Quinta-feira, 24 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Crônica

Liberdade de expressão


Humberto Pinho da Silva - Gente de Opinião
Humberto Pinho da Silva

Havia no século XX, para os lados de Felgueiras, jornal, que no cabeçalho, mostrava a famosa frase de Voltaire (que parece não ser dele,): " Discordo do que diz, mas defenderei até à morte, seu direito de o dizer."

Desconheço se o diretor do periódico, seguia rigorosamente o pensamento volltaireano, e se teria disposto a morrer; mas é o que menos importa.

Quem se aventura a escrever ou a pensar alto, defendendo ideias ou. Moral que acredita, em geral, é rotulado de retrógrado, nacionalista ou cabotino; por quem se intitula senhor da única verdade.

Bem disse Joseph Retzinger, na missa de abertura do Conclave que o elegeu Papa: " Ter fé, segundo o credo da Igreja, é logo com frequência etiquetado como fundamentalista."

Outrora, em Portugal e Brasil, havia censores oficiais, que ceifavam ideologias divergentes da oficial, e apelidavam os discordantes, de: comunistas; agora chamam de puritano ou fascista, quem defende ideias diferente da oficial ou da moda.

Não conheço melhor definição de ditadura e democracia, da que foi pensado pelo grande Millôr Fernandes:" Democracia, é quando eu mando em você. Ditadura, é quando você manda em mim."

Vem a lengalenga a propósito do perigo de opinar nas redes sociais ou na mass- media.

Topo, a cada passo, verrinas ofensivas a quem se aventura a discordar da maioria. (Será maioria?)

Ora – a meu ver, – cada qual deve ter o direito sagrado de se exprimir livremente, sem receio de ser " espancado" na praça pública.

Discordar, é direito, que não se deve cercear com palavras afrontosas, como: chalupa, ou termos afins, proferidos por democratas, defensores da livre expressão.

Penso que quem assim faz ou diz, não tem intenção de censor; mas, parece, e muitas vezes consegue calar os que pensam diferentes de quem tem poder.

Augusto Cury (O Mestre de sensibilidade) referindo-se à geração do século XXI, escreve, verdade, que cada vez mais se verifica: " Há no ar um clima de denúncia, que os seres futuros serão repetidores de informações, e não pensadores."

O futuro chegou...

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 24 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Crônica de uma nulidade anunciada

Crônica de uma nulidade anunciada

O processo penal brasileiro não é estranho a operações grandiosas, superjuízes, desequilíbrio entre partes e nulidades. Já vimos esse filme antes. C

Homilias enfadonhas e sonolentas

Homilias enfadonhas e sonolentas

Julgam alguns sacerdotes, que homilias prolongadas, recheadas de preciosa erudição, em estilo obscuro, fascinam mormente com crentes de elevada cult

O Corão e os Discípulos de Jesus

O Corão e os Discípulos de Jesus

Sempre considerei absurdo contendas entre muçulmanos e cristãos. São execráveis. Ambos são crentes do mesmo Deus, e o Corão tem imensas afinidades c

Brasília: um sonho maçônico que precisa ser resgatado

Brasília: um sonho maçônico que precisa ser resgatado

Em 1956, quando Juscelino Kubitschek resolveu erguer Brasília, realizou uma cerimônia  no local onde hoje está o Memorial dos Povos Indígenas. Com u

Gente de Opinião Quinta-feira, 24 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)