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Artigo

Como o marketing pode impactar positivamente na mente das pessoas?


Banco de Imagens/ Envato Elements - Gente de Opinião
Banco de Imagens/ Envato Elements

Arte de identificar e atender necessidades, a publicidade é capaz de ofertar aquilo que as pessoas desejam ou que ainda nem sabem que desejam, marcando onde, quando e a quantidade desejada. O marketing pode atingir os consumidores de uma forma inconsciente, com informações que, em algum tempo, são processadas, analisadas e acabam por tornar possível que os indivíduos façam um julgamento daquela comunicação para a consciência – consciência, aqui, pode ser entendida como um loop de dados que são formados por meio de leituras, conhecimentos, vivências e experiências.

Cada vez mais, vemos pessoas com problemas de saúde mental (burnout, ansiedade e depressão), porque a experiência delas nesse mundo, junto da consciência, tem gerado alguns efeitos colaterais. É como se houvesse uma sobrecarga no sistema de armazenamento de informação. Isso tem feito com que elas busquem marcas que as façam se sentir bem, de acordo com os valores e pilares que acreditam. Logo, a experiência do usuário importa e muito na atualidade, fazendo com que procurem experiências customizadas alinhadas àquilo que necessitam e almejam.

Está chegando um momento na comunicação e no marketing em que as marcas terão que atender pessoas que estão cada vez mais querendo entender como ter uma vida melhor. E buscar isso, inevitavelmente, significa aprofundar em um maior nível de consciência.

Em minha obra, “Os 7 níveis da consciência: Como usufruir do maior potencial adquirido pelo ser humano”, listo os degraus da consciência humana de uma forma didática, relacionando com os chakras. A partir do nível de cooperação (anahata) e percepção (muladhara), as pessoas não são mais atingidas por campanhas que visam pegar aqueles que estão apenas na sobrevivência ou pensando nos prazeres mundanos, como a comida e o sexo. Então, para atingi-las, é necessário que as marcas passem a se comunicar de novas formas, no mesmo nível de consciência em que essas pessoas estão.

Portanto, isso cada vez mais será valorizado no mercado... formas de comunicação efetiva, clara, com transparência e verdade por parte das marcas para os consumidores. Quanto mais a empresa comunicar que faz o bem das pessoas, mais ela obterá conexão. Quanto mais as pessoas avançarem nos degraus da consciência, mais o marketing e a comunicação terão de correr atrás para criar soluções customizadas para dialogar com o público, seja inovando com tecnologia ou atraindo e convertendo clientes com conteúdo relevante.

Dr. Rodrigo Duprat - Gente de Opinião
Dr. Rodrigo Duprat

*Rodrigo Duprat é cirurgião plástico formado no Instituto Ivo Pitanguy e realizou sua Residência de Cirurgia Geral pela Santa Casa de São Paulo. É Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), formado em medicina integrativa pela Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, e autor do livro “Os 7 Níveis da Consciência: como usufruir do maior potencial adquirido pelo ser humano”, lançado recentemente pela Editora Gente.

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