fazer de conta que não sabe, não nos torna menos hipócritas, pelo contrário, nos torna coniventes.  Próximo discurso feito em homenagens as mulheres advogadas, prestarei bem atenção, pois preciso de uma aula de escárnio, cinismo e hipocrisia. 

Assim disse o presidente da seccional Rondônia na última entrega de credenciais:

“podem tentar ao máximo enfraquecer a OAB, podem fazer o que quiser, mas não conseguirão calar a Ordem dos Advogados do Brasil”, momento em que foi muito aplaudido.

Não conseguirão mesmo calar é o Advogado, pois jamais fugiremos da nossa obrigação de promover a cidadania e os direitos das pessoas.

Já a Ordem dos Advogados do Brasil, enquanto instituição não precisa ser calada por ninguém, do jeito que as coisas andam, não será mais ouvida e respeitada pela sociedade.  Então calar para que? Se não nos ouvem e nem nos respeitam mais?

*eleição para presidente nacional da OAB é indireta.

 

GLEYSON BELMONT

OAB/RO 5775

Brasil, Terra de Santa Cruz - Gente de Opinião

Gente de OpiniãoSábado, 1 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A linguagem corporal dos atendentes pode alterar o conceito de imagem e reputação de bares e restaurantes

A linguagem corporal dos atendentes pode alterar o conceito de imagem e reputação de bares e restaurantes

Quem nunca viveu algum tipo de desconforto na mesa de um restaurante? Sabemos que existem profissionais que operam na linha de frente do atendimento

Distribuição da água, coleta e tratamento do esgoto rumo a privatização em Pernambuco

Distribuição da água, coleta e tratamento do esgoto rumo a privatização em Pernambuco

Virou palavrão falar em privatização, depois das promessas não cumpridas com a privatização da distribuidora de energia elétrica, a Companhia Energé

Recomeços: como traçar sua melhor jornada para 2025

Recomeços: como traçar sua melhor jornada para 2025

Sempre há tempo de recomeçar, porém o Ano Novo é um período no qual geralmente as pessoas dão uma parada para reflexões que nos trazem mais uma chan

Gastança, a praga moderna que atrasa o Brasil

Gastança, a praga moderna que atrasa o Brasil

No século XIX, o pesquisador francês August Saint-Hilaire (1779-1853) ficou espantado com a ação devastadora das formigas cortadeiras no Brasil, ati

Gente de Opinião Sábado, 1 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)