Sexta-feira, 18 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Crônica

O perigo das trotinetes


Humberto Pinho da Silva - Gente de Opinião
Humberto Pinho da Silva

Quando estou na cidade de São Paulo, fico estupefacto com o movimento atordoador das viaturas. São filas intermináveis de ciclistas e motociclos, que sem respeito se enfiam, quase entalados, a grande velocidade, pelos estreitos intervalos dos automóveis, fazendo autênticas e perigosas habilidades circenses.

Sempre tive alma de montesino. Aprecio a calma da minha modesta casa; e dentro dela, a paz do meu quarto – apesar de viver no centro da cidade, – quiçá por isso, o transito da Pauliceia, estonteava-me.

Nunca entendi como é possível conduzir, com segurança, nessa balbúrdia, e chegar a casa (depois de um dia de trabalho) sem ter os nervos em frangalhos.

Talvez, por isso, adorava a minha pacata cidade onde sempre residiu: paz, concórdia e respeito.

Desgraçadamente, para meu infortúnio, a sossegada e quase familiar cidade do Porto, está, agora, transformada num saricoté endiabrado.

Não falo dos turistas, que chegam aos montes, com malas, malinhas e maletas, param e conversam nos passeios, desesperando o portuense apressado, mas as malfadadas motos e as impertinentes trotinetes.

De início pareciam brinquedos engraçados, quase infantis, transformados num rápido e simples transporte citadino, prático e económico.

Mas, rapidamente se tornaram indesejáveis e ameaçadoras.

Adolescentes irresponsáveis, quase crianças, correm de trotinetes, pelas ruas, passeios, jardins e até pelas estradas, a alta velocidade, algumas vezes em perigosas competições.

Circulam sem seguro, sem licença, sem capacete, sem regras, sem conhecerem os sinais de transito, sem ordem, como se fossem donos da via pública.

O que era um brinquedo, pratico, útil e económico, passou a ser praga, um perigo para todos nós.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 18 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O Corão e os Discípulos de Jesus

O Corão e os Discípulos de Jesus

Sempre considerei absurdo contendas entre muçulmanos e cristãos. São execráveis. Ambos são crentes do mesmo Deus, e o Corão tem imensas afinidades c

Brasília: um sonho maçônico que precisa ser resgatado

Brasília: um sonho maçônico que precisa ser resgatado

Em 1956, quando Juscelino Kubitschek resolveu erguer Brasília, realizou uma cerimônia  no local onde hoje está o Memorial dos Povos Indígenas. Com u

Podcasts como vistas da janela da escrita

Podcasts como vistas da janela da escrita

       Incrível como as vistas da janela da escrita vêm se digladiando, no processo de divulgação de conteúdos, ao longo dos últimos anos, como se a

Confissões de um ribeirinho

Confissões de um ribeirinho

O rio Madeira está muito cheio hoje. A régua de medição das enchentes está marcando quase 17 metros em Porto Velho. Essa marca é a cota de alagação,

Gente de Opinião Sexta-feira, 18 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)