Segunda-feira, 11 de novembro de 2024 - 07h55
Um médico, ginecologista, instalou seu consultório no nosso bairro. Mulheres de longe, e até as que moravam perto e tinham alguma condição financeira, iam se consultar com o doutor. Um dia foi minha mulher, Tiana, que veio com a novidade:
- Marquei consulta com o doutor, aí no consultório novo. Vou lá na segunda-feira.
Me espantei.
- Que estória é essa? Ele está consultando de graça, agora?
- Claro que não! E num consultório desses você acha que é de graça?
- Mas eu não tenho dinheiro pra pagar. É muito caro! – argumentei.
- Se eu esperar por ti morro podre e não me cuido. Se preocupe não! Juntei um dinheirinho aqui, um troquinho acolá, e até já paguei a consulta.
- Mas mulher, com tanta coisa que a gente precisa? Por que tu não vai no posto, como sempre foi?
- Aquilo lá? A gente é tratada que nem cachorro! O doutor só olha, dá uns remédios bestas e manda embora.
- Mas você não tem nada, tá boa...
- É que você não sente o que eu sinto – a Tiana fazia cara de sofrimento – e não adianta eu reclamar, você não me escuta. Só tem olhos e ouvidos pras outras.
- Mas...
- Vai falar mais o quê? Não quer que eu vá, é? Com certeza quer mais é que eu morra pra, aí sim, se soltar todo.
- Deixa disto, mulher. Tu sabes que eu só quero é o teu bem.
- Então não reclama. Não vai te custar nada, mesmo!
Foi. O doutor passou uns exames de urina, sangue, fezes e um preventivo. Era muito caro fazer no particular, por isso Tiana fez tudo no posto. Devia voltar ao médico sem pagar mais nada, mas não foi. Perguntei:
- E aí? Não vai levar os exames pro médico ver?
- Tá certo, eu vou! E aí, o que é que ele vai pensar de mim, hein? Deve estar acostumado com as madames, que fazem os exames só no particular. Quando ele ver que fiz os exames tudo no posto logo vai saber que eu não tenho dinheiro nem prá comprar remédios, e então vai passar só aspirina pr’eu tomar. E aí, como é que fica a minha cara, hein? Como?
Os restos mortais de Eça; pertencem ao estado ou á família? (Continuação)
Também Manuel Tavares Vieira, na: " Tribuna Pacense", de 27/X/2023, ao comentar a trasladação, afirma: " Não se percebe muito bem esta súbita vontad
A partir da descoberta do fogo, os sapiens, neandertais e demais grupos primitivos passaram a se reunir em famílias e dessas reuniões foram surgindo
Existem muitas frutas nativas dos diversos continentes da Terra. Como exemplo, da Europa veio a ameixa, o morango e a pera. Da Ásia a manga, a jaca,
Caminito e Recoleta, dicas de Buenos Aires
Caminito é uma rua-museu e um logradouro tradicional, ponto turístico, localizado no bairro de La Boca, na Cidade de Buenos Aires, Argentina. O lu