Segunda-feira, 17 de julho de 2023 - 10h07
Quem
não conhece a famosa caricatura de Eça, que no início do século XX foi
apelidada de: " Estatueta Célebre"?
Por
certo já a viram em revistas de arte ou na capa das obras de Eça, editadas
pelos: " Livros do Brasil".
Mas
aposto que poucos são os que conhecem, como e porquê, Gouveia, a modelou.
A
estatueta permaneceu, durante semanas, recoberta por pano preto, no atelier de
Francisco da Silva Gouveia, em Paris.
Qual
a razão de tanto recato? Por ser a genial caricatura do nosso embaixador, em
Paris. Ridicularizar o representante de Portugal, sendo ele Eça, não era nada
fácil, para singelo plebeu, filho de armazenista da Rua de S. João, no Porto.
Eça
era muito conhecido e respeitado, figura de destaque na literatura do nosso
país, bem aparentado, e amigo de gente ilustre.
Conta-se
a verídica história, em duas palavras:
A
embaixada de Portugal ia dar receção, em Paris. Foram convidados artistas
lusos, residentes na capital da Luz, e entre eles, Gouveia.
Desconhecendo
que era receção de gala, Gouveia apresentou-se de rabona.
Eça,
quando o viu rodeado de "senhores de casaca", acercou-se, e disse em
alta e bom-tom: " Quem é este gigante que parece ter engolido um
touro e deixado os cornos de fora?"
Fraseado
nada elegante para um escritor, e menos ainda para político educado.
Ouve-se
gargalhada escangalhada, e sussurros chocantes.
Humilhado,
Gouveia, regressa ao atelier e nervosamente modela o Eça, na mesmíssima posição
ridícula, quanto pronunciou o chiste.
Depois,
receoso, escondeu o gesso. Decorrido dias, mostrou-o a compatriotas seus que o
aconselharam a partir a estatueta. Prometeu..., mas não o fez.
A
obra chegou ao conhecimento do Conde Paçô – Vieira, através de Caetano Pinho da
Silva, tio de Gouveia.
Depois,
a nova foi conhecida pelo Conde de Sousa Rosa. A Duquesa de Palmela, quis
adquirir um exemplar, e por aí adiante, chegou aos reais ouvidos de D. Carlos…
Esperem;
ainda não cheguei ao fim:
Ao
visitar Dona Emília Cabral, neta do Eça, para a entrevistar, vi pousado numa
mesinha, a Célebre Estatueta. Virando-se para ela, disse-me: " Nunca
conheci o avô, mas ao perguntarmos, eu e minha mana, à avó: Como era o avô?
Apontava e dizia-nos: " Olhem para esta estatueta, era tal qual
assim."
Junto,
não foto da estatueta, mas precioso desenho (quase desconhecido,) feito pelo
Gouveia.
Por
ele, pode-se avaliar, perfeitamente, como é a " Estatueta Célebre".
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